10 primeiros sintomas de gravidez que você pode sentir

Quer descobrir os primeiros sintomas de gravidez? Toda mulher que passa por uma gestação, sofre alterações corporais para que seu corpo e organismo fique preparado para ser novo lar de um bebê.

A mulher pode sentir vários sintomas que indicam a presença de uma gestação, alguns sintomas são clássicos, como enjôos e atraso da menstruação, outros não são tão associados à gravidez, como gases e constipação.

Alguns sintomas podem ser tão imperceptíveis que, muitas mulheres descobrem a gravidez somente após o segundo mês.

Neste conteúdo, vamos ver quais são os 10 primeiros sintomas que você pode sentir no início da gravidez. Continue lendo o artigo até o final para saber mais!

1# Secreção rosada

É normal que a mulher tenha um corrimento rosado na primeira semana de gravidez. Isso ocorre porque, o sangue que vem da fecundação do óvulo com o espermatozóide, se mistura com o excesso de secreções.

Dessa forma, a mulher pode perceber secreções rosadas até mesmo no dia que ocorreu a relação sexual, podendo acontecer também 5 dias depois, que é o tempo em que um espermatozóide sobrevive no corpo da mulher.

Essa secreção pode ser percebida nas roupas íntimas mas, na maioria dos casos, só é percebida nas idas ao banheiro.

2# Menstruação atrasada

O atraso menstrual é o sinal clássico para identificar uma gravidez, independente dos outros sinais, menstruação atrasada é quase certo! É claro que é preciso fazer um teste, pois um atraso na menstruação pode significar outras situações.

A menstruação não desce na gravidez porque, na gestação, o sangue é usado para outro fim, que é a acomodação embrionária. Dessa forma a mulher não fica menstruada.

O atraso menstrual costuma ser um dos primeiros sintomas de gravidez e, a partir de 48 horas após o atraso, aparecem outros sintomas que podem ser característicos ou não.

3# Sensibilidade e inchaço das mamas

Uma das mudanças mais comuns durante a gravidez, é o aumento das mamas junto com o aumento da sensibilidade.

Isso acontece porque o organismo feminino inicia o processo de preparação das mamas para a produção do leite para que a mãe possa amamentar. Sendo assim, as glândulas mamárias tendem a aumentar o seu tamanho.

Profissionais afirmam que os seios ficam mais túrgidos, inchados e pode ocorrer a sensação de dores até com um simples toque. Isso pode variar, dependendo da sensibilidade de cada mulher.

Além disso, as aréolas tendem a alterar sua coloração normal, ficando um pouco mais escurecidas devido ao aumento da vascularização nesta região, além de ficarem mais sensíveis também.

4# Aumento da frequência urinária

A alteração da frequência para urinar também é um dos sinais mais comuns e acontecem com todas as gestantes.

Isso ocorre porque, com o passar das semanas, o útero, que antes era menor, vai aumentando de tamanho. O corpo vai se adaptando a essas mudanças, e o útero passa a comprimir a bexiga.

Essa vontade de urinar, no início pode ser muito sutil, porém, a vontade passa a aumentar conforme o crescimento uterino vai progredindo cada vez mais.

Por isso, é muito normal que gestantes se queixem de muita vontade de urinar o tempo todo, principalmente no meio da noite.

5# Alterações de humor

Essas alterações podem surgir no início da gravidez, podendo começar na primeira ou segunda semana. O começo dessas alterações pode variar de mulher para mulher.

É normal que mulheres grávidas se percebam mais sensíveis, mais emotivas e mais chorosas que o normal e, muitas vezes sem motivo nenhum.

primeiros sintomas de gravidez 3

Isso ocorre porque, na gravidez, acontecem muitas mudanças, principalmente as hormonais, que estão diretamente ligadas à instabilidade do humor. Essas mudanças permanecem durante toda a gestação.

Para alguns profissionais, essas alterações podem estar ligadas ao acúmulo de líquidos na região da cabeça, isso faz com que o cérebro seja comprimido, alterando assim a parte responsável pelo humor.

6# Desejos

Os desejos por comidas estranhas também são sempre associados à uma possível gravidez.

Esse sintoma tem origem emocional e psicológica e podem aparecer a partir do sexto mês de gestação.

Esses desejos podem aparecer tanto por alimentos comuns, ou combinações estranhas de alimentos comuns, quanto para objetos e substâncias que não são de comer, como por exemplo:

  • Sabão
  • Tijolo
  • Areia
  • Itens feitos de plástico
  • Carvão
  • Perfume

Quando os desejos são muito estranhos, como os citados acima, pode ser relação com um transtorno chamado “pica” ou “síndrome de picacismo”.

primeiros sintomas de gravidez 4

Essa síndrome é mais comum do parece e, é preciso ter muito cuidado, pois algumas mulheres acabam realmente ingerindo esses itens, podendo afetar a sua saúde e a saúde do bebê.

7# Aumento do tamanho do abdômen

Esse sinal pode ser muito sutil, pois, claramente, a barriga só começa a crescer de forma realmente aparente, a partir quarto ou quinto mês de gestação.

Porém, no início da gravidez, a mulher pode sentir que a barriga aumenta um pouco de volume, ficando mais inchada que o normal, como se tivesse ganhado alguns quilos a mais.

Este sintoma pode ser observado até no primeiro mês de gestação, podendo ocorrer também no segundo.

Esse aumento do abdômen tem a ver com algumas situações, como o próprio aumento da região uterina e também por questões hormonais que podem influenciar todo o sistema digestório.

8# Acne e oleosidade

Alterações da pele são bem normais devido às alterações nos hormônios femininos, e com isso, surgem ou aumentam as espinhas e os cravos, juntamente com o aumento da oleosidade da pele.

Porém, não precisa se preocupar com isso. Cuidados normais para pele oleosa são o suficiente para o controle dessas alterações.

Lembrando que, se quiser utilizar medicamentos em creme e gel, o ideal é consultar um dermatologista para a prevenção de alergias.

9# Muito sono, tonturas e cefaleia

Esses sintomas podem passar muito despercebidos, principalmente porque se iniciam logo no primeiro mês de gestação.

O sono e as tonturas ocorrem porque na gravidez, a pressão tende a baixar em relação aos seus valores normais (o valor irá depender de mulher para mulher).

primeiros sintomas de gravidez 2

Os níveis glicêmicos também tendem a baixar, o que também pode ocasionar sono e tonturas, assim como a alimentação irregular por causa dos enjoos.

As cefaleias, são dores de cabeças e são normais no período de gestação. Geralmente, as dores são leves, podendo ser confundida com dores de cabeça comuns. Por isso, é preciso estar atenta.

10# Vômitos e náuseas

Outros sintomas clássicos e sempre associados à uma possível gestação, são os vômitos e as náuseas.

Eles são sentidos, na maioria das vezes, logo no início do dia pela manhã, mas pode variar de pessoa para pessoa. Normalmente esses sinais tem início a partir do segundo mês de gravidez e podem durar até o nono mês.

Os enjoos, nem sempre irão ser acompanhados do vômito, inclusive, as mulheres têm enjoos com muito mais frequência do que os vômitos.

Outro sintoma que é muito comum e vem junto com os vômitos e enjoos, é a saliva produzida em grande quantidade, a qual pode causar um desconforto ainda maior na gestante.

primeiros sintomas de gravidez 1

Teste de gravidez

O teste de gravidez mais comum é o comprado na farmácia e feito em casa, porém o exame de sangue é mais fiel ao resultado.

Você pode realizar o teste de farmácia assim que perceber que sua menstruação está atrasada e, se a resposta for negativa, você pode repetir o teste de 2 a 5 dias após o primeiro, porém, tente comprar o novo teste de uma outra marca.

Se a resposta persistir em negativo e a sua menstruação ainda continua atrasada, o ideal é que você realize um exame de sangue para ter certeza de que não está grávida.

O exame de sangue é mais confiável pois ele acusa a presença de um hormônio chamado Beta HCG. Esse hormônio só é produzido durante a gestação, sendo assim, se der positivo para esse hormônio, você está grávida.

Outros sintomas

Os sintomas citados anteriormente, são os principais sinais no início da gravidez, mas, várias outras alterações podem ser notadas neste período

  • Fadiga constante
  • Cólicas abdominais
  • Constipação
  • Flatulências (gases)
  • Aumento da libido
  • Vulva inchada
  • Presença de sangue na gengiva
  • Excesso de coceiras e alergias
  • Retenção de líquido (inchaço nas pernas devido à má circulação)

Indício de gravidez gemelar

Todos os sintomas citados anteriormente de uma gravidez comum, também são sentidos na gravidez de gêmeos, porém, de maneira muito mais intensa, literalmente o dobro.

Os desconfortos abdominais, principalmente, são mais fortes durante o decorrer dos meses. As mulheres com 3 meses de gravidez, tendem a ter o volume da barriga muito mais aumentado devido à maior alteração do volume do útero.

As mulheres grávidas de gêmeos, tem uma tendência para ganhar peso com muito mais facilidade e rapidez do que uma grávida de apenas um bebê. Se você acha que está engordando mais que o normal, pode ser indício de gravidez gemelar.

Dicas finais

Neste conteúdo, vimos quais são os principais sintomas de uma gravidez e em que momento eles podem ocorrer.

É preciso estar muito atenta, pois muitos sintomas são confundidos apenas com dores ou desconfortos casuais do dia a dia.

Se sua menstruação está atrasada e todos os testes deram negativo, procure um médico pois pode ser alguma complicação ginecológica.

Havendo a confirmação da gravidez, procure logo um médico para que você possa iniciar o pré-natal para sua segurança e a segurança do bebê.

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde