Alho: Tipos, Benefícios e Receitas

O alho é usado há centenas de anos para tratar várias condições de saúde. Um número muito grande de estudos foi realizado para entender melhor os princípios ativos do alho e seus efeitos fisiológicos.

É utilizado em diferentes formas: fresco, desidratado, bem como extrato, óleo ou tintura. Observe que este conteúdo  é dedicado apenas aos efeitos do consumo de alho fresco (cru ou cozido), usado em várias preparações alimentares.

Tipos e Benefícios do Alho

Vários estudos prospectivos e epidemiológicos mostraram que o alto consumo de vegetais e frutas diminui o risco de doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer e outras doenças crônicas. Mais especificamente, estudos demonstraram que o consumo de vegetais da família alliaceae:

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  • alho;
  • cebola;
  • cebolinha;
  • alho-poró.

O tempero tem efeito protetor contra câncer de estômago e intestino. Até o momento, existem, portanto, dados insuficientes para vincular a outros tipos de câncer, como câncer de próstata, mama, esôfago e pulmão.

Combate ao Câncer

Vários estudos epidemiológicos indicam um efeito positivo do consumo do tempero na prevenção de certos tipos de câncer. Primeiro, os resultados de uma meta-análise de 18 estudos epidemiológicos publicados entre 1966 e 1999 demonstram uma redução de 30% no risco de câncer colorretal e uma redução de aproximadamente 50% no risco de câncer de estômago no caso de alto consumo de alho.

Entre todos os estudos identificados, esse consumo foi equivalente a aproximadamente 18g de alho cru e cozido por semana (aproximadamente seis dentes do tempero). Como as quantidades ingeridas variaram muito de um estudo para outro, é difícil determinar com mais precisão a quantidade mínima de alho a ser consumida para se beneficiar de seus efeitos nos cânceres colorretais e estomacais.

Outros estudos encontraram uma relação inversa entre o consumo de alho e a incidência de laringe, próstata e câncer de mama. No entanto, nenhuma conclusão geral pode ser tirada no momento, portanto, dado o número insuficiente de estudos sobre o assunto.

Alho 2

Doenças cardiovasculares

Os estudiosos recomendam hábitos alimentares para prevenir o risco de doenças cardiovasculares, como alto consumo de frutas e vegetais, bem como a escolha de cereais integrais e laticínios com pouca gordura.

Com base em inúmeras descobertas de pesquisas, oferece-se uma lista de alimentos específicos com algum efeito cardioprotetor. O alho é um desses alimentos (juntamente com nozes, soja, legumes e chá) e, portanto, seu consumo é adicionado às recomendações básicas para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Infecções

O tempero é, portanto, tradicionalmente usado por suas propriedades antimicrobianas e pelo tratamento de certas infecções. A maioria dos estudos sobre o assunto foi realizada com extratos de alho, em doses muitas vezes difíceis de alcançar com o consumo usual de alho fresco.

Em um estudo realizado em uma população de uma região da China, um alto consumo de alho (mais de 5 kg por ano por pessoa. Isso equivale a aproximadamente quatro a cinco dentes de alho por dia) foi fracamente associado à diminuição de infecções pela bactéria Helicobacter pylori.

Esse achado foi contestado por um estudo clínico em que as pessoas consumiam dez dentes deste tempero frescos por dia, sem efeito significativo contra a infecção por H. pylori.

Alguns estudos sugerem que o alho pode ajudar a prevenir resfriados. De fato, em um estudo, dois grupos foram comparados: um consumiu um suplemento e o outro um placebo por 12 semanas durante a estação fria (novembro a fevereiro).

Alho 3

Os resultados mostram que aqueles no grupo de suplementos tiveram menos resfriados do que aqueles que tomaram um placebo.

Além disso, quando estavam resfriados, as pessoas que estavam no grupo de suplementos de alho tiveram seus sintomas reduzidos mais rapidamente do que aqueles que tomaram um placebo. No momento, no entanto, os dados permanecem insuficientes para afirmar que o consumo de alho fresco traria um efeito anti-infeccioso no organismo.

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