Equinócio de Outono: Tudo o que você precisa saber!

O equinócio de outono é um fenômeno que diz respeito aos raios solares que incidem sobre os hemisférios, também significa a chegada de uma estação.

Uma das características que marca a estação é a redução gradativa da incidência da luz do Sol durante os dias, e isso vai ocorrer devido ao fenômeno do equinócio que acontece justamente no outono. Ou seja, os hemisférios vão ser ambos iluminados pelo Sol, norte e sul, fazendo com que os dias e as noites tenham a mesma duração.

No hemisfério sul, este fenômeno, mais conhecido como equinócio de outono, vai marcar o final do verão e o início do inverno. Leia mais sobre este assunto no texto que fizemos, a seguir!

Equinócio de outono 1

O que é o equinócio de outono?

Trata-se da passagem do sol sobre a esfera celeste, determinada pela posição do Sol enquanto ele está se movendo de forma elíptica. Isto cruzando o equador celeste, e assim determinando o início da estação para o hemisfério Sul.

Ou seja, neste momento, o Sol vai se posicionar sobre o ponto vernal. Sendo assim, no verão e na primavera. Quando ocorre o contrário, o fenômeno leva o nome de solstício.

As datas e horários podem sofrer algumas pequenas mudanças, mas normalmente vão ocorrer no mesmo período. Sendo dos dias 19, 20 e 21 de março para o Hemisfério Sul e no Norte nos dias 19, 20 e 21 de setembro.

Desta maneira, enquanto os dias vão se estendendo durante o outono, a iluminação do Sol vai se tornando cada vez mais desigual, fazendo com que o dia dure menos que a noite. Alteração esta que causa mudanças no clima e nos fenômenos naturais.

O outono vai ser mais sentido nas regiões Norte e Sul da Terra, assim como as demais estações. Pois na zona equatorial, com as latitudes baixas, as mudanças de estações não são tão sentidas.

Diferença entre solstício e o equinócio

Vamos conversar sobre o solstício; é o momento em que o Sol atinge a latitude do equador com maior declínio, o que vai gerar uma incidência maior em um dos polos. Quando essa incidência é maior, recebe o nome de solstício de verão, e no contrário, por conseguinte, solstício de inverno.

Outra característica marcante sobre o solstício de verão são os dias mais longos que a noite. Já no solstício de inverno, ocorre o contrário.

Equinócio de outono 2

Já quando o Sol não está inclinado sobre nenhum dos pólos, o fenômeno que vai ocorrer é o equinócio, de forma que ele estará inclinado na direção da linha do equador. Ou seja, a luz solar será a mesma para ambos os hemisférios, fazendo com que os dias e as noites tenham a mesma duração.

Vale lembrar que esse fenômeno ocorre duas vezes durante o ano. A primeira vez ocorre quando se dá inicio da primavera no hemisfério norte, acarretando no outono no hemisfério sul. O segundo momento é durante o mês de setembro, onde o outono vai começar no hemisfério norte e se tornar primavera no sul.

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2022 - Incrível Saúde