Abacaxi: Quais são seus benefícios?

O Abacaxi é uma fruta tropical, tipicamente brasileira, originada da região do centro-sul brasileiro e também em algumas áreas da Argentina e o Paraguai. Ela faz parte da família das bromélias, por isso sua folhagem e seus espinhos em suas pontas. Mesmo pertencendo a essa família, ele é comestível. Sua composição é feita por frutos pequenininhos que estão em torno do seu núcleo, na parte central. A fruta tem média 30cm e pode chegar a pesar 4kg, ou até mais, dependendo do seu tipo.

Tem um sabor refrescante, com um acentuado azedo. É uma excelente opção para os dias mais quentes, pode ser consumida in natura, sucos, sorvetes, geladinhos (em alguns locais conhecido como sacolé), sobremesas, geleias, doces, e até mesmo servir de base para bebidas alcoólicas. O uso do abacaxi não se restringe apenas aos doces, ela também é muito utilizada em pratos salgados.

abacaxi

Uma fruta com uma boa concentração de água e sais minerais, possui um sabor único, e consumida ao redor do mundo. Seu consumo traz inúmeros benefícios para a saúde, principalmente se não for adicionado açúcar ao seu consumo.

O abacaxi não foge das regras das frutas em geral, ele é rico em inúmeras vitaminas e minerais, além de diversos nutrientes importantes que podem fazer a diferença na sua saúde. Algumas pessoas consomem pelo seu sabor e por ser uma fruta leve, mas não conhecem seus reais benefícios e como sua saúde pode melhorar com o consumo frequente.

Conheça a história do Abacaxi

O termo, no Brasil, pode ser utilizado para se referir tanto à planta quanto ao fruto que ela produz. Porém é comum ouvirmos o termo ananás, que é utilizado referenciar as espécies do fruto selvagens. O abacaxi é considerado uma fruta tropical, onde a espécie que é cultivada que seja consumida é a Ananas Comosus, pertencente à família Bromelioideae, que é uma subfamília da bromélia.

Em Portugal, o abacaxi é conhecido como Ananás, e em alguns locais da Espanha também. Em ambos os nomes, possuem origem indígena, devido seu cultivo em terras brasileiras. Sua história é um pouco diferente e está diretamente relacionada ao Brasil antigo, da época do descobrimento. Os índios cultivavam o abacaxi e com a chegada dos europeus, o abacaxi ficou conhecido na América do Sul. Essa fruta chegou até o Caribe, México e América Central e depois foi parar na Europa, graças à Cristóvão Colombo e seus marinhos, que levaram os abacaxizeiros em suas embarcações.

O nome abacaxi é formado por uma junção de dois termos oriundos da língua indígena tupi, que é o i’bá (significa fruto) e ká’ti (tem o significado exaltando o cheiro e sabor intenso). Já o termo ananás também tem origem indígena, porém é uma junção da língua guarani com tupi antigo.

Benefícios do abacaxi para a saúde

Existem muitas maneiras de apreciar esta suculenta fruta amarela. Você pode grelhar fatias e servi-las com carne ou como um lado saboroso, ou pode colocar pedaços congelados em um sorvete. Você também pode, é claro, fazer um lanche com pequenos pedaços.

abacaxi

Se você não consome com frequência a fruta, você não tem ideia do que realmente está perdendo, tanto em sabor e refrescância quanto em saúde.  Não importa como você prefere comer, você começará a incorporar abacaxi em sua dieta, se ainda não o tiver feito. Aqui estão sete razões pelas quais.

1. Rica em vitamina C

Uma fruta rica em vitamina C, auxiliando o sistema imunológico e fornecendo os benefícios necessários para a manutenção da saúde. Uma xícara com pedacinhos de abacaxi, contém cerca de 78mg de vitamina C, que corresponde à 100% da necessidade de uma mulher adulta, para o homem, ele precisa de um pouco mais, cerca de 90mg por dia. Ela é um importante estimulante para a cura de todo o organismo.

2. Auxilia no processo de emagrecimento

O abacaxi auxilia no processo de perda de peso, o consumo da fruta in natura ou como suco. Onde existem estudos que comprovam que pode ajudar a diminuir a formação de gordura e aumentar a quebra de gordura. O metabolismo também sente os efeitos do consumo regular dessa fruta.

Ela é uma excelente opção para lanches, pois tem poucas calorias, rica em minerais e vitaminas importantes. Não possui gorduras trans e nem saturadas.

Se você é viciado por aquele docinho após o almoço ou jantar, comer abacaxi ajuda a satisfazer essa vontade, e por possuir poucas calorias, ela ajuda a saciar a vontade, sem acrescentar calorias em sua refeição.

3. Ajuda no processo digestivo

O abacaxi contém uma substância conhecido como bromelina, que é uma fusão de enzimas, onde os estudos apontam que podem reduzir a inflamação e o inchaço nasal, além de ajudar na cicatrização de feridas e queimaduras.

Muito utilizado no tratamento de problemas digestivos. De acordo com um estudo realizado recentemente a bromelina que está presente no abacaxi, ajuda a aliviar os efeitos causados pelo desarranjo intestinal.

4. Ajuda a manter os ossos saudáveis

O manganês em conjunto com o cálcio, é muito importante para manter os ossos saudáveis, tornando o abacaxi uma das melhores fontes do manganês. Você sabia que um único copo de abacaxi contém cerca de 76% do valor diário recomendado de manganês? Por isso, o consumo é muito recomendado.

abacaxi

Esse mineral ajuda a evitar a osteoporose e também auxilia no processo de melhoria da densidade óssea e mineral. Porém, preste atenção, não exagere no consumo, a ingestão em excesso do mineral pode ser muito perigosa e causar distúrbios de cognição, o que acontece quando se consume 11g ou mais por dia.

Mas não se preocupe: seria muito difícil alcançar tais níveis porque ½ xícara de abacaxi tem um pouco menos de 1 mg de manganês, logo seria necessário consumir mais de 11 xícaras por dia ou mais dois abacaxis inteiros.

5. Abacaxi ajuda no combate às doenças

Uma boa fonte de antioxidantes, especificamente fenólicos, flavonoides e vitamina C. Os antioxidantes estão presentes nos alimentos que podem ajudar a combater qualquer tipo de inflamação e os radicais livres no organismo.

Os radicais livres são moléculas que podem causar danos nas células e podem levar à diversos problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, Alzheimer, diabetes e problemas oculares.

6. O abacaxi tem propriedades que ajudam no combate ao câncer

O câncer ocorre quando algumas células anormais se multiplicam no corpo e se integram ao tecido saudável. Mesmo que ainda não tenha sido encontrada uma forma de prevenir o câncer, uma dieta saudável é o que indicado para que pelo menos as chances sejam melhores. Os antioxidantes que estão presentes no abacaxi ajudam nesse processo.

De acordo com pesquisas que foram realizadas por um instituto americano, as dietas que tiveram uma concentração maior de antioxidantes, foram associadas a um risco menor de câncer. Por isso, funciona como importante agente de prevenção, ajudando a reduzir as chances do desenvolvimento.

7. Abacaxi possui ação anti-inflamatória

A ocorrência de inflamações no organismo, pode levar a muitas doenças, incluindo doenças arteriais, câncer e diabetes entre outros, conforme falamos anteriormente. Felizmente, uma dieta rica em alimentos anti-inflamatórios, como abacaxi, pode auxiliar na redução de inflamação presente no organismo.

A propriedade responsável pela ação anti-inflamatória é a bromelina, que atua diretamente no combate as infecções que o organismo pode ser acometido.

Conheça algumas dicas para consumir abacaxi

Existem diversas receitas que podem ser feitas para consumir abacaxi, é importante que sejam escolhidos aqueles que não possuem nenhum tipo de machucado, sem pontos macios e que estejam com as folhas bem verdinhas. A casca externa verde não significa que o abacaxi não esteja maduro e, ao contrário da crença popular, nem a facilidade com que as folhas saem da coroa.

abacaxi

Escolha abacaxis no seu pico de maturação. Ao contrário de outras frutas, elas não continuarão a amadurecer depois que foram colhidas. Os abacaxis inteiros devem ser armazenados fora da geladeira, enquanto abacaxis cortados devem ser armazenados na geladeira.

Aqui estão algumas dicas de preparação para incluir mais abacaxi na dieta:

  • Adicione abacaxi aos seus espetinhos favoritos. Experimente espetinhos de camarão, frango ou bife com cebola roxa, abacaxi e tomate cereja. É uma receita diferente, porém muito saborosa, principalmente para quem gosta de misturar sabores.
  • Faça uma salada com diversas frutas diferentes, escolha as frutas pelas cores, e faça uma salada bem colorida. Você pode cobrir com coco ralado sem adição de açúcar para dar um frescor.
  • No almoço ou no jantar, você pode acrescentar algumas rodelas de abacaxi para dar um toque especial à sua refeição. Junte o abacaxi com nozes, queijo ralado ou molho vinagrete balsâmico. Fica uma delícia, um sabor diferente, mas igualmente saboroso.
  • Faça seu próprio suco. Nada tem um gosto melhor do que suco de frutas frescas pela manhã ou no meio do dia. Você pode adicionar hortelã ao seu suco, para que ele aumenta suas propriedades digestivas e sua refrescância no sabor.
  • Faça uma salsa fresca com abacaxi, manga, jalapeño, pimentão vermelho e pimenta chipotle e use-a como uma cobertura para seus tacos de peixe.

O abacaxi é uma fruta muito versátil que pode ser utilizado de diversas formas, tanto em receitas doces, salgadas ou mistas, como algumas que apresentamos anteriormente. Existem pessoas que criam uma calda de abacaxi para colocar no peixe ou carne assada. Tudo depende do seu paladar.

Contraindicações do consumo de Abacaxi

As pessoas que possuem problemas de saúde como artrite reumatoide, artrite, gota ou úlceras pépticas precisam consultar seus médicos para que ele possa realizar a liberação para o consumo, e as quantidades indicadas para cada caso, sem que seja prejudicial à saúde.

Pacientes que fazem uso de medicações com efeito anticoagulantes precisam evitar o consumo excessivo, e manter o acompanhamento médico.

Quem sofre com gastrite e/ou problemas gástricos pode consumir a fruta, porém precisa evitar os excessos, e é importante que o consumo não seja realizado individualmente, deve ser consumido com alimentos que contenham fibras, como castanhas e sementes, pois reduzem a acidez no sistema digestivo.

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde