Ambidestros: O que é, São Mais Inteligentes?

Indivíduos ambidestros são aqueles que podem desenvolver habilidade igual com as duas mãos. Sabemos que de forma geral possuímos mais habilidade com uma das mãos, o que classifica os seres humanos em destros (habilidade com a mão direita) ou canhotos (habilidade com a mão esquerda). Já os indivíduos ambidestros, por conseguinte, podem usar as duas mãos com a mesma eficácia.

Dessa forma, ao desenvolver as atividades cotidianas como comer ou escrever os indivíduos apresentam habilidade mais intensa em uma das mãos, ficando a outra com um uso mais secundário. Os ambidestros podem usar ambas com a mesma facilidade e desenvoltura.

Durante muito tempo a condição de ser canhoto foi considerada como um desvio. Até mesmo a etimologia da palavra tem esse significado e lembra algo como “sinistro”. Já ser ambidestro pode ser considerado uma raridade e a habilidade de usar ambas as mãos com a mesma facilidade, portanto, pode ser considerado algo muito raro e extraordinário.

ambidestro

O que são ambidestros?

O lado esquerdo do nosso cérebro é responsável pelos movimentos do lado oposto do nosso corpo e vice-versa. Embora o funcionamento detalhado do cérebro seja bem conhecido, ainda é um mistério entre os pesquisadores o motivo da maioria das pessoas serem destras. Eles representam mais de 80% de toda a população.

Uma das hipóteses mais conhecidas é que como a capacidade de linguagem é controlada pelo lado esquerdo do cérebro e o homem é o único animal que desenvolve essa habilidade, existe, portanto, uma espécie de prevalência do hemisfério direito sobre o esquerdo. Quando tratamos das pessoas ambidestras, a ciência ainda não conseguiu desvendar ao certo sobre esse mistério.

Os dados apontam que apenas 1% da população possui essa habilidade e não tem o hemisfério dominante do cérebro. Outros estudos mais aprofundados destacam que essas pessoas possuem mais tendência a desenvolver problemas como a esquizofrenia e dificuldade de aprendizado.

Ambidestros são mais inteligentes?

Quando falamos da evolução, pode-se dizer que as mãos possuem sua própria história e merecem um destaque diferenciado no que diz respeito a forma como os seres humanos evoluíram. Quando nos tornamos bípedes as mãos deixaram de ser um apoio importante durante a locomoção para serem um auxílio importante em atividades como alimentação, pegar objetos e no desenvolvimento de outras habilidades.
Dessa forma, portanto, o desenvolvimento dos membros superiores foi de fundamental importância para a mudança de destreza dos seres humanos, sendo uma das características mais marcantes da evolução humana.

ambidestro

Como saber se sou ambidestro?

Com um pequeno teste é possível saber se você é ambidestro. Responda às seguintes perguntas!

  • Qual a primeira manga da camisa que você coloca?
  • Que mão você utiliza para comer uma sobremesa?
  • Qual mão você usa para escovar os dentes?
  • Que pé você chutaria uma bola?
  • Qual orelha você põe o celular?
  • Qual mão você escreve?
  • Com qual mão você se ensaboa no banho?
  • Qual mão você mexe uma panela?

Se você respondeu que, portanto, executa a pelo menos um terço dessas essas atividades com as duas mãos, provavelmente você é ambidestro!

Gostou das informações? Compartilhe conosco a sua opinião!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2021 - Incrível Saúde