Queloide: Coça, Tratamento, na Tatuagem!

Queloide é uma condição muito parecida com a cicatriz, sendo bastante volumosa e presente em duas tonalidades: vermelha ou mais escura. Seu surgimento é em qualquer parte do corpo que passou por um tipo de trauma, como exemplo de queimadura, tatuagem, cortes ou cirurgias.

Você tem dúvidas sobre essa mancha em sua pele? Caso a resposta seja sim, saiba que hoje traremos as respostas para as dúvidas mais comuns. Boa leitura!

queloide 1

Queloide coça?

Ao sofrer algum tipo de lesão é comum que o nosso corpo produzir colágeno e novas células para fechar e recuperar o local que foi afetado. Mas em alguns casos, essa cicatriz pode evoluir de maneira desordenada e exagerada, resultando em marcas muitas vezes indesejadas em nossa pele, como as cicatrizes e queloides.

A queloide, diferente da cicatriz, coça e dói. Além de crescer rapidamente no local que foi afetado. Cerca de 100 pacientes que chegam em um consultório, 99 deles possuem má cicatrização e 1 deles realmente tem queloide.

Mais comum em pessoas com a pele morena, afrodescendentes, hispânica e asiáticas.

Tratamentos

O seu tratamento vai depender muito do que um profissional médico leve em consideração, como a origem, tamanho e local. Dessa forma, existem diversas formas para o tratamento. Veja mais sobre quais existem:

Laser

Esse tratamento vai reduzir a altura da cicatriz, fazendo com que a cor perante o restante da pele quase não seja notada. Mas para que seja eficaz, o tratamento deve ser feito em conjunto com outro tratamento.

Crioterapia

Esse procedimento utiliza do nitrogênio para congelar a cicatriz. Mais eficaz para queloides menores, para que a lesão seja reduzida.

Roupas de compressão

Ajudam na diminuição do avanço da queloide. Esse procedimento é indicado para os pacientes que possuem maiores lesões.

Remoção cirúrgica

Considerada, por muitas vezes, a única opção de tratamento. Mas lembre-se que a cicatriz pode aparecer novamente. Seus melhores resultados são baseados a partir da remoção de parte da queloide e em que as incisões não atingem a pele ao redor da lesão.

Radiação

Essa forma de tratamento funciona de duas diferentes maneiras: de uma maneira isolada, para a diminuição da queloide. Ou então para a redução cirúrgica dessa cicatriz, visando que essa lesão não retorne.

queloide 2

Queloide na Tatuagem

A queloide em tatuagens pode aparecer tanto com por reações alérgicas da própria tinta, como o processo errado de cicatrização. Por conta disso, é muito importante pedir para que o tatuador faça um teste antes, principalmente para a minha vermelha, por conta da reação alérgica.

Seus principais sintomas de alergia são: vermelhidão, coceira e inchaço no local. Caso você tenha uma dessas reações, é recomendado, portanto, não fazer uma tatuagem.

O crescimento da queloide pode ser tanto a ponto de ultrapassar a ferida, podendo chegar ao tamanho de uma laranja.

Seu surgimento é maior na área das costas, mamas e ombro, por se tratar de uma espessura maior de pele. As orelhas também são um outro ponto ideal para o surgimento dessa condição, principalmente quando você decide colocar um piercing.

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2021 - Incrível Saúde