Manga: Descubra todos os benefícios para a saúde!

A manga é uma fruta muito saborosa, com uma polpa suculenta com um toque bem adocicado, uma verdadeira iguaria em tempos mais quentes, que é justamente o período em que a mangueira dá seus frutos. Conhecida nos 4 cantos do mundo, o seu suco tem o mesmo efeito de um refrigerante, de tão refrescante que ela é.

A variedade de tipos de mangas é bem grande, elas possuem sabores, tamanhos e cores diferentes. Seu consumo mais comum é cru, em saladas de frutas e sucos. Você encontra também em versões de sorvete e geladinho (sacolé em algumas regiões).

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Ela é nativa da Índia e da região do sudeste asiático, que foi trazida para os países que possuem um clima mais tropical, como o México, Brasil, Haiti entre outros. De acordo com o seu tipo, sua casca é verde quando ainda em processo de amadurecimento e vermelha ou amarela, conforme for amadurecendo. Sua polpa é bem amarela, com textura suculenta e fibrosa, que também pode variar de acordo com o seu tipo.

A manga possui um único caroço (semente da mangueira), que está envolto pela polpa, No Brasil, existem pelo menos 10 tipos de mangas, onde as mais conhecidas são: Espada, Palmer, Rosa e a Tommy Atkins. Ao total, são mais 1.600 identificados em todo mundo e o país com o maior número de tipos identificados é a Índia, com 62% de todos os tipos (aproximadamente 1.000 tipos).

Quer saber tudo sobre a essa fruta maravilhosa? Vamos te contar tudo, continue lendo!

Manga: Para que serve?

Pode parecer uma pergunta simples por ser uma fruta, mas ela tem mais conteúdo para ser descoberto do que você imagina. Ela é considerada uma fruta muito completa, não só pelo delicioso sabor e seu intenso amarelo da sua polpa, mas por seus benefícios para a saúde, sendo chamada por alguns especialistas em alimentação como a “Rainha das Frutas”.

Uma grande fonte de minerais, fibras e vitaminas, ela é um alimento bem versátil. Sendo possível até mesmo substituir refeições intermediárias pelo seu consumo, concedendo a sensação de saciedade, porém adicionando poucas calorias. Deixa a dieta mais leve e com muito mais sabor.

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Seu consumo pode ser realizado de forma natural ou como complemento de outros pratos, como saladas de frutas ou de verduras, sucos, doces ou geleias. Pode ser acompanhada de mel, aveia, iogurte e outras inúmeras possibilidades. Alguns chefs renomados usam a manga para fazer molhos e complementos de algumas refeições. Devido sua versatilidade, pode ser utilizado de diversas formas.

Manga: Quais são suas propriedades?

Para facilitar o entendimento de seus benefícios, vamos colocar em porções para entender todos os seus nutrientes. Uma porção com aproximadamente 100g de manga crua, possui 50Kcal, com 13g de carboidratos, sem uma quantidade que seja relevante de gordura, 1g de proteína e 2g de fibras.

Como uma manga pode chegar até 2kg, dependendo do seu tipo, o ideal é que para o consumo, ela seja cortada em pedaços para que você consiga medir a quantidade que está sendo ingerida. Uma xícara com mangas picadas tem em média 150g da fruta, logo você consegue ter ideia da quantidade de nutrientes que está ingerindo em cada porção. Ela é uma fruta que não possui sódio e nem colesterol, e conta com várias vitaminas (A, C, B6) e minerais (Potássio, ferro, cobre).

8 benefícios que ela proporciona para sua saúde!

Como a “Rainha das frutas”, a manga traz diversos benefícios para sua saúde, conheça os 8 principais benefícios.

  1. Auxilia no emagrecimento: Você sabia que mesmo ela possuindo carboidrato em sua composição, pode te ajudar a emagrecer? É isso mesmo, mesmo possuindo carboidrato, ela pode substituir refeições mais calóricas, como biscoitos, pães, massas entre outros. Fazendo com que você reduza a quantidade de calorias que são ingeridas ao longo do dia. Mesmo que você consuma uma quantidade que seja suficiente para que você se sinta saciado, a quantidade calórica ingerida é bem mais baixa. Aumentando o déficit calórico, o que promove a perda de peso.
  1. Inibe o crescimento de células de câncer: De acordo com um estudo que foi realizado nos Estados Unidos, 5 tipos de mangas foram pesquisadas, onde foi identificado a presença de polifenóis, que atuam na inibição do crescimento de células cancerígenas, do cólon e da mama, sem que as células boas fossem afetadas. Além disso, possui a pectina, que é um componente importante para prevenção do câncer de próstata.
  1. Controle de diabetes: Mesmo ela sendo doce, possui um valor glicêmico, o que é muito importante para não alterar a produção de glicemia e insulina do organismo. Sendo um alimento muito bom para pessoas que possuem diabetes. As fibras que estão presentes em sua composição, auxiliam no atraso da absorção dos carboidratos dos alimentos ingeridos, ajudando na redução dos índices de açúcar do sangue. Até as folhas da mangueira podem ser utilizadas nesse controle, pois ela também auxilia no controle dos índices de insulina no organismo.
  1. Ajuda a manter a visão “em dia”: Por ser rica em vitamina A, ela possui um componente conhecido como retinol, que auxilia na prevenção contra a cegueira noturna e melhora a visão como um todo. Uma xícara de manga picadinha contém cerca de ¼ da quantidade diária indicada para consumo. Além disso, possui um componente conhecido como zeaxantina, que atua na prevenção da degeneração da mácula dos olhos, que é associada à cegueira com o avanço da idade.

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  1. Controle do colesterol: Graças aos elevados índices de vitamina C, de pectina e de outras fibras, ajudam na redução da absorção do colesterol contido nos alimentos, sendo possível reduzir a quantidade que está presente na corrente sanguínea. Graças à presença do potássio, também na saúde dos vasos sanguíneos e do coração.
  1. Melhora do sistema imunológico: Devido a grande concentração das vitaminas do tipo A e C, uma xícara de manga picada corresponde a 70% da necessidade diária do corpo. A combinação das duas vitaminas ajuda a manter o funcionamento correto do sistema imunológico, pois atua diretamente nas defesas do organismo contra infecções, resfriados, gripes entre outros problemas que o corpo pode ser acometido. Além disso, ajuda no combate ao câncer, envelhecimento precoce e saúde dos vasos sanguíneos.
  1. Regulação do intestino: Por possuir uma grande concentração de fibras, ela ajuda a regular o funcionamento do intestino, sendo benéfico para os micro-organismos presentes na flora intestinal. Quando se realiza uma alimentação que seja em fibras, é possível eliminar as sensações de desconforto, inchaço e até mesmo as oscilações de humor causados pelo mal funcionamento do intestino. É importante ressaltar que para fins de controle intestinal, a fruta precisa ser consumida in natura, pois o suco não possui as mesmas concentrações de fibras do que a própria fruta.
  1. Mantém a pele mais viçosa: Graças à presença de uma combinação de diversas vitaminas e minerais, podemos afirmar que a manga é uma fruta que aliada à beleza da pele. Ela mantém a pele bonita de duas formas, através do consumo ou da aplicação direta na pele. Se quiser aplicá-la sobre a pele, basta cortar em pequenos pedaços fininhos e depois colocar na pele, deixe no máximo por 15 minutos. Esse processo vai ajudar a refrescar a pele e prevenir o aparecimento de acne.

Descubra como selecionar as melhores mangas!

A manga quando ela está madura, ela possui um cheiro mais intenso e mais doce. Mas se ela tiver um cheiro mais forte de produtos fermentados, ela infelizmente passou do ponto. As mangas precisam ser escolhidas com a casca mais firme, porém macio ao toque quando apertado de forma suave. No momento de apertar, a casca não pode ser romper, pois isso é um sinal de que ela está madura demais.

A casca também pode ser um indicativo importante para saber se ela está no ponto certo para o consumo, pois quando está madura acontece uma mudança de cor do verde para o amarelo e/ou vermelho. Se encontrar manchas pretas na casca, indica que ela passou do ponto.

Se comprou a manga mais verde e deseja acelerar seu amadurecimento, será necessário embrulhá-la em um papel junto com outra manga que já está no ponto para consumo, e observar quando ela estiver pronta para consumo.

Quais são as dúvidas mais comuns sobre o consumo da manga?

Mesmo sendo uma fruta muito consumida e conhecida ao redor do mundo, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre seu consumo. Descubra as principais a seguir.

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Comer manga engorda?

Conforme falamos acima, a manga auxilia no processo de emagrecimento se for consumida na quantidade adequada. Ela não deve ser consumida em excesso, nada de exageros. O consumo de 100g contém apenas 60Kcal, o que garante uma alimentação muito saudável, ajudando a emagrecer.

A manga pode ser consumida todos os dias?

A manga é uma fruta excelente para ajudar seu corpo na absorção dos nutrientes necessários para uma alimentação balanceada. O consumo diário da fruta pode ser interessante para quem deseja reduzir os índices de colesterol do organismo, melhorar a saúde vascular e cardíaca.

Como posso consumir a manga?

Ela pode ser consumida in natura, sucos ou em saladas de frutas ou de verduras. Pode ser utilizada com alimentos salgados, em forma de calda ou complemento de algum prato. A casca contém muitos nutrientes, desta forma pode ser consumida junto com a fruta, sem a necessidade de retirá-la (desde que esteja muito bem limpa). Você ainda pode optar por consumi-la em forma de geleia ou em cremes doces gelados.

Quais são os cuidados necessários?

Pessoas que possuem alergia ao látex, podem ter algum tipo de reação alérgica ao consumir a fruta. Graças a um composto conhecido como urushiol, que leva a um quadro de dermatite de contato.

Existem produtores que ainda utilizam substâncias como o carboneto de cálcio, mesmo sendo uma prática proibida em diversos países. Esse composto é muito tóxico para seres vivos. Por isso, opte por produções orgânicas para o consumo.

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