Laranja: Descubra o que pode te oferecer além do sabor!

A laranja é uma fruta muito comum nos lares dos brasileiros e, também, é facilmente encontrada na grande maioria das regiões do Brasil. Esse alimento é muito rico em nutrientes essenciais à saúde humana, assim como é muito saboroso.

Conheça, abaixo, quais são as propriedades que fazem desse fruto tão importante na alimentação e outras informações importantes sobre ele.

Laranja

Laranja

Conheça as propriedades da laranja

São diversas as propriedades que essa fruta possui. Aliás, é possível afirmar que novos estudos descubram novos compostos importantes presentes nela para o organismo humano.

Contudo, quais são as propriedades já conhecidas da laranja?

Primeiramente, a fruta possui diversos compostos fitonutrientes, que incluem:

  • Flavononas citrinos (que, por sua vez, incluem as moléculas de hesperitina e naringenina);
  • Antocianinas;
  • Ácidos hidroxicinâmicos;
  • Polifenóis diversos.

Esses componentes fitonutrientes são importantes, pois quando combinados com a vitamina C têm seu poder antioxidante reforçado. Os antioxidantes são importantes na medida em que atuam de maneira a eliminar os radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento das células.

Assim, outra das importantes propriedades presentes na laranja, portanto, é a vitamina C. A quantidade dessa vitamina em uma única unidade da fruta, entretanto, não é grande. Dessa forma, o consumo ideal da vitamina no dia a dia demanda outras formas de ingestão da fruta ou de outros complementos que possuem o elemento.

Além desses componentes, a fruta também possui outros importantes elementos, tais como:

  • Ácido fólico;
  • Cálcio;
  • Potássio;
  • Magnésio;
  • Fósforo;
  • Ferro;
  • Fibras;
  • Pectina;
  • Flavonóides.

O principal benefício da laranja são suas propriedades antioxidantes. Existem mais de 170 diferentes tipos de fotoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides que apresentam propriedades anti-inflamatórias, antitumoral e inibem a formação de coágulos no sangue.

Variedades de laranja

Existem diversos tipos de laranja produzidos e comercializados ao redor do mundo, sendo que no Brasil, inclusive, grande parte deles é encontrada. Embora existam versões da fruta mais ácidas e amargas, as que mais fazem sucesso são aquelas de matriz doce.

Laranja

Laranja

Conheça, abaixo, os principais tipos de laranja do país.

1.      Laranja Bahia

Essa é um dos tipos que mais fazem sucesso nos lares brasileiros. Essa variedade surgiu no século XIX e é resultado de uma mutação feita no estado da Bahia, conforme o nome já dá a entender.

Essa variedade se destaca pelo fato de não possuir sementes e ser fácil de descascar. Assim, ela faz sucesso por ser fácil para a utilização em receitas e mesmo para a extração do suco.

2.      Laranja Seleta

Essa é a variedade que deu origem ao tipo do item anterior. Assim como a Laranja Bahia, a Seleta também possui pouca acidez, polpa suculenta e casca amarela em tom claro.

3.      Laranja Lima

Esse tipo da fruta também é muito comum no país. É caracterizado pelo seu sabor suave e doce, e por ser ainda menos ácida do que as demais laranjas populares.

Dessa maneira, ela geralmente é recomendada para crianças pequenas e também para pessoas que possuem problemas digestivos e devem evitar o consumo de produtos ácidos, como o caso de quem possui gastrite.

4.      Laranja Pêra

Por fim, a laranja pêra também faz sucesso nos lares brasileiros e restaurantes do país.

Isso se deve principalmente ao fato de se adaptar à maioria dos solos e, também, a corresponder a cerca de 70% da área cultivada da fruta no Brasil. Assim, suas plantações vão de São Paulo à Região Norte.

Em relação às suas características particulares, ela é menor que as demais laranjas e, também, possui sabor adocicado, sendo muito indicada para a realização de sucos.

Todos os tipos de laranja possuem todas as propriedades?

Os tipos da fruta acima citados são apenas alguns dos que são comumente encontrados no país, sendo que existem diversas outras modalidades dela. Contudo, será que todas as variedades possuem as mesmas propriedades que fazem dessa fruta tão importante?

A resposta é positiva, pois o que varia dentre os tipos da laranja é o sabor e formato, contudo seus elementos costumam coincidir em relação à quantidade de vitamina C e demais propriedades acima citadas.

Quais os benefícios da laranja?

Sabendo-se quais são as propriedades das laranjas e que todos os seus tipos as contêm, cabe também entender quais são os benefícios que elas trazem à saúde humana.

Fonte de fibras

Em primeiro lugar, uma das grandes qualidades da fruta é o fato de ser rica em fibras. Elas, por sua vez, agem contra os níveis de colesterol no sangue e, também, a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.

Por ser rica em fibras, o consumo da fruta também é indicado para quem possui constipação intestinal, uma vez que favorece os movimentos intestinais. Além disso, a desintoxicação do organismo também é promovida pela ingestão da laranja.

Dessa maneira, em razão de possuir esse elevado número de fibras o consumo da fruta é ótimo para o organismo por:

  • Combater o colesterol presente no sangue;
  • Melhora os problemas digestivos;
  • Estimula as funções intestinais;

A laranja é rica em vitamina C

Além de sua riqueza em relação às fibras, a fruta também possui enorme quantidade de vitamina C, sendo indicado o consumo de duas unidades dela diariamente para ingerir a quantidade diária necessária da substância.

Essa vitamina é conhecida por conferir resistência aos ossos e dentes, assim como aos tendões e às paredes dos vasos sanguíneos. Ainda, ela comprova sua importância ao auxiliar na formação do colágeno e glóbulos vermelhos.

Cabe destaque, também, o fato de que a laranja auxilia na absorção de ferro, o que aumenta a resistência do organismo contra infecções. É por isso, aliás, que o costume brasileiro de consumir a fruta junto ao feijão é ótimo para a saúde.

Além disso, a vitamina presente na fruta a tornam um potente antioxidante, que além de prevenir doenças vasculares, cardíacas e degenerativas também auxilia na saúde da pele.

Acha que acabou por aqui? Pois saiba que o fato da fruta ser rica em vitamina C também faz com que a laranja auxilie nos seguintes fatores:

  • Reduz a suscetibilidade a infecções;
  • Aumenta os níveis de anticorpos;
  • Potencializa o sistema imunológico, evitando doenças;
  • Diminui o endurecimento arterial e a aterogênese;
  • Combate os efeitos dos radicais livres e, consequentemente, o envelhecimento da derme;
  • Acelera a cicatrização de qualidade;
  • Melhora o desempenho nos treinos de esportes físicos.

Reduz o estresse e a depressão

Os benefícios das propriedades da laranja não se limitam ao físico, aliás, uma vez que elas também auxiliam na saúde mental, uma vez que auxiliam a reduzir e a combater o estresse e a depressão, por exemplo.

Isso se torna possível pelo fato de que a fruta também é rica em ácido cítrico. Também, pela grande quantidade de vitaminas e oligoelementos que possui, de forma que auxiliam na promoção da saúde mental.

Limpa o organismo e favorece o sistema digestivo

Conforme indicado acima, a laranja é rica em fibras, o que auxilia o sistema digestivo, principalmente em relação às funções intestinais.

Entretanto, essas qualidades relacionadas ao sistema digestivo não param por aí, pois o consumo da fruta é importante pelo fato de atuar na eliminação de substâncias que não foram metabolizadas pelo organismo e que se alojaram em diferentes órgãos.

Laranja

Ainda, possui função desinfetante e microbicida. Inobstante, a fruta possui uma quantidade considerável de magnésio que, por sua vez, é um mineral que se relaciona com o funcionamento do intestino, nervos e músculos.

Por fim, no que condiz à digestão, o consumo da laranja atua com efeito analgésico em relação às dores de estômago, dissolvendo dissolve os resíduos acumulados e facilitando, dessa forma, a digestão.

Todo o fruto é utilizável

O último item relacionado às qualidades da laranja que separamos diz respeito ao fato de que todo o fruto é utilizável. Ou seja, não há desperdício.

Primeiramente, é possível consumir o bagaço da fruta, conhecido por ser a região dela em que as fibras estão mais concentradas. Portanto, possui todos os benefícios citados, acima, referentes à contenção de fibras.

Além disso, na parte branca que fica entre a fruta em si e a casca, está a pectina, que é importante no combate à cárie dentária e, ainda, causa a sensação de saciedade, o que é de grande auxílio em dietas e controle de alimentação.

A pectina, ainda, auxilia o intestino grosso na medida em que produz uma substância ao ser fermentada, a qual é ótima para a prevenção de câncer intestinal.

Por fim, também é possível utilizar a casca para diversas receitas, principalmente para chás e drinks.

Formas de consumir a laranja

A laranja também se torna interessante, além de todos os benefícios que seu consumo traz, pelo fato de que pode ser ingerida de diversas formas.

Primeiramente, é possível consumi-la in natura, ou seja, a própria fruta. Além disso, o seu suco é muito nutritivo e, também, rico em vitamina C.

Outras formas de consumo dela é juntamente a outras frutas, em saladas e, também, com a utilização de seu bagaço, suco ou casca em bolos, tortas e outras receitas. Ainda, possibilita a produção de deliciosos chás e pode ser adicionada a diversas bebidas alcoólicas, como gim, por exemplo.

Afinal, qual a melhor forma de consumir a laranja?

Sendo diversas as formas de consumo da fruta, qual seria a melhor delas para que o organismo faça uso das diversas propriedades e qualidades da laranja?

Especialistas indicam que a melhor maneira de ingestão corresponde à utilização da fruta in natura. Contudo, outra forma interessante de se utilizar das qualidades do alimento é o utilizando para a realização de sucos, sendo que a extração do suco é fácil e, também, não requer a adição de açúcar.

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde