Abacate: 7 benefícios da fruta para a saúde

O abacate é uma fruta muito popular e muito querida por pessoas em qualquer lugar. Essa fruta é bem doce e pode ser consumida de diversas formas.

O que algumas pessoas não sabem é que, além de ser saboroso, ele possui propriedades que podem auxiliar na manutenção da nossa saúde.

Você vai ver neste artigo, alguns dos principais benefícios do abacate e como ele pode atuar trazendo vários benefícios para sua saúde.

Abacate 1

Benefícios do abacate

O abacate é uma fruta conhecida principalmente por ser rica em gordura, porém as gorduras presentes na fruta, são consideradas gorduras que fazem bem para a saúde.

O fruto também é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres, substâncias que são consideradas uma das responsáveis pelo aparecimento do câncer e pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Assim como outras frutas, o abacate é rico em fibras solúveis, que estão diretamente ligadas à saúde do intestino, fazendo com que ele exerça suas funções de forma mais eficiente.

Além de manter o intestino funcionando adequadamente, as fibras presentes no fruto, junto com as gorduras boas, ajudam na promoção da saciedade do organismo, fazendo que ele se sinta satisfeito por mais tempo.

Benefício da gordura do abacate

Entre todas as frutas, o abacate é a que possui uma maior concentração de gordura, porém são gorduras em sua maior parte, monoinsaturadas, consideradas gorduras benéficas para o organismo.

As gorduras presentes no abacate são:

  • Ômega 6 ou ácido linoléico;
  • Ômega 9 ou ácido oléico;
  • Ácido palmítico;
  • Ômega 7 ou ácido palmitoléico.

Essas gorduras são consideradas essenciais e contribuem diretamente para a saúde dos tecidos cardiovasculares, diminuindo o risco de doenças crônicas relacionadas ao coração.

Além disso, essas gorduras melhoram as funções cerebrais e auxiliam nos tecidos nervosos, ajudando também no melhor desenvolvimento das células.

As gorduras contidas no fruto, também atuam na redução do colesterol LDL (colesterol ruim) e no aumento do colesterol HDL (colesterol bom).

O abacate para a pele e cabelos

A vitamina C presente no abacate, estimula a produção de colágeno, que age diretamente prevenindo o envelhecimento e flacidez da pele, além de ser uma substância importante para a saúde dos cabelos.

Os antioxidantes presentes no fruto também combatem o envelhecimento, reduzindo os radicais livres e eliminando as células mortas do corpo.

Abacate 3

O abacate no emagrecimento

O abacate é considerado uma das frutas mais ricas em calorias, porém, se consumido da maneira certa, ele pode ajudar no emagrecimento.

As fibras contidas nele, atuam promovendo saciedade ao organismo, isso faz com que nosso organismo não sinta a necessidade de comer o tempo todo. E, as gorduras também ajudam a manter essa saciedade.

Mas é preciso ter cuidado ao consumir o abacate em grandes quantidades, pois mesmo sendo composto por gorduras boas, em excesso, elas podem causar o efeito contrário e promover o ganho de peso.

O abacate nas atividades físicas

Esta é uma das frutas mais recomendadas para o consumo antes da prática de atividades físicas.

Isso, porque ele fornece a energia necessária para não haver perda de massa muscular, ajudando também no ganho de massa magra.

Ademais, por ser eficiente no combate aos radicais livres, a fruta auxilia na prevenção da fadiga muscular, que é comum após exercícios físicos de grande intensidade, prevenindo também as dores musculares.

Uso do abacate na gestação

Durante a gravidez, é preciso ter muito cuidado na hora de escolher os alimentos certos, pois todos o nutrientes ingeridos pela mulher, também nutrem o feto.

Abacate 2

Sendo assim, o abacate é um bom aliado na escolha dos alimentos. Essa fruta é rica em ácido fólico, uma substância que previne o desenvolvimentos de doenças congênitas no feto, como por exemplo, o fechamento inadequado da coluna vertebral.

Para que ocorra essa prevenção, a mulher deve consumir pelo menos 100 gramas da fruta por dia. Isto nos primeiros 3 meses de gestação e, se possível antes da gestação.

Além disso, o fruto ainda possui vitaminas e minerais que ajudam no desenvolvimento, prevenindo a má formação, são elas:

  • Vitamina B9;
  • Ferro;
  • Potássio;
  • Magnésio.

Dicas finais

Vimos neste artigo, que o abacate pode ser muito eficiente em diversas funções para o nosso corpo, promovendo vários benefícios para nossa saúde.

Geralmente, o abacate é muito consumido em forma de vitamina, da maneira tradicional, em saladas e como guacamole, então, não faltam maneiras para você aproveitar todos os benefícios dessa fruta!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde