Morango: 5 receitas saudáveis e com benefícios

O morango é uma fruta muito conhecida por estar presente em diversas receitas de doces, principalmente bolos e tortas.

Porém, ele em sua forma natural, e em receitas mais naturais, pode oferecer muito mais benefícios para sua saúde.

Confira neste artigo, os principais benefícios do morango e as melhores maneiras para consumir a fruta para aproveitar todos os nutrientes que ela oferece.

Benefícios do Morango

Trata-se de uma das frutas mais queridas quando se trata de sabor, porém, além de ter o sabor bem característico, também possui vários benefícios para a saúde, além de ficar muito saboroso em várias receitas.

O fruto é rico em fibras, que atuam em vários processos no corpo, como:

  • Redução do risco de diabete tipo 2;
  • Prevenção de constipações;
  • Auxilia em uma boa digestão;
  • Aumenta a saciedade no organismo;
  • Previne inflamações intestinais.

Além disso, ele é rico em vitamina C, que atua no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados, além de promover a fabricação de colágeno pelo organismo.

Morango 3

O colágeno produzido através da vitamina C presente no morango, ajuda na saúde da pele, prevenindo o envelhecimento precoce, além de manter a pele firme e um bom crescimento capilar e das unhas.

Confira, abaixo, outros benefícios, além de receitas que ficam deliciosas e que ainda favorecem a saúde.

Os antioxidantes do morango

O fruto é rico em antioxidantes que auxiliam em diversas funções no organismo.

Uma delas, é no combate às inflamações. Esses antioxidantes agem como anti-inflamatórios naturais, atuando principalmente nos ossos e nas articulações, prevenindo doenças como osteoporose, artrite e artrose.

Além disso, esses antioxidantes eliminam os radicais livres, substâncias que, se estiverem presentes no corpo, sempre atacam as células saudáveis e trazem complicações para o organismo.

Entre essas complicações, podemos destacar algumas como:

  • Arterosclerose;
  • Diabetes;
  • Alzheimer;
  • Câncer;
  • Parkinson;
  • Obesidade.

Sendo assim, uma dieta que é rica em antioxidantes, ajuda na prevenção dessas e de várias outras doenças, e o morango é uma boa fonte dessa substância.

O morango para o emagrecimento

É uma das frutas mais usadas para quem deseja perder peso de maneira saudável.

Ele é muito baixo em calorias. Em uma porção de 100 gramas, o morango possui apenas 33 calorias, ou seja, ele pode ser incluído facilmente em sua dieta, auxiliando na perda de peso.

Além disso, as fibras presentes no morango também ajudam nesse processo, pois elas fornecem uma melhor saciedade para o organismo, fazendo com que a fome não seja constante.

Ademais, o morango ainda age estimulando o metabolismo e a produção dos hormônios leptina e adiponectina, para que o organismo trabalhe mais rápido na queima de gordura corporal e celular.

O morango também atua no controle de açúcar no sangue, deixando mais lenta a digestão do amido, função que também ajuda os diabéticos tipo 2.

Dicas para comprar morango

Na hora em que você for comprar seus morangos, existem alguns pontos que você deve observar para que você obtenha o máximo de benefícios desta fruta.

  • Observe o tamanho do morango, prefira os maiores;
  • Observe também a cor da fruta, escolha os mais vermelhos;
  • Prefira morangos orgânicos.

Essas dicas, são importantes pois, os morangos maiores e mais vermelhos, têm uma maior concentração de nutrientes, principalmente a vitamina C e os antioxidantes.

Morango 2

Como consumir o morango?

Você pode consumir o fruto de diferentes formas e ainda sim, obter os benefícios oferecidos pela fruta.

Sorvete de morango e banana

Para quem quem ama sorvete mas também ama cuidar da saúde, o sorvete desta fruta com banana é ideal. A receita é caseira é só leva esses dois ingredientes.

É só congelar alguns morangos e bananas em pedaços e em seguida, bater tudo no liquidificador e levar de volta ao congelador por 1 hora.

Para a cobertura, você pode usar mel ou melado.

Iogurte natural

Para dar mais sabor ao seu iogurte, você pode bater 200 ml de iogurte natural com alguns morangos no liquidificador.

Se preferir, ao invés de bater o iogurte, deixe ele natural e pique por cima alguns pedaços de morango. Você pode salpicar granolas e adicionar mel também.

Morango 1

Gelatina natural de morango

Para a gelatina, bata 10 morangos no liquidificador com 400 ml de água, fazendo um suco.

Em seguida, dissolva um pacote de gelatina sem sabor em 400 ml de água fervente, depois, adicione o suco de morango na gelatina dissolvida e leve à geladeira.

Espere ficar firme e já pode comer.

Vitamina de morango

A vitamina desta fruta é uma forma bem comum para consumir o morango. Para que a vitamina seja mais saudável, use leite desnatado ou leite vegetal.

Bata 200 ml de leite no liquidificador com 5 morangos e adicione 2 colheres de sopa de aveia em flocos.

Dicas finais

Como vimos, o morango possui vários benefícios para a saúde, tanto para a saúde estética quanto para a manutenção das principais funções do organismo.

Escolha uma forma para consumir o morango, ou apenas coma puro se você ama essa fruta, só não deixe de inserir o morango em suas refeições para obter todos os benefícios!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde