Manjericão: Roxo, Tempero e Seco!

O manjericão é uma erva usada como aromatizante na culinária. Seu sabor perfumado é característico dos pratos italianos, mas também é amplamente utilizado nos países asiáticos, especialmente na Tailândia.

Características do manjericão

  • rico em antioxidantes;
  • rico em vitamina K;
  • antibacteriano;
  • combate aos radicais livres;
  • combate ao aparecimento de certas patologias.

Manjericão 2

O que é manjericão?

  • Tipo: Herbal;
  • Família: Labiate;
  • Origem: Sudeste Asiático e África Central;
  • Temporada: junho a agosto;
  • Cor: Verde.

O manjericão é uma planta que mede 20 a 60 cm de altura e tem folhas oval-lanceoladas, atingindo 2 a 3 cm, de cor verde pálido a verde escuro, às vezes roxo-roxo. No entanto, pode facilmente atingir mais de um metro de comprimento quando mantido por vários anos.

O que os nutricionistas dizem?

Ervas geralmente não são consumidas em grandes quantidades. Utilizados como temperos, eles não podem, portanto, fornecer todos os benefícios de saúde que lhes são atribuídos. No entanto, adicionar ervas aos alimentos de maneira regular e significativa pode contribuir, mesmo que de maneira mínima, para a ingestão antioxidante de alimentos. Por outro lado, o consumo de ervas por si só não pode atender às necessidades antioxidantes do corpo.

Benefícios do manjericão: por que comê-lo?

O manjericão é rico em antioxidantes, compostos que reduzem os danos causados ​​pelos radicais livres, moléculas implicadas no aparecimento de doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer e doenças relacionadas ao envelhecimento.

Portanto, o tempero tem a capacidade de aumentar a atividade antibacteriana de certos medicamentos, o que é bastante promissor no tratamento de certas infecções.

O manjericão seco é uma excelente fonte de vitamina K, enquanto o manjericão fresco é uma fonte. Essa vitamina é necessária para a produção de proteínas envolvidas na coagulação do sangue (tanto na estimulação quanto na inibição da coagulação do sangue).

Também desempenha um papel na formação óssea. Além de ser encontrada nos alimentos, a vitamina K é fabricada por bactérias presentes no intestino, daí a raridade de deficiências nessa vitamina.

Uma porção de manjericão seco é uma fonte de ferro para homens, mas não para mulheres, pois seus respectivos requisitos de ferro são diferentes. Este mineral é essencial para o transporte de oxigênio e a formação de glóbulos vermelhos no sangue. Também desempenha um papel na produção de novas células, hormônios e neurotransmissores.

Armazenando o manjericão

Para escolher bem o seu manjericão, as folhas devem ser muito verdes e firmes, não murchas.

O manjericão perde muito de seu aroma ao secar. Portanto, é preferível consumi-lo fresco ou congelado. No entanto, algumas receitas tradicionais requerem manjericão seco.

Congelado

Nesse caso, pique-o finamente e deixe-o secar à sombra em uma moldura coberta com gaze ou rede mosquiteira ou em um desidratador. Armazene o manjericão seco em um recipiente hermético em local seco, longe do calor e da luz.

Outra forma de guardar é na geladeira. Pique as folhas e coloque-as em azeite com sal grosso. Feche bem o frasco e guarde-a.

Passe as folhas frescas por um liquidificador para obter um purê. Adicione o azeite, se desejar. Coloque em uma bandeja de cubo de gelo e congele. Em seguida, coloque os cubos em um saco congelador.

Manjericão 3

Preparação do manjericão

Evite cortar folhas frescas com uma faca, pois elas podem oxidar. Em vez disso, rasgue-os à mão e adicione-os apenas no último minuto a molhos ou saladas.

O manjericão é um acompanhamento perfeito para massas, saladas, patês, ovos e tomates.

Manuseie a manteiga com manjericão esmagado, pimenta preta e raspas de limão. Sirva sobre carne grelhada, frango ou frutos do mar.

Vinagre de manjericão roxo

Macerado em vinagre, as folhas das variedades roxas dão cor e sabor. Em seguida, use esse vinagre em molhos para salada ou para descascar uma panela.

Na Geórgia, é preparado o khmeli-suneli, uma mistura de ervas que é para a culinária deste país o que o caril em pó é o da Índia. Sua composição difere de acordo com as regiões e os cozinheiros, mas geralmente se encontra lá manjericão, manjerona, endro, salgados, pimenta e flores de cártamo ou calêndula. Esta mistura aromatizou ensopados e carnes grelhadas.

Ainda na Geórgia, preparamos o molho tkemali, composto de ameixas frescas que cozinhamos na água antes de descascá-las e colocá-las. Adicionamos azeite, suco de limão e vinagre de vinho tinto, além de folhas de coentro, endro e manjericão e, finalmente, pimenta caiena, sementes de coentro e cominho chão e alho. Passamos tudo no liquidificador e servimos com o prato de sua escolha.

Gostou das informações? Compartilhe conosco a sua opinião!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde