Óleo de Rícino: Para que serve, No cabelo, Contraindicações!

O óleo de rícino é obtido por meio da extração da mamona. Desde os tempos mais remotos sempre foi usado para melhorar a atividade gastrointestinal. Atualmente, é amplamente utilizado no tratamento de cabelos, unhas e pele podendo ser encontrado na composição de diversos produtos encontrados no mercado. Confira receitas e algumas formas de utilização do óleo de rícino. Preparada? Vamos lá!

No cabelo

O óleo de rícino tem propriedades que pode deixar suas madeixas mais hidratadas e limpas. Devido a grande quantidade de ômega 9 e ômega 6, o composto pode fazer com que os cabelos fiquem mais volumosos devido a estimulação do couro cabelo e dos folículos. Os fios ficam cada vez mais fortes e as cutículas seladas, evitando aquele aspecto de frizz.

óleo de rícino 3

Outro benefício que o óleo de rícino pode trazer é a melhoria no ressecamento do cabelo e no combate à caspa. Afinal, quem nunca teve o incômodo proporcionado pelo aparecimento delas no couro cabeludo, não é mesmo? O produto pode ajudar, portanto, no combate dos fungos que causa às caspa e a descamação do couro cabeludo, sendo um bom tratamento alternativo e que pode ser conciliado com as indicações do seu dermatologista.

Quem sofre com o excesso de oleosidade também pode recorrer ao óleo de rícino, já que ele atua nas glândulas que são responsáveis pela produção do sebo na região. Lembrando que para quem tem cabelo oleoso não é aconselhável deixar o óleo por muito tempo. Aplique no início do banho e retiro no momento em que for passar o shampoo, ok?

Receita usando óleo de rícino para o cabelo

O produto pode ser usado na região dos cabelos com bastante efetividade. Conheça uma receita que utiliza o óleo de rícino e que pode deixar os seus fios ainda mais sedosos e brilhosos. Confira!

O que você vai precisar:

  • 1 colher ( sopa ) de óleo de rícino
  • 200 mL de máscara ou condicionador da sua preferência.

Como fazer?

Mistura vigorosamente os ingredientes e aplique durante o banho. Deixe agir por dois minutos e enxague com bastante água para retirar todo o conteúdo aplicado. É, portanto, muito importante lavar bem para não deixar resíduos do produto nos fios, ok?

Uso do óleo de rícino para a pele

O óleo de rícino também pode ser muito benéfico para pele, em especial, para combater oleosidade e problemas com acnes. Com seu efeito adstringente, ele pode ajudar no combate da ação de bactérias que podem causar cravos e espinhas. Além disso, o produto pode garantir uma hidratação poderosa para a sua pele.

Para quem sofre com a pele ressecada, ele pode fazer um verdadeiro milagre e trazer de volta a vivacidade que sua pele perdeu. O brilho e a hidratação são alguns dos benefícios que o óleo de rícino pode trazer para as peles mais envelhecidas e com marcas de expressão.

óleo de rícino 4

Com grande concentração de vitamina E, ele também pode ser excelente para auxiliar em processos de cicatrização. Assim, ele é super indicado para o tratamento de estrias vermelhas e de inflamações e queimaduras na pele, portanto, devido ao excesso de sol. Nesses casos, não esqueça de misturar o óleo de rícino a um creme hidratante, ok?

Algumas pessoas recomendam o uso desse produto para combater a celulite, entretanto, não existe nada cientificamente comprovado sobre esse tema. Sabemos da sua eficácia para tratamentos de peles, mas o que de fato é verdade é que o consumo do óleo, em questão, pode ajudar na circulação de sangue no corpo.

Como usar o óleo de rícino na pele?

Evite utilizar o produto diretamente na pele. A melhor opção é misturá-lo com um hidratante de sua preferência.
Procure colocar sempre uma colher (sopa) de óleo de rícino para cada 200 mL de creme hidratante.

Limpe a pele antes de fazer a aplicação da mistura. Para ter melhores resultados, portanto, utilize água morna para fazer a higienização do local da aplicação.

Sobrancelhas e unhas

Para aquelas que procuram uma boa alternativa para a hidratação das unhas, o óleo, em questão, pode ser uma boa opção. As suas propriedades proporcionam uma camada protetora para as cutículas fazendo que aconteça a hidratação natural das unhas. Com esse reforço, as cutículas pode fazer o papel de proteção possibilitando a renovação de célula nas nossas unhas. O resultado disso são unhas maiores, mais fortes e muito mais bonitas.

Aplique o óleo de rícino na região e deixe agir por cerca de uma hora. O ideal é você fazer essa aplicação sempre antes de fazer as unhas, combinado?

Outra utilização muito comum desse óleo, portanto, é nos cílios e sobrancelhas, já que ele pode ajudar no crescimento e no aumento da espessura dos fios. Como a região dos olhos é bem delicada, aconselhamos muito cuidado durante a aplicação.

O mais indicado é o uso de uma escova pequena de rímel devidamente higienizada. Nas sobrancelhas, o óleo de rícino pode ser aplicado durante a noite e retirado apenas na manhã seguinte. Não esqueça de informar ao seu dermatologista sobre o uso do óleo de rícino nos cílios e sobrancelhas.

Esse composto super versátil também pode proporcionar o crescimento da barba, deixando os pelos mais fortes e grossos. Basta aplicar o óleo, em questão, no local, massagear cuidadosamente e retirar com água. Outra opção é colocar o óleo antes de dormir e retirar na manhã seguinte. Apenas fique atento para que o produto não manche as suas roupas de cama, combinado?

Contraindicações

Existe, ainda, quem use o óleo de rícino para melhorar as funções do intestino. Entretanto, o uso frequente da substância para esse fim não é indicado pelos médicos e frequentemente o produto é usado apenas como tratamento alternativo para algumas enfermidades.

Lembrando que o óleo de rícino é contraindicado para gestantes, mulheres que estão amamentando, pessoas que possuem problemas intestinais graves, portadores de úlcera ou doenças de Crohn, crianças menores de doze anos e para pessoas que apresentem qualquer tipo de distúrbio crônico do trato intestinal.

Gostou das informações? Compartilhe conosco a sua opinião! Deixe um comentário!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2021 - Incrível Saúde