Receita de Soro Caseiro: 4 tipos diferentes e eficazes!

Quer descobrir a receita de soro caseiro, conhecer seus benefícios e quais são suas indicações de uso? O soro é uma substância usada no mundo inteiro para várias finalidades.

Neste conteúdo, você irá descobrir como usar o soro da maneira certa, além aprender a preparar um soro em casa!

O que é soro?

O soro é uma solução sódica usada para o tratamento de desidratação e reposição de alguns sais. Normalmente ele é comprado ou fornecido por instituições de saúde.

O soro caseiro, é uma mistura muito simples e muito utilizada, mas nem todo mundo sabe que pode fazer soro em casa.

receita de soro fisiológico 4

Para que serve o soro caseiro?

A principal função do soro caseiro em nosso corpo, é de repor líquidos e eletrólitos, ou seja, hidratação.

Ele é muito utilizado para repor todo o líquido perdido em episódios como vômitos e diarreia.

A OMS (organização mundial da saúde), recomenda o soro como principal substância para a reposição de líquidos na diarreia, assim como repor sais minerais e eletrólitos.

O soro também é essencial para prevenir quadros de desidratação ocasionados por outros tipos de eventos, como a dengue e gastroenterite.

Como o soro age em nosso corpo?

Esse líquido fornece para o nosso corpo, alguns sais minerais e outras substâncias para que não ocorra quadros de desidratação. A desidratação é um problema sério e afeta várias funções em nossos sistemas.

Sendo assim, o uso do soro é indicado para qualquer evento em que a pessoa tenha perdido líquidos, tendo como complicação mais comum, os vômitos, assim como a diarreia.

Porém, seu uso também está designado para pessoas que, em algum momento, não puderam ingerir líquidos ou água por um tempo muito prolongado. Nesse caso, o indicado é que a pessoa reponha os líquidos bem devagar.

O soro caseiro também pode ser utilizado como complemento do tratamento para cistites (infecção do trato urinário), para que elas eliminem líquidos com mais facilidade.

Receita do soro caseiro

A receita de soro caseiro é muito simples, porém, é preciso ter atenção para que você prepare exatamente com a medidas corretas.

receita de soro fisiológico 1

Para o soro você precisar de:

  • Açúcar ( uma colher de sopa)
  • Água (um litro)
  • Sal (uma colher de chá)

Algumas pessoas tendem a confundir a receita porque, como os ingredientes são simples e práticos, alguns acham que podem misturá-los em qualquer quantidade.

Entretanto, a medida de todos os ingredientes precisa ser respeitada.

É importante ressaltar que o soro caseiro, diferente dos soros comprados em farmácias, tem validade de apenas 1 dia, sendo conservado na geladeira.

Como tomar o soro caseiro?

Não faz mal preparar apenas um copo de soro de 200 ml proporcionalmente às medidas determinadas para 1 litro.

Porém, a maneira certa de tomar o soro caseiro, é preparar o soro com 1 litro de água e ir tomando durante todo o seu dia até que ele acabe. Não esqueça que de ele só é válido apenas por 1 dia. Caso sobre líquido, você irá precisar fazer outro.

Um outro ponto para ter atenção, é na qualidade da água que você irá preparar o seu soro.

A água correta, precisa ser insípida, inodora e incolor, ou seja, ela não pode ter gostos, cheiros e cores.

Isso é fundamental pois, se água tiver alguma dessas características, ela pode estar contaminada, e sendo assim, pode causar uma piora nos seus problemas, sejam eles de hidratação ou infecção.

Contraindicações para o soro caseiro

Apesar do soro ser considerado um remédio natural, para algumas situações, deve-se prestar atenção quanto ao seu uso.

O soro caseiro não é recomendado para bebês com menos de 6 meses. Nessa fase, o bebê necessita apenas do aleitamento materno.

receita de soro fisiológico 3

O leite materno é plenamente capaz de oferecer todos os líquidos e nutrientes que uma criança de 6 meses necessita, não sendo necessário o uso de soro e nem de outros suplementos, a não ser somente por orientação médica.

Pacientes portadores de hipertensão arterial também não devem fazer o uso do soro caseiro sem orientação médica, pois pode ocorrer alguma elevação na pressão arterial.

Pacientes diabéticos também precisam de orientação médica antes de fazer uso do soro caseiro, podendo correr o risco do aumento da glicemia na corrente sanguínea.

Soro caseiro pode ser usado em animais domésticos?

O organismo dos animais, assim como o organismo humano, passa por complicações e, uma delas, pode ser a desidratação.

Os animais também podem passar por situações como vômitos e diarréia e, o uso do soro caseiro é indicado. Entretanto, o uso do soro não fará com que esses sintomas sejam bloqueados, apenas irá repor os líquidos e nutrientes perdidos.

Porém, é preciso ter cautela ao administrá-lo em animais como cães e gatos, pois a dosagem não pode ser ultrapassada. Observe o tamanho de seu bichinho para que a dosagem seja proporcional a ele.

O correto, é fazer com cães e gatos tomem o soro sozinhos, sem que sejam forçados.

Sinais de desidratação

Nosso corpo é como uma máquina que reage e dá sinais em qualquer situação de problemas. Sendo assim, podemos sentir alguns sintomas que possam indicar uma possível desidratação.

Cor da urina: A urina na desidratação vai apresentar sua coloração bem mais forte, além de odor também estar mais acentuado.

Pele ressecada: A água é o principal hidratante da pele. Quando estamos desidratados, nossa pele imediatamente fica ressecada. Muitas vezes achamos que é falta de cremes hidratantes, mas se atente pois pode falta de água.

Mau hálito: Em algumas situações, o mau hálito não está associado com falta de higiene. A desidratação também pode ser responsável pelo mau hálito, devido a pouca saliva presente na boca.

receita de soro fisiológico 2

Dicas finais

Como vimos neste conteúdo, o soro caseiro é importante principalmente para a reidratação corporal em casos de desidratação.

O ideal é que você sempre procure por orientação médica antes de usar qualquer medicamento, mesmo que seja natural.

Caso você já esteja em uso do soro e em caso de persistência dos sintomas, o correto é suspender o uso do soro e buscar ajuda de um profissional de saúde.

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde