Aveia: Benefícios, Calorias e Informação Nutricional

Um cereal muito popular há vários anos, a principal vantagem da aveia é o seu teor de fibras solúveis. De fato, a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA autorizou uma alegação de que comer uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol, incluindo fibras solúveis, pode reduzir o risco de doença cardíaca coronária1. É interessante notar que, de todos os cereais, a aveia é a mais rica em lipídios, principalmente em ácidos graxos insaturados.

Benefícios da Aveia

Os produtos de grãos são de grande importância para uma alimentação saudável. Uma das recomendações dietéticas da Health Canada para a saúde dos canadenses é “dar a maior parte de sua comida a grãos, pães e outros produtos de grãos, além de vegetais e frutas”.

Aveia 1

Em relação à alimentação saudável leva-se em consideração essa recomendação e enfatiza a escolha de grãos integrais ou produtos de cereais enriquecidos. As autoridades, por sua vez, recomendam que pelo menos metade dos produtos de cereais consumidos sejam grãos integrais.

Estudos epidemiológicos mostraram que a ingestão de grãos integrais está ligada a um risco reduzido de doenças cardiovasculares, diabetes, certos tipos de câncer e obesidade.

Diz-se que esses efeitos benéficos estão ligados à sinergia entre os muitos compostos encontrados nos produtos integrais, como fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais. Como a maioria desses compostos está contida no farelo e no germe, é vantajoso consumir grãos integrais em vez de refinados.

Fibras

Alimentos à base de aveia têm sido objeto de várias investigações, principalmente devido ao seu conteúdo de beta-glucana, uma fibra solúvel encontrada em grandes quantidades neste cereal. A fibra solúvel promove a excreção fecal de colesterol, reduzindo sua produção pelo fígado, o que resulta em uma redução significativa, porém modesta, dos níveis de colesterol no sangue.

O mecanismo de ação sugerido está ligado à viscosidade do beta-glucano, que interferiria na reabsorção dos ácidos biliares, causando uma redução no colesterol plasmático. Uma dieta rica em fibras solúveis também pode ajudar a normalizar os níveis de glicose e insulina no sangue, o que pode ajudar a tratar doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Diabetes

O beta-glucano pode diminuir a absorção de carboidratos no intestino, o que reduziria o açúcar no sangue após as refeições, reduzindo assim a necessidade de insulina. Portanto, seria um alimento preferido pelas pessoas que sofrem de diabetes tipo 2.

Aveia 3

A aveia contém uma grande proporção de fibras solúveis e insolúveis, o que lhes confere efeitos benéficos no sistema digestivo. De fato, as fibras ajudam a normalizar o trânsito intestinal, além de causar um efeito saciante mais rapidamente. Por fim, vários estudos mostraram que uma dieta rica em fibras está associada a um menor risco de câncer de cólon. Embora o efeito preventivo tenha sido demonstrado, o papel da fibra no tratamento do câncer permanece controverso.

Proteína de aveia

A proteína de aveia é considerada de boa qualidade, pois contém vários aminoácidos essenciais. No entanto, como em todos os cereais, alguns desses aminoácidos estão presentes em quantidades menores, daí a necessidade de suplementar com outras fontes de proteínas, como carne ou legumes. Lembre-se de que um aminoácido é essencial quando o corpo não pode produzi-lo e deve necessariamente vir dos alimentos.

Precauções

Também conhecida como intolerância ao glúten, a doença celíaca afeta há milhares de pessoas no mundo. Essas apresentam a condição de uma intolerância permanente ao glúten, uma proteína encontrada no grão de muitos grãos.

Aveia 2

No caso da doença celíaca, a ingestão de glúten pode causar sintomas intestinais, como má absorção de vários nutrientes. A gliadina é a parte do glúten no trigo que causa uma resposta imune em pessoas com essa condição.

A aveia não contém gliadina, mas contém outra molécula de composição semelhante, a avenina. Devido à sua grande semelhança molecular, a aveia foi atribuída aos mesmos efeitos fisiológicos que os causados ​​pelo trigo.

No entanto, mais e mais estudos têm mostrado que a aveia é tolerada pela grande maioria dos celíacos. No entanto, dada a falta de certeza, aconselha-se que as pessoas com intolerância ao glúten não consumam aveia, principalmente porque esse cereal existe um alto risco de ser contaminado com outros cereais, como trigo ou cevada.

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