Batata yacon: Para que Serve, Benefícios

A batata yacon é uma raiz que se originou dos Andes. Ao longo do tempo, ela teve consumo pelos incas e população Andina. Contudo, não há relatos específicos sobre suas ações medicinais deste povo. Por outro lado, é excelente para pessoas diabéticas.

Benefícios da Batata Yacon

A batata yacon contém ácidos fenólicos (ácido clorogênico), flavonoides (catequinas) e vitamina C. Esses compostos antioxidantes protegem as células do corpo dos danos causados ​​pelos radicais livres.

Batata yacon 1

A batata contém amido, um carboidrato complexo. Uma fração desse amido é amido resistente. Como a fibra alimentar, o amido resistente não é digerido pelas enzimas intestinais humanas e não é absorvido pelo intestino delgado.

Alguns pesquisadores acreditam que o amido resistente pode ajudar a reduzir o risco de câncer de cólon. No entanto, resultados contraditórios obtidos em animais não permitem concluir um efeito protetor do amido resistente contra a formação de tumores do cólon. O amido resistente também teria efeitos benéficos nos lipídios do sangue.

Controle de diabetes e prevenção de doenças

A batata é uma fonte interessante de fibra. Por exemplo, uma batata cozida fornece cerca de 10% da ingestão diária recomendada de fibras para adultos de 19 a 50 anos de idade. A fibra alimentar, encontrada apenas nas plantas, inclui um conjunto de substâncias que não são digeridas pelo organismo.

Além de prevenir a constipação e reduzir o risco de câncer de cólon, a ingestão de uma dieta rica em fibras pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, bem como controlar o diabetes tipo 2 e o apetite.

Existem muitas variedades de lectinas, proteínas encontradas nas plantas. De acordo com vários estudos in vitro, a lectina específica da batata, chamada STL (Solanum Tuberosum Lectin), tem a capacidade de inibir o crescimento de células cancerígenas.

Vitamina B6

A batata cozida (com ou sem casca) é uma excelente fonte de vitamina B6. Também chamada piridoxina, essa vitamina faz parte de coenzimas que participam do metabolismo de proteínas e ácidos graxos, bem como na síntese (fabricação) de neurotransmissores (mensageiros dos impulsos nervosos).

Também contribui para a produção de glóbulos vermelhos e permite o transporte de mais oxigênio. A vitamina B6 também é necessária para a transformação de glicogênio em glicose e contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Finalmente, essa vitamina desempenha um papel na formação de certos componentes das células nervosas e na modulação dos receptores hormonais.

Ferro

A batata cozida (sem casca) é um excelente fonte de ferro e cobre. Como constituinte de várias enzimas, ou cobre, é necessário para a formação de hemoglobina e colágeno (proteína usada para a estrutura e reparo de tecidos) no corpo. Várias enzimas que cobre também usam defesa do organismo contra radicais livres.

Cada célula do corpo contém ferro. Este mineral é essencial para o transporte de oxigênio e a formação de glóbulos vermelhos no sangue. Também desempenham um papel na produção de novas células, hormônios e neurotransmissores (mensageiros dos impulsos nervosos).

Batata yacon 2

Observe que o ferro contido em nossos alimentos vegetarianos (cominho de girassol) é menos absorvido pelo organismo do que o ferro contido em alimentos de origem animal. No entanto, a absorção de ferro das plantas é favorecida quando é consumida com certos nutrientes, como a vitamina C.

Fonte de manganês

A batata cozida (com casca) é uma boa forma de manganês para mulheres e uma forma para homens. O manganês atua como cofator de várias enzimas que facilita uma vez a processos metabólicos diferentes. Também participou da prevenção de danos causados ​​pelos radicais livres.

Potássio

Uma batata assada com casca é uma boa fonte de potássio, enquanto uma batata assada sem casca é uma fonte. O potássio está envolvido na contração cardíaca e muscular, na transmissão da mensagem nervosa e na secreção de ácido estomacal.

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