Manteiga: Características, Benefícios e Receitas

A manteiga é uma das gorduras mais usadas na França e da qual somos os maiores consumidores em todo o mundo. Achamos doce ou salgado e pode até ser aromatizado em alguns supermercados. Cru em sanduíches ou cozido em pratos, é um dos alimentos básicos da culinária francesa.

Características da manteiga

  • Rica em calorias;
  • Rica em ácidos graxos saturados;
  • Fonte de colesterol;
  • Fonte de vitamina A;
  • Mantém a pele saudável.

Manteiga 1

Benefícios da manteiga: por que consumi-la?

A manteiga tem 80% de gordura. Ele contém gorduras saturadas e insaturadas, incluindo gorduras trans de ocorrência natural e colesterol. Os impactos na saúde do consumo de manteiga são parcialmente devidos aos lipídios que ela contém.

Reduz o colesterol

Embora seja geralmente aceito que a manteiga reduz o colesterol, seus efeitos nem sempre são constantes. Os resultados dos estudos divergem de acordo com as fontes de gordura com as quais são comparados (óleos, margarina mole, margarina hidrogenada …).

Os sujeitos em estudo, indivíduos com níveis normais de lipídios no sangue em comparação com outros com estudos mostraram que consumir manteiga seria mais benéfico para a saúde cardiovascular do que consumir margarina hidrogenada.

Além disso, embora a substituição da manteiga por margarina não hidrogenada pareça ser benéfica em alguns aspectos, os pesquisadores dizem que não haveria benefício em substituí-la por margarina hidrogenada. Finalmente, os pesquisadores observaram que a manteiga poderia até ajudar a aumentar o colesterol HDL (bom colesterol).

As gorduras saturadas representam cerca de 60% a 65% da gordura da manteiga. Isso aumentaria o colesterol total e o colesterol LDL (colesterol ruim). Além disso, os ácidos graxos saturados podem aumentar um pouco ou não afetar o colesterol HDL (bom colesterol).

Manteiga 2

Esses efeitos sobre os lipídios no sangue seriam diferentes, dependendo do tipo de ácidos graxos saturados (cadeia curta, média ou longa). Pensa-se que os ácidos palmítico, mirístico e láurico, três ácidos graxos de cadeia média, influenciam ainda mais o colesterol LDL. Estes representam cerca de dois terços da quantidade de gordura saturada na manteiga.

Combate a doenças cardiovasculares

As gorduras insaturadas representam 35% a 40% da gordura da manteiga. Pensa-se que as gorduras poliinsaturadas têm o maior potencial para baixar o colesterol e, de acordo com estudos epidemiológicos, algumas delas reduzem o risco de morbidade e mortalidade por doenças cardiovasculares. No entanto, eles são encontrados em pequenas quantidades na manteiga (menos de 4% da gordura total).

As gorduras trans, que fazem parte de gorduras insaturadas, estão naturalmente presentes em certos alimentos, como a manteiga (2% a 5% do total de gorduras). No entanto, as principais fontes de alimentos para esse tipo de gordura são os alimentos processados ​​que contêm óleos hidrogenados ou “gordura”.

Os efeitos negativos para a saúde dos ácidos graxos trans produzidos durante a hidrogenação dos óleos vegetais estão agora bem documentados.

Aumento do colesterol bom

Acredita-se que eles ajudem a aumentar o colesterol total, o colesterol LDL e os triglicerídeos, bem como a diminuir o colesterol HDL.

A manteiga contém uma pequena quantidade de colesterol, encontrada exclusivamente em produtos e subprodutos de origem animal. Nenhum estudo estabeleceu ligações diretas entre o colesterol dos níveis de lipídios no sangue e na manteiga. Em geral, o colesterol na dieta, em quantidades geralmente consumidas pela maioria das pessoas, tem pouca influência nos lipídios do sangue.

Manteiga 3

Auxilia na saúde intestinal

A gordura do leite é especial porque contém ácido butírico, um ácido graxo saturado de cadeia curta que não é encontrado em nenhum outro alimento comum.

Esse ácido graxo tem um potencial protetor contra certos tipos de câncer, principalmente contra o câncer de cólon, uma vez que a maioria do ácido butírico encontrado no corpo viria da fermentação de fibras alimentares no intestino grosso.

No entanto, o ácido butírico não permanece no sangue por muito tempo. Portanto, existem poucas evidências de seu potencial protetor contra outros tipos de câncer além do cólon.

A manteiga contém naturalmente uma pequena quantidade de gordura trans, cerca de 2% a 5% do seu teor total de gordura. A principal gordura trans na manteiga é o ácido vacênico. No entanto, uma certa proporção (20%) desse ácido, contida nos alimentos, pode ser convertida em ácidos linoleico conjugado (CLA) pela ação de uma enzima no organismo.

Combate ao câncer

Demonstrou-se, assim, que o ácido vacênico possui propriedades anticarcinogênicas “indiretamente”, assim como o CLA, do qual é o precursor. O interesse em gorduras trans encontradas naturalmente em certos alimentos é bastante recente (ver caixa).

Vitamina A

Duas colheres de chá de manteiga são uma fonte de vitamina A. A última é uma das vitaminas mais versáteis, desempenhando um papel em várias funções do corpo. Entre outras coisas, promove o crescimento de ossos e dentes, mantém a pele saudável e protege contra infecções.

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde