Pêra: Benefícios para a Saúde, Composição

A pêra acompanha salgados e doces, do iniciante à sobremesa. É uma excelente fonte de fibra alimentar e, portanto, diz-se que sua pele, rica em antioxidantes, previne doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer.

Os Benefícios da Pêra

Dentre os principais benefícios da pêra, citam-se os seguintes:

Combate ao câncer

Uma ingestão substancial de antioxidantes, particularmente presente em frutas e vegetais, incluindo pêra, pode reduzir os riscos de certos tipos de câncer.

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Previne doenças cardiovasculares

A casca de peras, adicionada a uma dieta rica em colesterol, reduziria o aumento de lipídios no sangue e aumentaria a concentração de antioxidantes no sangue. Embora esses resultados devam ser verificados em humanos, parece que consumir a pera inteira, em vez de apenas a carne, fornece o máximo de antioxidantes.

Outro estudo descobriu que a ingestão de frutas teria efeitos variados sobre a capacidade antioxidante e os lipídios no sangue, independentemente de ser fumante ou não.

De fato, o consumo diário de frutas, uma pêra, uma maçã e ¾ xícara (200 ml) de suco de laranja, aumenta particularmente a capacidade antioxidante em não fumantes. Nos fumantes, portanto, os pesquisadores observaram principalmente uma diminuição dos lipídios no sangue.

Composição

Os pesquisadores descobriram que as peras cultivadas organicamente têm maiores quantidades de compostos fenólicos em comparação com as peras cultivadas convencionalmente.

Este último ainda conteria uma quantidade apreciável. O cultivo orgânico, portanto, permite que as frutas implementassem mais suas defesas “antioxidantes” contra patógenos, na ausência de pesticidas.

De qualquer forma, é aconselhável consumir frutas e vegetais, qualquer que seja o seu tipo de cultura, todos os dias, a fim de aproveitar seus múltiplos benefícios.

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Antioxidantes

A pêra contém vários compostos fenólicos. Graças ao seu poder antioxidante, essas substâncias presentes nos alimentos à base de plantas podem prevenir várias doenças, incluindo certos tipos de câncer e doenças cardiovasculares.

Na pera, esses compostos fenólicos, flavonoides e ácidos fenólicos, estão presentes principalmente na casca, mas também em menor quantidade na polpa da fruta.

Fibra alimentar

A pêra é uma alta fonte de fibra alimentar, importante para regular o trânsito intestinal e prevenir doenças cardiovasculares. Cerca de dois terços da fibra da pêra é fibra insolúvel. A casca contém mais fibras que sua polpa.

Precauções

A fruta, em questão, contém sorbitol e frutose, tipos de açúcares que podem causar desconforto gastrointestinal (gases, inchaço, dor abdominal, diarreia) em pessoas sensíveis.

Síndrome do Intestino Irritável

Indivíduos com síndrome do intestino irritável são particularmente vulneráveis. Nos adultos, esses desconfortos podem ser sentidos a partir de 10 g de sorbitol por dia (correspondendo a cerca de 2,5 peras médias). Um consumo diário de 50 g ou mais de frutose também pode causar diarreia (aproximadamente o equivalente a 5 peras médias ou 2 ½ xícaras (625 ml) de néctar de pera).

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Diarreia

O consumo de néctar de pera e suco de maçã em crianças pode ser uma causa de diarreia idiopática crônica (de origem desconhecida). Também pode haver uma conexão entre inquietação do bebê e intolerância ao suco de pêra. Se ocorrerem sintomas gastrointestinais, é importante verificar se essas bebidas estão envolvidas.

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