Chá de alecrim: Tudo o que você precisa saber!

O alecrim é uma erva com muito perfume, nativa do Mediterrâneo, é utilizado como condimento para culinárias, perfumes, infusão, chá, e até mesmo pode ser utilizado em bebidas alcoólicas, na estética entre outros. Uma erva muito versátil, com um toque marcante graças ao seu perfume. Tem sido uma erva muito utilizada ao longo dos séculos ao redor do mundo, principalmente na Europa e Ásia, para o tratamento de inúmeras doenças.

Membro da família Lamiaceae, que também possui outras ervas na família, como o tomilho, manjericão e lavanda. É utilizado há centenas de anos por suas qualidades medicinais, e uma das maneiras mais populares de usá-lo é o chá. Uma erva utilizada na medicina tradicional e em medicinas alternativas. Em algumas culturas, utilizado como incenso natural, para aromatizar e proteger o ambiente contra energias negativas.

alecrim

A erva não só tem bom sabor em pratos culinários, com frango e cordeiro, mas também é uma boa fonte de ferro, cálcio e vitamina B-6. Os pratos normalmente são preparados como uma erva seca inteira ou um extrato seco em pó, enquanto chás e extratos líquidos são feitos de folhas frescas ou secas.

Muito utilizada desde tempos antigos, por suas propriedades medicinais, utilizado para aliviar a dor muscular, ajuda a memória, aumenta a imunidade, e até mesmo o crescimento capilar o alecrim pode ser utilizado.

O chá de alecrim é uma maneira eficiente de extrair um pouco mais dessa erva maravilhosa, o chá com diversas propriedades, uma delas é o aumento da imunidade. Além de possuir um sabor incrível com um cheiro muito aromático, ele é revigorante e rejuvenescedor.

Conheça os benefícios do chá de alecrim

Rico possui diversos nutrientes, rico em flavonoides, derivados fenólicos, glicosídeos e outros fitoquímicos que lhe conferem propriedades medicinais. O chá ajuda na perda de peso, aumenta a memória, previne o câncer e ajuda na digestão. Aqui está uma lista das maravilhas que este chá faz por você:

1. Auxilia no tratamento do Alzheimer e distúrbios que estão relacionados

O Alzheimer é uma condição que evolui e causa demência, devido a degradação das células. A medicina tradicional utilizava o alecrim para auxiliar na melhora da memória, evitando assim a perda recorrente.

chá de alecrim

O chá de alecrim possui algumas propriedades, como o diterpenóides, que inibem a morte celular neuronal, com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antidepressivas e também ansiolíticas. Logo, o consumo regular de chá de alecrim desacelera a incapacidade e a perda de memória.

2. O chá de alecrim ajuda na perda de peso gradual

Os componentes fitoquímicos deste chá inibem a atividade da lipase – uma enzima que quebra as gorduras para gerar lipídios.

Como a lipase é inativa, não há degradação das gorduras. Você vai se sentir mais cheio e não vai empinar e acumular quilos extras.

3. Cura o câncer

Existem estudos demonstrando o efeito do alecrim no câncer de mama. Constituintes específicos como o ácido rosmarínico e o ácido cafeíco (encontrados no chá de alecrim) podem curar e também prevenir o aparecimento de câncer em vários órgãos.

Esses produtos químicos são potentes antioxidantes e antiproliferativos e podem proteger suas células dos danos causados ​​pelos radicais livres.

4. O alecrim auxilia a gerenciar o estresse e a ansiedade

É comum na sociedade atual, o aumento dos casos de transtornos ocupacionais e com um estilo de vida acelerado. E, infelizmente, as pessoas estão cada vez mais deprimidas, muito mais do que a geração dos nossos pais e dos nossos avós.

Consumir o chá de alecrim de forma regular auxilia, de forma significativa, nos níveis de estresse. Algumas propriedades, como o ácido ursólico e rosmarínico, possuem ação antidepressivo e antioxidantes, que combatem o estresse e a ansiedade. Os níveis de estresse são reduzidos, aumentando a calma, regulando o sono e a ansiedade, pelo consumo do chá de alecrim.

5. Ajuda na digestão e previne a obesidade

Nem todos os micróbios são prejudiciais porque abrigamos um monte deles em nosso intestino! A composição desses micróbios afeta sua digestão e absorção. O chá de alecrim apoia o crescimento dessas espécies (Lactobacillus, Bifidobacterium), o que ajuda na absorção seletiva de fibras e na quebra de lipídios. Isso evita a obesidade.

 6. Protege seu fígado contra danos

O chá de alecrim possui compostos bioativos que possuem propriedades anti-inflamatórias e de eliminação de radicais livres.

O diterpeno fenólico é um desses compostos que protege as células do fígado contra estresse e inflamação químicos. O chá de alecrim inibe a formação de peróxidos prejudiciais no fígado e preserva a integridade estrutural dos hepatócitos. Diga adeus à cirrose e icterícia!

7. Possui propriedades antienvelhecimento

Devido à presença de poderosos antioxidantes e fitoquímicos antimicrobianos, o chá de alecrim é um salvador da pele. Beber ou aplicá-lo pode curar infecções bacterianas ou fúngicas, lesões, acne e bolhas.

alecrim

Os antioxidantes, como o ácido rosmarínico, eliminam os radicais livres que causam rugas, linhas finas e pigmentação. O chá de alecrim também aperta a pele flácida para torná-la mais jovem, fresca e brilhante.

8. É um excelente aditivo antidiabético

A medicina tradicional usava as folhas de alecrim para tratar a hipoglicemia (níveis deficientes de glicose no sangue). Contém canfeno, borneol, luteolina, hesperidina e carnosol que inibem a peroxidação lipídica e desencadeiam a produção de enzimas antioxidantes.

Esses fitoquímicos combatem à diabetes e também podem gerenciar a dependência de insulina em indivíduos diabéticos.

9. Promove o crescimento do cabelo

O chá de alecrim é uma bênção disfarçada para todos aqueles que sofrem de perda de cabelo. Melhora a circulação sanguínea (transportando oxigênio e nutrientes) para os folículos capilares, o que, por sua vez, aumenta o crescimento capilar.

Lavar o cabelo regularmente com chá de alecrim resolverá problemas como calvície, caspa, queda de cabelo, envelhecimento prematuro e desbaste. Os antioxidantes removem qualquer acúmulo de produto e tratam infecções por fungos no couro cabeludo, proporcionando cabelos saudáveis.

10. Alivia a inflamação e a dor

A erva tem propriedades analgésicas e pode curar dores nas articulações, inflamação e reações alérgicas dolorosas. O chá de alecrim atua melhorando a circulação sanguínea, reduzindo a inflamação e eliminando os radicais livres ou o estresse químico para aliviar cãibras ou dores nevrálgicas.

É difícil acreditar que uma erva selvagem que cresce no seu quintal possa fazer essas maravilhas por você, não é? Você não gostaria de fazer a poção mágica sozinha e provar suas habilidades? Sim, essa é a surpresa que mencionei. É hora de aprender a fazer chá de alecrim.

Como você faz chá de alecrim?

Aqui está a receita para fazer o chá de alecrim rejuvenescedor.

O que você precisa?

  • 1 colher de chá de folhas e caules de alecrim (secos, frescos ou em pó)
  • 1 xícara de água filtrada
  • 1 colher de chá de mel ou açúcar (opcional)

Vamos fazer isto!

  1. Leve a água para ferver em um bule de chá e abaixe o fogo.
  2. Adicione a erva de alecrim à água. Deixe em infusão por 5-6 minutos.
  3. Coe a mistura em sua xícara de chá.
  4. Adicione o mel / açúcar. Misture bem.
  5. Sente-se e saboreie!

Agora vem o bônus! Leia para saber como fazer o alecrim enxaguar o cabelo.

Receita de chá de alecrim para os cabelos (para cabelos lisos, brilhantes e saudáveis)

O que você precisa?

  • 2 colheres de sopa de folhas frescas de alecrim ou 1/2 xícara de chá de alecrim (receita acima, não adicione adoçante)
  • 2 xícaras de água

Complementos opcionais

  • 1 colher de sopa de tomilho fresco ou seco, folhas de sálvia e flores de lavanda
  • Óleo de amêndoa ou argan

Vamos fazer isto!

  1. Leve a água para ferver e adicione a erva de alecrim. (Você também pode adicionar tomilho, folhas de sálvia e flores de lavanda.)
  2. Reduza o fogo / fogo para ferver e cubra o recipiente.
  3. Após 5-6 minutos, desligue o fogo / chama.
  4. Deixe a mistura esfriar. Você terá um líquido marrom escuro com uma camada oleosa.
  5. Coe o conteúdo em uma vasilha.
  6. Lave o cabelo com esta mistura após lavar regularmente para obter melhores resultados.

Nota: Aguarde 2-3 minutos antes de lavar a mistura com água.

Curiosidades sobre o alecrim

  • No século 16, o alecrim era frequentemente queimado em salas e hospitais para matar germes.
  • Uma surpresa, mas a erva alecrim atrai abelhas!
  • Na antiga tradição inglesa, as noivas davam galhos de alecrim aos noivos como um símbolo de fidelidade.

Depois de todos os elogios e usos, e se eu lhe disser que, como todas as formulações à base de plantas, o chá de alecrim também tem seus efeitos colaterais? Sim, infelizmente, sim. Mas não se preocupe, são poucos e em casos especiais.

Efeitos colaterais de beber o chá de alecrim

A maioria dos efeitos colaterais se deve à própria erva. Há muito menos informações sobre o chá de alecrim especificamente. A ingestão de uma quantidade alta de erva de alecrim, sob qualquer forma, pode ter as seguintes desvantagens:

chá de alecrim

  • Alergia: Se você é alérgico a aspirina ou drogas saliciladas, pode desenvolver uma alergia ao chá de alecrim.
  • Riscos na Gravidez: As mulheres grávidas podem enfrentar um risco de sangramento uterino se consumirem uma quantidade alta de extrato de alecrim. Também pode causar ciclo menstrual e abortos nessas mulheres.
  • Piora convulsões: Embora tenha propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, uma overdose de chá de alecrim pode piorar as convulsões ou a epilepsia.

Mesmo que sejam poucos os efeitos colaterais, é importante respeitar as contraindicações, principalmente se estiver grávida ou com suspeita de gravidez.

Então, qual é a conclusão?

Como a erva tem muitos benefícios, o chá também os possui. Portanto, não existe mal em experimentar o chá de alecrim, desde que respeite as contraindicações. Apesar dos raros efeitos colaterais, você deve cultivar uma muda de alecrim no quintal e fazer o chá e o cabelo enxaguar.

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde