Dermatite Seborreica: No Rosto, Causas, Tratamento!

A dermatite seborreica causa a inflamação na pele, ocorrendo descamação e vermelhidão nas áreas atingidas do rosto. Podendo ocorrer desde o couro cabeludo até no canto do nariz. Seu diagnóstico deve ser obtido através de um médico especialista!

O que é Dermatite Seborreica?

Trata-se de uma condição a qual causa inflamação na pele, surgindo vermelhidão e desencadeando a descamação em algumas regiões do rosto, couro cabeludo e nas orelhas. A dermatite seborreica é uma doença crônica, podendo existir momentos de melhora e piora dos sintomas. Essa condição ocorre mais em homens.

dermatite seborreica 2

Quando ocorre nos recém-nascidos, chamada de crosta láctea, é temporária e não apresenta riscos, podendo se apresentar com cascas grossas de tonalidades amareladas ou marrons no couro cabeludo da criança. Escamas também podem aparecer, tanto em adultos como crianças, sendo encontradas nas pálpebras, orelhas ou ao redor do nariz e virilha.

Essa doença não é contagiosa e nem causada pela falta de higiene. Nem mesmo se trata de uma alergia ou é perigosa.

No Rosto

Muitas pessoas acreditam que a descamação ou dermatite seborreica só ocorra no couro cabeludo, mas ela atinge outras áreas de nosso corpo, principalmente aquelas que são mais oleosas, como por exemplo o nosso rosto.

O óleo em nossa pele faz com que as células mortas se aglutinam e formam escamas amareladas. Alguns sintomas mais comuns, são:

  • a formação de escamas oleosas, de tons amarelos ou brancos, próximos dos ouvidos, nas laterais do nariz ou em outras regiões de nosso rosto;
  • caspa nas sobrancelhas, no bigode ou barba;
  • bastante comum o surgimento de vermelhidões;
  • as pálpebras, além de vermelhas, ficam ásperas;
  • além de pedaços de pele que coçam ou então doem.

Causas

Apesar de sua causa não ser conhecida, alguns dizem que se trata de origem genética ou influenciada por alguns agentes externos, como alergias. A presença de um fundo também é uma das apostas para o surgimento dessa condição.

dermatite seborreica 2

Tratamento

O diagnóstico da dermatite seborreica deve ser feito por um profissional dermatologista, que irá se basear a partir das localidades das lesões e relatos do paciente. Existem casos em que se faz necessário a realização de exames clínicos, como a biópsia, o micológico e o teste de contato.

Antes que as crises começam, é importante você já estar em um tratamento, podendo envolver as seguintes medidas: as lavagens serem mais frequentes; interromper o uso de pomadas, gel ou spray para o seu cabelo; evitar o uso de chapéu ou boné; de preferência utilizar os shampoos com componentes que contém ácido salicílico,enxofre, zinco, alcatrão, selênio e antifúngicos.

Ainda, vale ressaltar que não existe uma maneira de prevenir que essa doença se desenvolva ou, então, apareça novamente. Mas você pode ter maiores cuidados com a higiene e ainda utilizar produtos específicos para o seu tipo de cabelo.

É importante seguir esse tratamento corretamente, lembre-se que ele vai variar com a localização dessas lesões e a intensidade dos sintomas. Adotar alguns hábitos podem ajudar na melhora desses sintomas, como por exemplo não tomar banhos com a água muito quente ou então se enxugar bem antes de vestir a sua roupa.

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2021 - Incrível Saúde