Capoeira: Origem, Golpes e Instrumentos

A capoeira é uma rica expressão da cultura do Brasil e que combina esporte, cultura, arte marcial, além de muita música e dança. Ela teve origem ainda na época da escravidão ( século XVII), pelos negros que pertenciam a uma etnia chamada banto.

Atualmente, a luta é considerada uma das maiores expressões que simbolizam a nossa cultura. Ela pode ser praticada nas ruas, em clubes, escolas, academias e representa uma forma muito consistente de socialização e criação de laços entre os praticantes e seus mestres.

Significado e Origem da Capoeira

A capoeira era o local desmatado onde os negros escravizados realizam a prática dos seus golpes. Por esse motivo, portanto, o esporte ganhou esse nome. Com golpes cheios de acrobacias, a capoeira encanta e representa um espetáculo incrível tanto para quem pratica, quanto para quem acompanha uma roda.

capoeira 2

A música e a dança trouxeram um aspecto de brincadeira e ludicidade para a atividade que permanece até hoje como uma representação muito importante para a cultura brasileira. Segundo alguns historiadores, o berimbau era usado como sinalização para que os escravos transformassem a luta em dança ao identificarem a presença de algum senhor de engenho.

Como funciona?

A prática dessa atividade é feita por meio do acompanhamento de instrumentos musicais como o berimbau, portanto, além de cantos específicos e muitas palmas. Uma grande roda é formada e os praticantes são graduados conforme o desempenho no esporte. As cores das cordas (que são amarradas na cintura) da capoeira representam a evolução dos capoeiristas.

Um ponto muito interessante da atividade, portanto, é que ela é um esporte que tem a música como um dos pontos mais importantes da prática. É exatamente o som que define que ritmo o jogo será realizado na roda. As palmas, o ritmo do berimbau e os cantos orquestram o duelo entre os participantes.

O berimbau é feito com um pedaço de cabaça , arame , bambu e proporciona um incrível e contagiante som. O ritmo tocado pode ser lento ou mais acelerado e as músicas sempre remetem à cultura africana.

Conheça alguns Golpes da Capoeira

Os golpes do esporte são rápidos utilizam o chão, as mãos e a cabeça para serem executados. Os golpes mais conhecidos são: joelhadas, chutes, cotoveladas, rasteiras e diversos malabarismos (pulos) realizados no solo ou no ar.

capoeira 1

A prática física pode ser, inclusive, considerada uma arte que pode ser usada como defesa pessoal. Os dois tipos de capoeira são: Regional e da Angola. A da Angola é a mais tradicional e segue os moldes do que era jogado pelos escravos. Possui, portanto, um ritmo mais lendo e movimentos realizados com mais frequência no chão e simulando uma espécie de “ enganação “ ao oponente.

Já a capoeira regional, por conseguinte, é uma versão mais contemporânea da atividade e se assemelha mais com uma luta. Ela foi criada na Bahia pelo famoso Mestre Bimba e ganhou adeptos em todo o mundo. Isso fez com que o esporte se popularizasse e ganhasse praticantes por muitos locais.

E você? Já pensou em lutar capoeira? Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde