Goiaba: 5 benefícios para sua saúde

A goiaba é uma fruta popular na América do Sul, mas também é cultivada em outros países tropicais e subtropicais. Uma excelente fonte de vitamina C, ela contém 228,3 mg de vitamina C por 100 gramas. Além disso, contém vitamina A, que, como a vitamina C, possui propriedades antioxidantes.

Benefícios da Goiaba

O conteúdo antioxidante da goiaba é muito interessante. De fato, vários estudos científicos mostraram que a goiaba possui um alto teor de polifenóis. Existem 10 vezes mais na casca de goiaba do que na carne. Além disso, a goiaba também é uma excelente fonte de vitamina C e contém vitamina A, duas vitaminas com propriedades antioxidantes. Seu conteúdo de vitamina C é cinco vezes maior que o laranja.

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Nível de colesterol

Em um estudo, o consumo de goiaba aumentou os níveis de colesterol HDL, benéficos para a saúde do coração. Por outro lado, este estudo foi realizado com o consumo de aproximadamente 4 goiabas por dia (400 g), o que representa um consumo alto e difícil de atingir a cada dia. A goiaba contém pectina, uma fibra solúvel conhecida por desempenhar um papel nos níveis de colesterol no sangue.

Além disso, as folhas de goiaba apresentam alto teor de luteína, zeaxantina e licopeno, nutrientes envolvidos na saúde ocular, mas também na prevenção de certos tipos de câncer.

Propriedades

Amplamente utilizada na medicina tradicional, diz-se que as folhas de goiaba possuem propriedades adstringentes e antidiarreicas. Utilizados em decocção ou aplicação local, também teriam efeitos bactericidas. Goiaba muito madura teria um efeito levemente laxante em algumas pessoas, enquanto uma fruta muito jovem teria um efeito anti-diarreia. Sua carne esmagada é usada há centenas de anos para fazer hidratantes para o corpo e o rosto.

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Uso de goiaba

Ao comprar, procure uma fruta macia e machucada, sem carne nem muito macia nem muito dura. A fruta madura exala um perfume muito perfumado. Goiabas geralmente estão disponíveis do final da primavera a agosto nos supermercados.

A fruta pode ser armazenada em temperatura ambiente até a maturidade. Pode ser colocado em um saco de papel para acelerar o processo. Depois de maduro, ele ficará na geladeira por alguns dias.

Seu preparo é simples, a goiaba pode ser consumida com ou sem casca, lisa ou cozida. Você pode fazer uma geleia. Pode ser adicionado a molhos, saladas de frutas, torta, tapioca, sorvete ou iogurte. No México, até misturamos goiaba e batata-doce para uma combinação interessante. Também pode ser consumido na forma de suco e bebidas.

O que os nutricionistas dizem?

Como parte de uma dieta equilibrada e saudável que inclui frutas todos os dias, a goiaba é uma opção interessante devido ao seu alto teor de antioxidantes e uma boa quantidade de fibras. Não hesite em integrá-lo em sua vida diária para um toque tropical e original.

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Dicas finais

Difícil de encontrar no estado fresco no mercado, por ser uma fruta tropical, a fruta geralmente é consumida na forma de suco. De forma redonda ou oval e tamanho de 3 a 10 cm, possui pele fina e polpa cremosa.

A goiaba é muito baixa em calorias, com apenas 32 kcal por 100 g, uma fruta que pesa entre 60 e 160 g. É também uma fonte de polifenóis, cuja forte capacidade antioxidante protegeria o corpo contra os radicais livres, reduzindo assim o risco de muitas doenças degenerativas ligadas à idade.

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