O que é intuição: Intelectual, Empírica e Visão Espírita

Uma forma de conhecimento presente dentro de todos nós é a intuição, isso segundo a psicologia, mas que nem todos conseguem utilizar.

Blaise Pascal foi um dos filósofos que diziam que a intuição é como um produto de nossa mente capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo, já que nós possuímos inúmeras conexões que fazem possível conseguirmos fazer nossas próprias escolhas. Albert Einstein foi um dos maiores filósofos a defender e usufruir da intuição.

De acordo com Virgínia Marchini, a intuição é uma forma de conseguirmos uma resposta inovadora, sem nos basearmos nas dogmáticas. Mas é uma tarefa bastante difícil conseguirmos confiar em nossas intuições, já que apresenta riscos segundo o senso comum.

intuição 1

Entretanto, segundo Virginia, nós conseguimos desenvolver nossa intuição com técnicas. Por exemplo, por meio do treino da simbologia e as imagens, conseguindo desenvolver nossa autoconfiança e sermos donos de posturas mais reflexivas.

O que é intuição intelectual?

A intuição intelectual diz respeito a todo conhecimento imediato dos princípios da razão. Quando se faz necessário articular suas sensações para de fato conhecer o objeto.

O método essencial para a filosofia é a intuição intelectual. Existe uma contradição nesses termos porque a intuição não é intelectual. Ao mesmo tempo que essas duas palavras, intuição e intelectual, exclui uma as outras, já que a intuição é vista como algo simples, algo que achamos ser ideal em nossa realidade, e intelectual é a passagem de uma ideia a outra.

Mas como alguns filósofos consideram o conceito intelectual como parte de filosofia?

Isto se dá pela razão humana considerar uma dupla missão. Sendo uma delas entrar intuitivamente no coração, na verdadeira essência, descobrir o mundo imanente antes das essência racionais sobre a percepção aparente. Ao mesmo tempo que sua segunda missão é construir a priori, sem que seja necessária a experiência, conhecendo só pelos conceitos e formas.

Intuição Empírica

A definição empírica é construída devido às vivências de cada indivíduo. Ela se baseia em seus parâmetros íntimos e individuais, assim como seus valores éticos. Parte, principalmente, do indivíduo em seu mais íntimo conceito.

Conceito pela Visão Espírita

Uma forma de explicar a definição do conceito nesse sentido é tida como uma espécie de inteligência superior, algo que nós acumulamos, mesmo que não tenhamos consciência disso. Trata-se de uma manifestação da alma, a inteligência divina que está presente dentro de nós. E por conta disso, supera os limites da razão.

intuição 2

Considerada uma forma de inspiração que os espíritos nos oferecem, que é captada psiquicamente, sem que muitas vezes nos darmos conta. Trata-se de algo que deveríamos utilizar com maior frequência, mas que muitas vezes não conseguimos captar.

Neste caso, se conseguíssemos utilizar a nossa intuição, resolvemos nossos problemas diários. O problema é que as pessoas normalmente pedem ajuda espiritual nos momentos de maior aflição, fazendo não conseguirmos captar as inspirações com clareza.

É necessário estarmos com nossa mente tranquila e harmoniosa para conseguirmos ter a intuição. Quando não estamos, a nossa sintonia estará vibrando numa frequência baixa.

Gostou das informações? Compartilhe conosco a sua opinião!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde