Meditação: Benefícios, Guiada e Para Iniciantes!

A meditação consiste em uma técnica que costuma desenvolver a tranquilidade, a concentração e atenção no momento presente. Ela começou a ser praticada por orientais há muito anos atrás.

Mas engana-se quem pensa que a meditação é apenas realizada por monges ou especialistas. Qualquer pessoa pode se beneficiar com a prática que pode trazer muita disciplina e melhorias para o corpo e para a mente.

A atividade é acessível e tem como objetivo “ sossegar” a mente e auxiliar as pessoas a lidar melhor com o estresse e as situações cotidianas. Portanto, a meditação pode ser encaixar de diversas formas na sua vida.

Benefícios da Meditação

O alívio da ansiedade é um dos principais benefícios da meditação. Mas ela também pode fazer você se relacionar de uma forma mais intensa com o universo e descobrir muitas coisas sobre a sua própria maneira de ser e personalidade.

meditação 2

A meditação afasta a negatividade e contribui para que possamos pensar e agir de forma mais consciente.

Meditação Guiada

Para aqueles que estão começando, o ideal é investir na atividade guiada. Ela consiste na prática por meio de orientações por um professor ou praticante especializado na atividade.

Dessa forma, o participante será conduzido por uma pessoa, ou até mesmo por aplicativos de celular que indicam as instruções e ensinam como a pessoa deve meditar.

Essa pode ser uma excelente alternativa para quem está começando no mundo da meditação e deseja desacelerar do mundo agitado que enfrentamos todos os dias. Para quem deseja se aprofundar com mais intensidade, é indicado a prática com um profissional e de forma presencial.

Essa será uma boa oportunidade de aprofundar o conhecimento da atividade e tirar as dúvidas que possam aparecer. Com o passar do tempo, a tendência é que você acabe realizando a atividade em casa. Os aplicativos podem ser uma opção barata e mais indicada para pessoas, portanto, que só conseguem se concentrar sozinhas.

Segundo os especialistas, com o tempo de prática você irá vivenciar novas experiência e tornar a atividade numa ferramenta de transformação da sua vida.

meditação 1

Dicas para iniciantes

Separamos algumas dicas para ajudar você que está iniciando a prática dessa atividade. Confira!

  • Nos primeiros dias, procure separar apenas alguns minutos para praticar. Utilize um relógio com despertador e programe cinco minutos. Procure se concentrar nesse tempo e aumente o tempo conforme você for ganhando mais confiança com a técnica;
  • Fique confortável e procure uma posição adequada. Pode usar almofadas e sentar com a coluna ereta. Mas você também pode meditar deitado e até mesmo em pé. O importante é manter a concentração e o foco;
  • Procure estabelecer uma rotina e pratique a meditação nos mesmo horário e ,de preferência, todos os dias da semana. O tempo pode variar e aumentar ao longo dos meses de prática;
  • Foque na concentração e preste atenção na sua respiração. Tudo ao redor deve ser deixado para depois;
  • Muitas vezes estamos distraídos com os afazeres do cotidiano e não conseguimos nos concentrar de forma adequada. Não se culpe ou se cobre por não conseguir se concentrar. Respire e procure recuperar a atenção para o foco da meditação. Faça isso quantas vezes forem necessárias!

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde