Banana: Entenda quais são seus benefícios para saúde!

A banana é uma fruta muito tropical, porém bem popular ao redor do mundo, elas são nutritivas, com riqueza de fibras e antioxidantes. Mesmo sendo uma fruta tão conhecida, ainda desperta muitas dúvidas nas pessoas, principalmente em relação à quantidade de açúcar e também de carboidratos.

Há quem diga quem as bananas não devem ser consumidas em excesso por quem possui diabetes! Há aqueles que acreditam que bananas não devem ser consumidas por quem está em dieta, principalmente aquelas mais restritivas. Você acredita?beneficios-banana

Para tirar essas dúvidas, preparamos um artigo especial para que você tire todas as suas dúvidas e conheça todos os benefícios que a banana possui!

Quais as propriedades e composição da Banana?

As propriedades da banana sofrem algumas alterações dependendo do seu estado. Quando ela está verde, tem uma grande concentração de amido e amido resistente. A partir do momento em que ela amadurece, a concentração de amido vira açúcar.

Logo, a composição da banana possui mais de 90% de carboidratos, e com baixos níveis de gorduras e proteínas. A combinação de frutose, glicose e sacarose, que compõem o açúcar da banana, quando são combinados com a fibra, promovem o ganho de energia.beneficios-banana

Uma fruta muito rica de vitaminas C, B1, B2 e B6, além de potássio, fibras, magnésio, cálcio, ferro, cobre, ácido fólico e manganês. Não pense que acabou por aí, ela possui um poderoso composto de antioxidante, composto por: catequina e dopamina. Devido a presença de triptofano, existe a produção de serotonina, que ajuda com o bom humor e relaxamento.

Quais são os benefícios do consumo de Banana para o organismo?

Com tantas vitaminas, proteínas e minerais, você pode ter certeza de que seu consumo traz inúmeros benefícios ao seu organismo. Uma fruta muito prática de ser consumida, pela sua praticidade e pelo seu sabor. Diversos atletas fazem consumo dela para ganhar mais energia nos treinos. Mas a banana não se restringe apenas à benefícios em atividades físicas, existem muitos outros benefícios.

  • Sistema nervoso: Pela riqueza de vitaminas B (B1, B2, B6 e B12), ela ajuda e previne problemas no sistema nervoso central, como hipertensão, ansiedade entre outros.
  • Anemia: Pela grande concentração de ferro, a produção de hemoglobina é estimulada, sendo de suma importância para o combate da anemia.
  • Recuperação dos músculos: A fama da banana no combate as câimbras não é novidade para ninguém, não apenas entre os atletas, mas por todo mundo. Quem nunca ouviu sua mãe ou avó dizendo que estava com câimbras porque comeu pouca banana. Ela possui uma boa concentração de magnésio, o que ajuda o relaxamento dos músculos, transporte de energia e ajuda no processo de síntese das proteínas.
  • Elevação do humor: Ela possui um aminoácido, que é conhecido como Trypotophan, que é um precursor da serotonina. Que possui ligação direta com os processos relacionados ao sono e ao humor. Auxilia na redução do estresse.
  • Auxilia no processo de emagrecimento: Grande concentração de fibras, que auxiliam na regulação do fluxo do intestino. Promove a sensação de saciedade, evitando que seja necessário o consumo de outros alimentos, sendo ideal para aquele lanchinho entre as refeições. Um alimento com alto valor nutricional e de baixa caloria, perfeito para dietas.
  • Aumento da disposição mental e física: Devido ao agrupamento de 3 tipos de açucares completamente naturais, permite que o estoque de energia do organismo seja regulado. Reduzindo o cansaço corporal e mental.
  • Ajuda no combate ao fumo: A banana pode ser uma grande aliada para quem deseja abandonar o vício do fumo. O potássio e o magnésio, presentes em abundância em sua composição, ajudam na recuperação da falta da nicotina. Facilitando assim o processo de parar de vez com o vício.
  • Elimina a ressaca: Bebeu muito e acordou daquele jeito? A banana será sua melhor amiga, ela possui propriedades que ajudam o estômago a se acalmar, pois tem atuação direta no sistema digestivo. Se misturar com outros alimentos, como leite, mel, o alívio pode ser ainda mais eficiente.
  • Controle da hipertensão: Para aqueles que sofrem com hipertensão, a banana é uma importante aliada, ela ajuda a eliminar de forma natural o sódio do organismo. Ajudando no controle da pressão arterial, e reduzindo o risco de infarto e derrame.

Dúvidas mais comuns respondidas sobre seu consumo!

Mesmo sendo uma fruta tão popular, não só no Brasil quanto no mundo todo, ainda existem dúvidas sobre o seu consumo e algumas indicações clínicas. Confira as dúvidas mais comuns respondidas aqui com a gente.

Diabéticos podem consumir sem restrições?

Essa é uma pergunta que possui respostas que são contraditórias, pois divide opiniões. É um fato que a banana é rica em açúcar e amido, o que nos leva a pensar que cause um aumento dos níveis de açúcar no sangue, sendo prejudicial para os diabéticos.beneficios-banana

Porém, devido ao baixo valor glicêmico, o consumo de bananas não causa o aumento dos níveis de açúcar, que são causados por outros alimentos com uma composição semelhante. Logo, o consumo está liberado para quem possui Diabetes.

Mas é importante que o consumo seja feito com acompanhamento, monitoramento e responsabilidade, para evitar que o excesso possa causar um descontrole, causando a elevação dos níveis, como qualquer outro alimento. O consumo com moderação, não traz nenhum tipo de efeito adverso. Mas lembre-se, como outro alimento, é importante a moderação.

É possível utilizar a banana como tratamento para cabelos e unhas?

Muitas mulheres buscam opções naturais e sustentáveis para cuidar da sua pele e do seu cabelo, e a banana pode ser uma solução muito interessante. Ela pode ser um hidratante para a pele, completamente natural, graças as vitaminas e minerais que estão presentes em sua composição, elas têm o poder de restaurar a umidade que foi perdida, reparando a pele danificada, seca e cansada.

Para uma hidratação instantânea da pele, confira uma receita especial:

  • ½ banana madura
  • 4 gotas de óleo de lavanda ou sândalo
  • 1 colher de chá de Mel natural

Amasse a banana, misture o óleo e o mel com a banana, misture bem até se tornar uma pasta, e depois faça a aplicação no seu rosto, não deixe entrar em contato com seus olhos. Deixe agindo por 25 minutos e depois enxague de forma abundante. Você verá a pele incrível que você terá. Essa receitinha pode ser aplicada de forma constante, pois não faz mal para a pele.

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde