Frutas: Por que são importantes para a nossa saúde?

Estamos em um país tropical, com uma abundante variedade de frutas disponíveis, algumas mais conhecidas pelo grande público e com fama internacional, outras são mais regionais, porém com sabores inconfundíveis. São tantas opções, que as vezes nem sabemos qual realmente queremos. Elas são apreciadas de diversas formas, mas o consumo in natura que realmente agrega valores para nossa saúde.

Existe uma fruta para cada tipo de paladar, existe quem gosta de frutas mais doces, outros preferem as frutas mais azedas, tem que goste de frutas com sabores exóticos. E as frutas de época, que apenas em um determinado do ano é possível encontrar, essas são as mais gostosas, pois você passa o ano inteiro esperando por aquele momento.

Elas possuem um alto valor nutricional, sendo que cada fruta tem seu valor em particular, mas generalizando, elas não são apenas saborosas, elas são ricas em minerais, fibras, vitaminas e também em água, muito importante nos períodos mais quentes do ano, principalmente nas regiões do nordeste, norte e sudeste brasileiro, que registra sempre altas temperaturas.

Nosso organismo para ser saudável, ele precisa da dose certa de vitaminas, minerais, fibras ingeridas na quantidade correta. As frutas possuem todos esses atributos para manter nosso corpo em pleno funcionamento, pois está recebendo os requisitos necessários para isso.

O incentivo do consumo de frutas regularmente deve acontecer desde primeiros anos de vida, para que já aprenda a apreciar o que é saudável e saboroso. Você pode consumir frutas no momento em que desejar, mas se estiver fazendo uma dieta, você pode consumi-las em horários de pequenos lanches entre as refeições, assim ela pode saciar a fome e fornecer os nutrientes necessários para o organismo.

O consumo de frutas pode ser realizado de diversas formas, mas a indicação é que o consumo seja feito com frutas variadas, pelo menos 3, com propriedades diferentes. Pode mesclar uma fruta cítrica, que pode ser consumida in natura ou como suco, uma fruta vermelha, devido à presença de flavonoides, e a terceira uma fruta amarela. Lembra daquela história de quanto mais colorida sua alimentação for, melhor será para a sua saúde? Isso também vale para as frutas.

No período da infância e da adolescência, o consumo de frutas costuma ser negligenciado, pois o sabor de produtos industrializados, biscoitos doces entre outros costumam ser mais apreciados. Mas é importante que o exemplo seja dado pelos pais, para evitar que as crianças e jovens não apreciam o sabor e os benefícios trazidos para a saúde. Na mochila da escola, sempre coloque uma ou duas frutas, para que eles possam consumir ao longo do dia.frutas

Mesmo sendo muito saborosas, elas podem ser o diferencial entre uma vida saudável e uma vida com problemas de saúde a partir de uma certa idade. Muitas pessoas não sabem, mas o consumo regular de frutas, na quantidade indicada (sem excessos), pode prevenir problemas relacionados à hipertensão, diabetes, alguns tipos de câncer, entre outros.

Você pode consumir sucos naturais da fruta, é uma forma de consumo, muito refrescante e saudável. Não é necessário adoçar em casos de frutas menos cítricas, como a laranja e a tangerina, mas caso prefira mais docinho, você pode utilizar açúcar mascavo para manter o suco com as melhores propriedades.

As frutas são aliadas para quem está buscando melhorar a qualidade de vida através do esporte, pode ser por exercícios em academias, natação, corrida, caminhada, ela pode ser consumida tanto no pré quanto no pós treino. Uma fruta muito consumida é a banana, por ser um carboidrato simples. O coco também pode ser usado no pós treino, por ajudar a regular os níveis de insulina após os exercícios físicos.

Uma fruta muito conhecida por quem pratica esportes, é o açaí, ele virou uma febre no Brasil e uma ótima opção refrescante para os dias mais quentes. Porém, ele precisa ser consumido com atenção, pois devido ao processo de industrialização, é adicionado xarope de guaraná para que o sabor fique mais agradável, porém ele eleva os níveis de insulina no organismo, por isso precisam ser consumidos com atenção.

Uma dieta com uma grande concentração de frutas, ajuda a nos manter vivos e muito saudáveis. Com o consumo regular, conseguimos evitar pequenos problemas de saúde, como gripes e resfriados. Nosso corpo cria uma resistência muito maior para outros tipos de doenças.

Nas frutas, de uma forma geral, podemos encontrar celulose, que é um nutriente muito importante para regular o intestino, e evitando prisão de ventre. Melhoram as funções gástricas, e ainda conseguem desintoxicar nosso organismo.

Conheça mais sobre as frutas mais populares no Brasil e seus benefícios

Agora que falamos um pouco sobre os benefícios que o consumo de frutas pode proporcionar para a nossa saúde, vamos falar um pouco sobre cada uma das frutas populares no Brasil bem como entender quais são seus benefícios específicos que estão associados ao seu consumo.

Abacate

O abacate é conhecido pela sua coloração verde intenso e um sabor único, rico em gordura em sua polpa. Não pense que ele se resume apenas em vitaminas maravilhosas, pois todo ele, ou seja, sua folha, fruto e semente podem ser utilizados em prol da saúde.

fruta-abacate

Elas fazem parte de composição de medicamentos, cosméticos, podem ser utilizados na culinária e em aplicações medicinais. Suas propriedades auxiliam no tratamento: Dores de cabeça e reumáticas, diarreia, bronquite, ressecamento de pele e cabelos.

Abacaxi

Um fruto muito tropical, com um sabor adocicado e refrescante, perfeito para repor as energias. Uma fruta rica em cálcio, ferro, vitaminas e ácidos orgânicos.

fruta-abacaxi

Ele ajuda em processos de cicatrização, retirar células mortas da sua pele. Suas propriedades também auxiliam no tratamento de eliminação de excesso de líquidos, cicatrização de feridas, digestão, úlceras e rejuvenesce a pele.

Acerola

Um fruto delicioso com um sabor um pouco ácida, levemente azeda, mas o que a torna mais especial. O suco da acerola é maravilhoso e muito refrescante, perfeito para aqueles dias de muito calor. Uma fonte rica em ferro e vitamina C.

fruta-acerola

E por falar em vitamina C, a concentração da Acerola é muito boa para retardar o processo de envelhecimento precoce da pele. Auxilia no tratamento de febre, gripes e resfriados além de preveni-los.

Banana

Uma fruta inconfundível com um sabor adocicado, muito suculenta e saborosa. Possui uma fonte abundante de potássio, vitaminas (A, B, B1, B2, C, E, H) e sais minerais. Alguns estudos recentes realizados mostraram que o consumo regular pode prevenir derrames e melhorar a circulação sanguínea.

fruta-banana

Ela é muito procurada por esportistas e atletas, pois ela evita a ocorrência de câimbras após esforços, como em treinos mais intensos.  Além disso, ela auxilia no tratamento de anemia, diarreia e fraqueza.

Caju

Uma fruta tipicamente brasileira, encontrada em abundância no nordeste brasileiro. Da fruta do caju, extraímos a castanha, que também é muito procurada e um excelente aperitivo após ser cozida.

fruta-caju

O caju possui um sabor adocicado. Ele é rico em sais minerais, vitaminas e proteínas. Todas as partes do caju podem ser utilizados (Casca, folha, semente, fruta e sua raiz). Auxilia no tratamento de doenças, como: anemia, feridas, gripes, diarreia, estresse e diabetes.

Coco

O coco é um fruto tropical muito consumido em todo o mundo, não apenas no Brasil. Pode ser utilizado de diversas formas e com várias aplicações. Possui uma alta concentração de magnésio, que auxilia o reforço dos ossos e das cartilagens. Um poderoso adstringente que atua diretamente nas hemorroidas.

fruta-coco

A água do coco é um destaque especial, pois além de ser um líquido muito refrescante, possui inúmeros benefícios para a saúde. Rica em proteínas, sais minerais e vitaminas. Ela auxilia na redução de rugas, dores musculares, fadiga entre outros. Pela alta concentração de sais minerais, atua na hidratação do corpo.

Goiaba

A goiaba é uma fruta de época, que só está disponível em alguns períodos do ano. Um sabor levemente adocicado, com uma polpa suculenta. Possui uma boa concentração de ferro, vitamina A e C e também tanino.

fruta-goiaba

Suas propriedades auxiliam no tratamento de acidez e fermentação dos alimentos à base de carboidrato, durante o processo de digestão. Além disso, ajuda no tratamento de diarreias, gripes, recuperação e cicatrização de feridas e redução do acúmulo de líquidos.

Jabuticaba

Uma fruta curiosa, pois ela diferentemente das demais frutas que dão nos galhos, a jabuticaba cresce no tronco da jabuticabeira. Um gosto peculiar, muito saborosa, com inúmeras propriedades medicinais.

fruta-jabuticaba

Possui uma forte ação adstringente, ajudando no tratamento e melhora em quadros de diarreias. Além disso, ela auxilia no tratamento e controle de ácido úrico e úlceras.

Laranja

Muito conhecida, famosa por seu suco maravilhoso. Ela não se resume apenas a isso, ela é fonte rica em vitaminas (A, C e B12), ferro, cálcio e o fósforo. Muito refrescante, sem contra indicações para seu consumo, pode ser consumida in natura¸ em sucos ou refrescos.

frutas-laranja

Tem propriedades que estimulam a ação diurética e depuração do sangue. Auxilia no tratamento de febres, resfriados, gripes, problemas intestinais e digestivos.

Limão

Uma fruta ácida, porém, muito saborosa, extremamente refrescante, até sua casca pode ser aproveitada em diversas receitas. Rico em sais minerais e vitaminas diversas (A, C e B1). O limão pode ser utilizado para auxiliar na recuperação de gripes e resfriados, devido a sua alta concentração de vitamina C.

frutas-limão

Além disso, possui propriedades que auxiliam no tratamento de aftas, tosses, ácido úrico, enxaqueca, acne, hipertensão, amigdalite entre outros.

Maçã

A maçã é uma fruta saborosa, que pode ser consumida com casca. Possui diversas propriedades com ação anti-inflamatório e também adstringente.

frutas-maça

Ela auxilia na redução de toxinas na corrente sanguínea, problemas de digestão, eliminação de líquidos do organismo, estresse e também reumatismo.

Mamão

Uma das frutas mais procuradas para solucionar problemas de prisão de ventre, caiu nas graças popular e ninguém vive sem um mamão em casa resolver esse tipo de problema. Ele possui uma propriedade conhecida como papaína, que ajuda no processo de digestão.

frutas-mamao

No momento da ingestão em jejum, auxilia contras diabetes. Ele auxilia no tratamento de doenças relacionadas à respiração e a digestão, verrugas, vermes e anemia.

Maracujá

Uma fruta que tem uma forte ação de calmante, devido às propriedades dadas pela passiflora, que é um calmante natural e muito eficiente.

frutas-maracuja

O maracujá é uma fruta cítrica, com um sabor forte, porém muito refrescante. Ele auxilia no tratamento contra a ansiedade, estresse, histeria, depressão, insônia, hipertensão e tensão nervosa.

Melancia

Uma fruta com uma concentração abundante de água, perfeita para hidratação do organismo nos dias mais quentes, ajuda na eliminação de toxinas que fazem mal para o corpo. Além de água, possui boas concentrações de vitamina A, potássio e sais minerais.

frutas-melancia

Tem uma ação conhecida como um excelente diurético, preveni a retenção de líquidos, ácido úrico, cistite e verminoses. Uma fruta muito saborosa, que pode ser consumida sem limites.

Morango

Uma fruta deliciosa, com um sabor marcante e bem docinho, levemente ácido. Se você está buscando uma vida mais saudável, um morango uma fruta muito importante para alcançar esse objetivo.

frutas-morango

Sua ação é emoliente, mineralizante e também alcalinizante. Ele auxilia no tratamento de anemia, diarreia, hipertensão arterial, cálculo renal e ácido úrico.

Pêra

Uma fruta muito conhecida, porém, seu consumo não é tão popular, mas tem um sabor maravilhoso e uma polpa muito suculenta. Você sabia que ela possui propriedades que auxiliam no processo de eliminação de gordura do corpo?

frutas-pera

Além disso, auxilia no tratamento de diversas doenças, como: hipertensão, gota, cálculo renal, reumatismo entre outros. Rica em vitaminais variadas, além de potássio e sais minerais.

Tangerina

Conhecida em algumas regiões como mexerica, um sabor cítrico bem aromática, com um perfume forte. Seus bagos são ricos em vitaminas (A, C, B1, B2) e sais minerais.

frutas-tangerina

Ela auxilia no tratamento de febres, gripes e resfriados, na eliminação dos líquidos acumulados no organismo, verminoses e estresse.

Uva

A uva é uma fruta deliciosa, que nasce em parreiras, com um sabor que pode variar entre as uvas verdes e roxas. Possui inúmeras propriedades medicinais, graças a concentração de vitaminas variadas, potássio, ferro e glucose.

frutas-uva

Ela atua na desintoxicação do organismo. Ela ajuda no tratamento de problemas intestinais, digestivos e circulatórios.

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde