Micose na Unha: Sintomas e Como Curar?

A micose na unha é causada por fungos que atingem as unhas. Trata-se de um termo genérico para as infecções causadas por fungos, formas de vida que são bastante simples, impossíveis de enxergar a olho nu, que se valem pela presença da queratina em nossas unhas, pele e cabelos para se nutrir. Os fungos são de diversos tamanhos e habitam diferentes ambientes, se proliferando quando encontram ambientes de temperatura, umidade e ausência de luz.

O tipo mais comum de infecção é ocasionada em nossas unhas e todo o tecido ao redor dela, também chamada de Onicomicose. Essa doença afeta as unhas dos pés e das mãos.

De forma geral, a unha do dedo grande do pé é o ponto mais vulnerável para a infecção do fungo. Isso porque normalmente utilizamos calçados pesados em ambientes que são adequados para a sua proliferação, onde os fungos penetram em pequenas lesões em nossa pele e se instalam debaixo de nossas unhas.

micose na unha 1

Um dos exemplos mais populares são o Pé de atleta ou frieira, esse é um tipo bastante comum de infecção fúngica muito comum e contagiosa.

Sintomas da Micose na Unha

A micose na unha não possui nenhum sintoma além da alteração cosmética de sua unha. Mas existem casos mais graves que existe dor.

Para os pacientes diabéticos ou imunossuprimidos, a micose de unha é uma porta de entrada para as bactérias, o que favorece o surgimentos de infecções secundárias, como a celulite ou a erisipela.

Se apresentam de diferentes formas, pois depende do tipo do fungo e a gravidade dessa infecção. De forma bastante geral, a micose costuma ter um ou mais dos sintomas listados abaixo:

  • O formato da unha é distorcido;
  • Unha frágil, a tornando quebradiça;
  • A unha se torna opaca, ou seja, há perda no brilho dela;
  • Escurecimento da unha;
  • Espessura da unha;
  • Existe o deslocamento da unha em relação ao leito da pele.

Como curar?

Pode ser tratada com antifúngicos encontrados em formatos de comprimidos que são prescritos pelo dermatologista. Um dos exemplos são o Fluconazol ou o Itraconazol. Também com a aplicação de pomada ou esmalte diretamente na unha, como a Micolamina, Fungirox ou Loceryl.

micose na unha 2
Nos casos de micose crônica, são utilizados lasers. Esta técnica vai eliminar o fungo através de seus raios infravermelhos, sendo bastante eficaz, embora também se trata de um método mais caro.

O tratamento da micose costuma ser um método bastante demorado, pois o fungo só é eliminado completamente quando a unha cresce. Portanto, a cura chega a levar cerca de seis meses para as unhas das mãos e doze para as dos pés, isso quando o tratamento é seguido corretamente.

Dicas finais

O ideal é que se façam as devidas limpezas nas unhas, mãos, pés e demais regiões que podem acumular o fungo. Sempre que sair do banho, lembre-se de enxugar bem entre os dedos dos pés e articulações para evitar o problema.

Outro ponto importante é jamais vestir roupas e meias com o corpo úmido. Esse fato é bastante convidativo para as bactérias. Não compartilhe utensílios de unhas. Lembre-se, inclusive, de higienizá-los adequadamente com álcool!

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde