Laranja: Características e Benefícios para a Saúde

A laranja é uma fruta cítrica encontrada em diversos países e muito utilizada para sucos e outra bebidas, sendo uma das frutas mais queridas e procuradas em qualquer lugar.

Muitos estudos já foram realizados para descobrir quais são os benefícios da laranja, e vários benefícios já foram comprovados, além do mais famoso, que é o combate aos resfriados e as gripes.

Neste artigo, há uma lista de como a fruta pode ser benéfica para a sua saúde. Continue lendo para entender mais sobre a laranja!

Laranja 3

Benefícios da Laranja

A fruta, em questão é uma das mais consumidas mundo inteiro, sendo muito conhecida por conter vitamina C, uma poderosa vitamina que age fortalecendo o sistema imunológico, prevenindo contra gripes e resfriados e na regulação do estresse.

Além disso, a vitamina C contida na laranja, melhora a absorção do ferro não-heme, que é o ferro que vem dos alimentos vegetais, como a couve e o espinafre, prevenindo a anemia.

A laranja também ajuda no combate ao colesterol ruim (LDL), por ser rica em fibras, betacaroteno e flavonóides. A vitamina C também ajuda nesse processo.

Ademais, essa fruta cítrica também auxilia em uma melhor digestão, pois contém um mineral chamado magnésio, que ajuda nas funções intestinais, musculares e nervosas.

E os benefícios da fruta não param por aí, além dos citados acima, a laranja é uma ótima ótima fruta para complicações como:

  • Doenças cardíacas;
  • Doenças respiratórias;
  • Degeneração macular;
  • Retarda o envelhecimento.

A seguir, vamos falar sobre como as substâncias da laranja age em cada uma dessas complicações.

Prevenção contra doenças cardíacas

Um estudo realizado no Japão, mostrou que, a consistência no consumo de laranja pode prevenir doenças cardíacas, como o infarto por exemplo. Além disso, ela também previne o derrame.

Em algumas doenças cardíacas, são formadas placas gordurosas nas artérias. Essa gordura é formada por radicais livres e o colesterol LDL, também conhecido como colesterol ruim.

Por ter ação antioxidante, a laranja consegue combater os radicais livres, assim como reduzir o colesterol LDL, reduzindo o risco de desenvolvimento de algumas doenças coronarianas.

Além de combater o LDL e os radicais livres, a substância hesperidina contida na fruta, age na proteção dos tecidos cardiovasculares, promovendo a diurese e um melhor funcionamento para as funções endoteliais.

Combate a doenças respiratórias

Uma outra pesquisa feita nos Estados Unidos, reuniu algumas pessoas com doenças respiratórias como asma e rinite, cerca 8.000 pessoas.

Laranja 2

Essas pessoas foram acompanhadas durantes aproximadamente dois anos e cada uma delas, consumiam a laranja de forma frequente.

Nesta pesquisa, foi observado que, a maioria das pessoas tinham seus sintomas alérgicos diminuídos, tanto sintomas da rinite quanto da asma.

Isso ocorreu porque, a laranja, é uma fruta rica em ácido fólico, substância que reduz as crises alérgicas, favorecendo assim, quem possui algum tipo de problema alérgico nas vias respiratórias.

Proteção dos olhos

Vários pesquisadores investem em estudos sobre os benefícios da laranja. Mais uma vez, foi comprovado que a fruta vai muito além de prevenir apenas resfriados e gripes.

Uma pesquisa foi feita na Austrália, realizada com aproximadamente 2.000 pessoas acima de 45 anos. Ela mostrou que a laranja diminuiu cerca de 50% a 60% o risco de degeneração macular. Isso é, a perda da visão devido ao envelhecimento.

Essas pessoas consumiam pelo menos uma laranja por dia e já tiveram esses resultados.

Retarda o envelhecimento

Para o combate ao envelhecimento, quem age mais uma vez é a vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico.

A vitamina C presente na laranja, age diretamente na produção de colágeno natural, que é responsável por promover mais firmeza para a pele.

Além disso, a vitamina C também tem ação antioxidante. Isso é, a capacidade de combate aos radicais livres e eliminação de células mortas presentes no nosso corpo, além de proteger o organismo contra a degradação do colágeno.

Laranja 1

Dicas finais

Neste artigo, vimos quais são os principais benefícios da laranja e como agem algumas substâncias presentes na fruta, como a vitamina C, os antioxidantes, as fibras e a hesperidina.

Você pode consumir a laranja apenas por ser uma deliciosa fruta, mas também, por trazer inúmeros benefícios para a sua saúde.

Não importa se você consome a laranja da maneira tradicional ou na versão suco, o importante é consumir a laranja com frequência, assim, você deixa sua saúde ainda mais protegida!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde