Maca Peruana: Emagrece, Benefícios, Como Tomar?

Você já deve ter escutado muito sobre maca peruana, mas você realmente sabe o que é? A maca peruana é um tipo de raíz, mais precisamente um tubérculo, que é encontrado na Cordilheira dos Andes – Peru.

Essa raíz, em seu lugar de origem, é consumida em sua forma natural, que pode se parecer com uma rabanete, nas refeições do cotidiano, porém no Brasil, ela é consumida em forma de farinha e com outras intenções de uso.

A maca peruana vem se tornando famosa e muito requisitada nos últimos anos pelos seus inúmeros benefícios e excelente valor nutricional, principalmente quando o assunto é emagrecimento.

Mas não é só para o emagrecimento que essa raiz é usada. A maca tem nutrientes afrodisíacos que podem auxiliar muito na libido (desejo sexual) e, por esse motivo, ela é muito procurada por homens e mulheres que desejam aumentar seu desempenho sexual.

maca peruana 2

Benefícios da Maca Peruana

De acordo com estudos, a maca pode beneficiar a saúde em diversos aspectos. Diabéticos e pré-diabéticos, por exemplo, podem utilizar os benefícios dessa raiz para o controle da glicemia.

Ela possui antioxidantes que podem combater possíveis processos inflamatórios mais comuns na Diabetes tipo 2.

Ela também é muito eficiente no fortalecimento do sistema imunológico, evitando inúmeras doenças que atacam as defesas do organismo.

Esse tubérculo também traz benefícios como:

  • redução de estresse;
  • melhora na qualidade do sono;
  • melhora no humor.

Além disso, a maca também atua na recuperação das células do tecido muscular, contribuindo para uma boa recuperação pós treino.

Ademais, esse poderoso tubérculo possui nutrientes como o ômega 3 e 9, que protegem as funções cardíacas e regula toda a circulação sanguínea, favorecendo o colesterol HDL, popularmente conhecido como colesterol bom e reduzindo o colesterol ruim (LDL).

Essa raiz também tem propriedade que agem na saúde da pele, prevenindo oleosidade, espinhas, acne e algumas manchas que surgem na pele.

Além de todos esses benefícios, a maca peruana auxilia no emagrecimento e no aumento da libido, que são os seus mais famosos benefícios, e por isso, vamos falar um pouco mais sobre eles.

Maca Peruana Emagrece?

Não pode-se dizer que um alimento engorda ou emagrece, isso depende da quantidade calórica que se consome de um certo alimento.

Entretanto, a maca possui um valor calórico muito baixo, ou seja, ela funciona muito bem na substituição de outros alimentos. Alguém que queira fazer uma dieta pode optar por trocar algumas farinha pela farinha de maca, por exemplo.

Sendo assim, a maca pode auxiliar de forma complementar na perda de peso, além de oferecer energia para quem quer ter uma vida mais ativa com atividades físicas e precisa de disposição.

Saciedade e perda de peso

Apesar dos carboidratos estarem presentes na maior parte desse tubérculo, a maca também possui uma grande porcentagem de fibras, que são essenciais no processo de perda de peso, pois auxiliam na saciedade.

O uso de alimentos que aumentam a saciedade no processo de perda de peso é extremamente importante, pois dessa forma, sentimos menos vontade de comer, e consequentemente, temos resultados positivos na dieta ou reeducação alimentar.

Além disso, também são encontrados na maca antioxidantes que podem auxiliar na aceleração do metabolismo, produzindo um maior gasto calórico e, dessa forma, ajudando na perda de peso.

Benefícios na Regularização do Intestino

O intestino é considerado o “segundo cérebro”. Por isso, é tão importante que cuidemos dele, assim como cuidamos do resto do corpo.

Desse modo, o intestino tem uma ligação direta como nosso bem estar. O intestino em mau funcionamento desregula o humor, deixando a pessoa estressada, inquieta, fora o desconforto do famoso “intestino preso”.

As causas para a constipação intestinal é basicamente o baixo consumo de fibras e a pouca ingestão de água. O alto consumo de carne animal também pode estar diretamente ligado à essa complicação.

Benefício das fibras

Para aliviar a constipação e regular as funções intestinais, as fibras, associadas a ingesta hídrica são de extrema importância nesse processo e, a maca peruana tem as fibras em grande quantidade em seus principais componentes.

Além das fibras auxiliarem regulando o intestino, são elas também que agem contra o aumento da glicose no sangue.

As fibras presentes na maca peruana também auxiliam nas seguintes complicações:

  • Problemas vasculares;
  • Atuam também na prevenção de obesidade;
  • Redução dos índices glicêmicos;
  • Problemas cardíacos.

Maca Peruana aumenta a libido?

A maca é muito conhecida por aumentar a libido ou desejo sexual, tanto em homens quanto em mulheres. Por esse motivo, ela é considerada afrodisíaca e muito requisitada para a melhora na atividade sexual.

Isso ocorre, porque em suas propriedades existem nutrientes que agem na produção de hormônios. Nos homens, ela aumenta a produção de espermatozóides, e na mulher, ocorre um aumento na ovulação, agindo a favor da fertilidade para ambos.

Algumas mulheres e homens também, já fizeram o uso da maca para tentativas de reprodução e já obtiveram resultados positivos.

maca peruana 3

Menopausa

Essa poderosa raiz também atua de forma positiva no período em que a mulher passa pela menopausa. Durante esse período, a mulher passa por inúmeras mudanças, ocasionadas principalmente pela perda de produção hormonal.

Na menopausa, pela baixa produção dos hormônios testosterona e estrogênio, a mulher pode sentir sintomas como:

  • Perda da libido;
  • Calores extremos;
  • Ressecamento vaginal;
  • Aumento de peso;
  • Dores nas articulações;
  • Cansaço;
  • Dores na pernas.

A perda do desejo sexual na menopausa afeta também a saúde psicológica de muitas mulheres,. Nesse período, elas podem sentir sensações de insegurança em relação ao seu parceiro (a).

Algumas mulheres também não se sentem mais desejadas, sentem vergonha do próprio corpo, além da culpa por não poder corresponder sexualmente seu parceiro (a).

Normalmente, os sintomas da menopausa são tratados com reposição hormonal, mais comumente a testosterona, mas existem alternativas para ajudar também da produção desses hormônios.

Nesse sentido, a maca ajuda na regularização desses hormônios, auxiliando a mulher a passar por esse período marcante da vida de forma mais tranquila e confortável.

Maca Peruana e Saúde do Homem

Os homens, assim como as mulheres, podem ter problemas que afetam sua saúde sexual.

A complicação mais comum em homens é disfunção erétil que pode ser de origem neurológica, psicológica e principalmente hormonal.

Para alguns, pode ser considerado motivo de constrangimento,porém, é uma complicação comum e precisa de atenção, podem até afetar o psicológico deles.

Nesse sentido, se o problema for hormonal, a maca vai funcionar como um estimulante, aumentando a testosterona e assim, aumentando o desempenho sexual.

Como consumir a maca peruana?

Por se tratar de um produto natural, muitas pessoas acabam exagerando no consumo de maca. Dessa forma, especialista afirmam que para consumir este produto de forma segura, a dose máxima diária é de 300mg.

Lembrando que, antes de introduzir este alimento na sua dieta diária, o ideal é consultar um especialista nutricional, pois esse valor pode variar de um corpo para o outro, e por se tratar de um alimento que age nos hormônios, pode ocorrer alguma alteração não desejada.

A maca peruana, em sua forma original, é uma raiz, mas no Brasil, ela é consumida em forma de pó (farinha) e em cápsulas.

Por ter uma quantidade baixa de calorias, ela pode fazer parte da sua dieta como substituição de outras farinhas. Normalmente ela é consumida em 2 colheres de sopa por dia ou 2 cápsulas.

Pode-se tomá-la também com sucos, chás, iogurtes, smothies, vitaminas e também pode ser acrescentada em refeições como almoço e janta, por ser em pó, pode ser diluída facilmente.

A forma em cápsulas também é bastante utilizada, mas vale lembrar que não há registros científicos de que a maca esteja relacionada à cura de doenças. Ela atua apenas como um suplemento nutricional.

Contraindicações

Para gestantes e mulheres em fase de amamentação, a maca peruana não é indicada. Isso porque, nessa fase, a mulher passa por muitas alterações hormonais e maca pode potencializar a produção excessiva desses hormônios.

Vale ressaltar que, pessoas com problema nos ovários, útero, endometriose e câncer de mama também devem ter cuidado com o uso da raiz. Procure sempre por orientações profissionais em relação ao seu consumo.

Maca Peruana contra a Anemia

Mais um dos muitos benefícios da maca é na atuação contra a anemia. Essa raiz tem rica presença de ferro em sua composição que, associado à vitamina C, é um nutriente essencial no combate à anemias.

maca peruana 1

Uma ótima dica de consumo é tomar um suco natural rico em vitamina C, como o suco de laranja, com a maca em sua forma em pó.

Dicas Finais

Cuidar da saúde é sempre prioridade. Muitas vezes, com a correria do dia – a -dia, a gente esquece de certos detalhes que podem fazer toda a diferença e melhorar nossa qualidade de vida.

A alimentação é essencial nesse processo e a maca peruana é um alimento que tem em suas propriedades, diversos nutrientes que podem auxiliar na nossa alimentação diária, dietas, ou até mesmo com apenas um suplemento alimentar.

O ideal é você sempre tenha indicações do profissional de saúde de sua preferência para regular dosagens desse alimento, e usufruir de forma segura de todos os benefícios que esse produto pode oferecer.

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde