Homúnculo cortical: O que é, Como é visto?

Você já ouviu falar em Homúnculo cortical? Acompanhe o artigo, e conheça um pouco mais sobre esse curioso experimento!

Quando nos olhamos no espelho enxergamos nosso corpo por fora. Mas como será que o cérebro “enxerga” e controla as diversas partes do nosso corpo? O homúnculo cortical é exatamente uma representação gráfica de como o nosso corpo é percebido pelo cérebro. Mas como isso funciona?

homúnculo cortical 2

O que é o homúnculo cortical?

No homúnculo cortical, as partes do corpo são representadas conforme o tamanho correspondente da quantidade de atividade cerebral dedicada a ele. Em outras palavras, o desenho mostra como o corpo se dedica e controla cada uma dessas partes. Assim, a imagem mostra, por exemplo, os lábios bem grandes, uma vez que eles representam uma área muito sensível e que necessitam de muita “ dedicação” do cérebro.

Foi ainda na década de 1930 que um cirurgião canadense chamado Wilder Penfield iniciou uma série de cirurgias em pessoas que tinham ataques epiléticos. Ao analisar o cérebro dos pacientes, o profissional fez uma investigação e iniciou um estudo sobre diversos dados sobre o córtex cerebral. A descoberta trouxe à tona como os movimentos do corpo e os sentimentos eram controlados pelo cérebro.

Assim, a visão super diferente do corpo humano chamado de homúnculo cortical indica que áreas são mais “importantes” para o seu cérebro. O homúnculo mostra uma representação mais intensa na área das mãos e rostos se comparado com as pernas e tronco.

Mas por que isso acontece?

A resposta está na forma como o cérebro faz uma espécie de mapa dos receptores sensoriais no córtex, no lugar de levar em consideração o local do corpo onde o sensor se encontra. Dessa forma, quando maiores os receptores que existem na pele, maior vai ser o mapeamento da área na superfície do córtex. Assim, o tamanho de cada parte do corpo do homúnculo tem relação com a densidade dos receptores.

Partindo dessas conclusões, o médico desenvolveu esse mapa que muitas vezes é mostrado em formato desenho animado recebendo o nome de homúnculo cortical ou motor. Assim, a imagem mostra o espaço ocupado por cada área do corpo no cérebro humano. Interessante, não é?

homúnculo cortical 1

Contribuições da descoberta

Uma forma muito interessante de entender sobre o homúnculo cortical é pensar que para o cérebro pouco importa o que acontece com a região das pernas e dos braços. Para o órgão basta que os membros estejam salvos do fogo e que os pés e as mãos fiquem no local correto.

Em contrapartida, as genitálias, a língua, as mãos e as expressões do nosso rosto carregam uma grande quantidade de informação sensorial e, portanto, acabam exigindo muito do cérebro.

Mesmo sempre sendo tratado como um experimento curioso, o Wilder Penfield trouxe muitas contribuições com relação ao funcionamento do cérebro. Foi por meio desse mapeamento que foi possível estudar a relação de todo o corpo com as atividades cerebrais. Essa técnica foi usada inúmeras vezes e permitiu diversas outras descobertas sobre a estimulação do cérebro.

Gostou das informações? Compartilhe conosco a sua opinião!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde