Período Fértil: Como funciona e tudo o que você precisa saber!

Quer saber mais sobre o período fértil? Para mulheres ou casais que desejam engravidar, é essencial que tenham o conhecimento sobre o que é período fértil e quando ocorre esse período.

Esse conhecimento torna tudo mais fácil e prático, até para que você entenda porquê o seu corpo passa por algumas mudanças ou porque ele têm certos tipos de reação.

Você irá conferir neste conteúdo, tudo sobre o período fértil da mulher e tudo que você precisa saber sobre este assunto.

período fértil 3

O que é período fértil?

Período fértil, é o intervalo de tempo de todo o ciclo menstrual em que a mulher consegue ficar grávida.

Isso acontece porque a mulher produz uma quantidade exata de óvulos e eles são liberados aos poucos durante toda sua vida, geralmente de 1 a 2 óvulos apenas 1 vez a cada mês.

Normalmente, esse período ocorre na metade do ciclo, entre uma menstruação e outra, aproximadamente 14 dias antes da próxima.

Ciclo menstrual

O ciclo menstrual é como são chamadas todas as alterações que podem acontecer com o corpo feminino no decorrer de um mês entre uma menstruação e outra.

Os ciclos menstruais podem ser muito diferentes uns dos outros, isso vai depender muito de cada mulher. Cada uma tem o seu ciclo, que pode ser regular ou irregular.

O período do ciclo menstrual é contado a partir do primeiro dia da menstruação até o dia da menstruação do mês seguinte. Ou seja se sua menstruação desceu dia 4 de abril e próxima, foi dia 3 de maio, seu ciclo tem 30 dias.

período fértil 1

Etapas do ciclo menstrual

A duração de um ciclo menstrual regular, é aproximadamente entre 25 e 30 dias. Porém, é mais comum, ciclos que duram 28 dias. Esse ciclo pode ser separado em 2 etapas: a etapa lútea e a etapa folicular.

Etapa folicular: Essa etapa é a primeira e, tem seu início desde o primeiro dia da menstruação até o dia que você irá começar a ovular.

É nessa etapa que os folículos presentes nos ovários se desenvolvem para que o corpo da mulher esteja pronto para uma gestação.

Nesta etapa, o hormônio FSH, que é responsável pelo desenvolvimento dos folículos dos ovários, começa a aumentar e, dessa forma, também aumentam os estrógenos.

Ainda nesta fase, ocorre o rompimento dos folículos, procedendo assim, com a saída do óvulo diretamente para as trompas. Esse, é o episódio que chamamos de ovulação.

Etapa lútea: A etapa lútea é o período que acontece depois que a mulher ovulou. E, posteriormente, os hormônios que estavam aumentados, tendem a diminuir aos poucos.

É nesta etapa que o folículo está esperando pela fecundação e, quando não acontece, os hormônios começam a diminuir cada vez mais. Sem a fecundação não tem gravidez e, sendo assim, ocorre a menstruação.

Fatores que afetam seu ciclo menstrual

Normalmente, a mulher tem o ciclo menstrual de 28 dias, podendo variar para mais dias ou menos dias.

Não importa se seu ciclo tem 25, 27 ou 30 dias, se ele dura o mesmo período todos os meses, isso quer dizer que você tem o ciclo menstrual regular.

O ciclo menstrual irregular, quer dizer que você não tem o controle de quando será sua próxima menstruação, porque cada mês, seu ciclo dura uma quantidade de dias diferente. Existem alguns fatores que podem afetar o seu ciclo para que ele seja irregular:

  • Vida sexual ativa na adolescência;
  • Distúrbios alimentares como bulimia e anorexia;
  • Exercícios físicos praticados com muita intensidade;
  • Complicações na tireóide;
  • Período entre a troca de pílula anticoncepcional;
  • Problemas nos ovários, trompas ou útero;
  • Período que antecede a menopausa.

Sinais que o corpo apresenta no período fértil

Quando a mulher entra no período fértil, ela pode apresentar alguns sintomas que, às vezes, passam despercebidos. O primeiro sintoma, geralmente são as secreções que podem ser percebidas ao urinar. Porém, existem muitos outros sinais que indicam o período fértil.

período fértil 4

Secreção vaginal incolor: As secreções normalmente são percebidas ao urinar. Elas são transparentes e gelatinosas, bem semelhantes à clara do ovo.

Essa secreção existe durante todo o ciclo menstrual, porém elas aumentam no período fértil por um motivo, elas permitem que os espermatozóides cheguem aos óvulos com mais facilidade.

Elevação da temperatura do corpo: É normal que a temperatura do corpo da mulher se eleve no período fértil. Isso acontece porque nesse período, o hormônio responsável pela elevação da temperatura aumenta, que é a progesterona.

Porém, não é muito, podendo ser elevada de meio a um grau, o que pode passar despercebido e ser confundido apenas com calor.

Aumento da Libido: O desejo sexual feminino tende a ficar muito maior no período fértil. Isso acontece porque o organismo já se sente pronto para uma fecundação.

O sentido olfativo também fica mais aguçado nesse período e a mulher pode exalar feromônios, que é um grupo de substâncias que o corpo da mulher produz que atrai o sexo masculino.

Cólicas: As cólicas podem não ser sentida por todas as mulheres, ou em algumas, as dores podem ser bem leves, mas, elas indicam que a mulher está no período de ovulação.

Pele oleosa: Pelo aumento da produção de hormônios, é muito comum que as mulheres no período fértil tenham a pele mais oleosa e, consequentemente, cravos e espinhas tendem a aparecer.

Instabilidade do humor: Também pelo aumento dos hormônios, o humor das mulheres tende a ficar instável, hora normal, hora muito sensível, que é a mudança mais comum, e até um pouco agressivo.

Como calcular o período fértil?

O cálculo do período fértil é útil tanto para as mulheres que estão planejando uma gravidez, quanto para as mulheres que não pretendem engravidar.

Além disso, também é útil para que as mulheres conheçam seus corpos e saibam tudo o que está acontecendo com ele.

Primeiro, você precisa descobrir quanto tempo dura seu ciclo menstrual. Como o ciclo pode ser irregular e variar a cada mês, calcule por 6 meses e faça uma média.

Em seguida, sabendo o tempo do seu ciclo menstrual, diminui-se 14 do número do ciclo. O resultado encontrado, será o dia em que você está ovulando.

O período fértil tem a duração de 6 dias, acabando exatamente no dia em que você está ovulando. Sabendo disso, conte 5 dias para trás, do dia de sua ovulação. Exemplo: se o seu ciclo menstrual tem 27 dias a conta será (27 – 14 = 13).

Então, a ovulação ocorre no décimo terceiro dia. Agora, a conta será (13 – 5 = 8). Sendo assim, o seu período fértil começa no oitavo dia e termina no décimo terceiro.

Teste de ovulação

Caso você queira ter certeza que está em seu dia de ovulação, você pode realizar alguns testes.

Existem dois testes, sendo o primeiro, o teste caseiro, que consiste em inserir somente a ponta de um dedo na cavidade vaginal e retirar um pouco de secreção.

Se for uma secreção gelatinosa e transparente, você está ovulando.

O outro teste, é o teste de farmácia e se parece muito com um teste de gravidez. Dependendo da marca do teste, ele pode ser feito pela saliva ou pela urina.

Tanto com a saliva quanto com a urina, irá haver uma alteração de cor no teste e você saberá que está ovulando.

Como estimular a ovulação?

Existem algumas formas para a indução da ovulação, tanto naturais quanto artificiais.

As formas artificiais, precisam ser sob supervisão médica, pois consiste em hormônios artificiais introduzidos na mulher, bem semelhantes aos hormônios naturais.

Para as mulheres que têm algumas dificuldades, existem algumas ações básicas que elas podem fazer para estimular naturalmente a ovulação.

Erva cardo-mariano: Essa erva tem propriedades que atuam no aumento da fabricação do hormônio estrogênio, aumentando assim, as chances de ovulação.

Chá da casca de inhame: o chá da casca do inhame, assim como o próprio inhame, são capazes também de estimular a ovulação.

Hábitos saudáveis: Adotar hábitos saudáveis também é uma forma de estimular sua ovulação. Os hábitos ruins como má alimentação pode estar atrapalhando o processo.

Parar de fumar: O cigarro pode diminuir a fertilidade tanto feminina quanto masculina. Parar de fumar pode ser difícil se for um vício, porém, é um incentivo caso você esteja tentando engravidar.

Dúvidas sobre a ovulação

Algumas dúvidas podem surgir para algumas pessoas sobre a ovulação depois de tantas informações. Sendo assim, vamos esclarecer alguns pontos.

Existe a possibilidade de mais de 1 ovulação por mês. Você pode ovular mais de 1 vez no mesmo ciclo. Pode ocorrer por exemplo, a liberação de 2 óvulos e, é dessa forma que ocorre a gravidez gemelar.

Normalmente, isso acontece com mulheres com mais de 30 anos, pois é depois dessa idade que pode ocorrer algumas irregularidades no ciclo e nos hormônios.

Outra dúvida frequente, é sobre a certeza de ovulação todos os meses. E sim, em algumas mulheres pode não ocorrer a ovulação, porém, isso é um problema e precisa ser tratado.

Em mulheres com SOP, que é a síndrome do ovário policístico, pode não ocorrer a ovulação. Essa complicação, faz com que o organismo feminino não permita a liberação dos óvulos.

Existem também outros fatores que podem levar o corpo feminino à não ovular, como complicações com a tireóide, o excesso de fabricação de prolactina pelo organismo e a aproximação da menopausa.

É possível engravidar fora do período fértil?

Pode sim existir situações em que a mulher engravide fora do período fértil. A primeira situação, é quando há relação sexual pouco antes do período fértil. Isso acontece, porque os espermatozóides conseguem se manter vivos de 5 a 7 dias dentro do corpo da mulher.

Sendo assim, se você teve relação sexual 5 ou 7 dias antes de entrar no seu período fértil, há possibilidades de ainda ter espermatozóides no dia em que você ovular.

Existe também, a ovulação prévia. Isso ocorre quando a mulher libera os óvulos antes do dia pré determinado. Dessa forma, a mulher pode engravidar também no período menstrual, apesar de não acontecer com frequência.

Primeiros sinais da ovulação

Os primeiros sintomas de uma ovulação, muitas vezes, são muito discretos, sendo assim, não são percebidos.

Pode aparecer uma secreção rosa claro, que consiste na mistura de sangue com outras secreções. Esse sangue é expelido justamente pelo rompimento do folículo que liberou o óvulo.

Outros sinais, são a sensibilidades nos seios, a mudança de humor, leves dores semelhantes às cólicas na região da pelve e inchaços na região abdominal.

Primeiros sinais da gravidez

Os sinais da gravidez, assim como os sinais da ovulação, podem passar despercebidos por algumas mulheres.

O atraso da menstruação é sintoma mais relacionado à gravidez, porém, o atraso também pode ser de origem emocional e, sendo assim, algumas pessoas não associam o atraso menstrual a gravidez.

Outro sinal muito comum são as alterações de humor. Se no período de ovulação, o humor pode ficar alterado, na gravidez, essa mudança pode ser bem mais acentuada.

Náuseas e vômitos, associados aos outros sinais, também podem indicar uma possível gravidez. As náuseas podem acontecer por vários motivos, tanto por cheiros fortes quanto por comidas, ou às vezes, por nenhum motivo aparente.

Confirmação de gravidez

Depois de ter percebido todos os sintomas de uma provável gravidez, você precisa confirmar se realmente está grávida para iniciar os cuidados necessários.

O teste pode ser feito de forma simples comprado em qualquer farmácia. Normalmente, o teste é feito através da urina e costuma ser confiável.

Porém, para um resultado ainda mais válido, é indicado o exame de sangue. Nele, vai estar presente ou não o aumento do hormônio beta HCG. Se estiver acima dos valores normais, você está grávida.

período fértil 2

Dicas finais

Acabamos de ver neste conteúdo, tudo o que você precisa entender sobre o período em que a mulher está pronta para engravidar.

Nesta fase, o corpo da mulher passa por inúmeras mudanças e, se você quiser engravidar, precisa estar atenta, tanto para perceber os sinais, quanto para calcular o dia de sua ovulação.

Em caso de gravidez, procure rápido um médico obstetra para que o todo o processo de pré natal seja iniciado para que você e seu bebê se desenvolvam com saúde.

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde