Resiliência: O que é, Significado e Psicologia

Do latim Resilire, a palavra resiliência possui o significado de recuar e voltar atrás. Quando é utilizada na psicologia ela remete à volta de um estado anterior. Pode também ser utilizada para significar a capacidade que algum objeto tem de aguentar grandes mudanças como pressão, impactos e temperatura e sofrer os impactos dessa situação tendo dificuldade de voltar ao estágio inicial.

Portanto, o termo resiliência é sempre usado para situações em que as pessoas precisam “sofrer os impactos” para só depois se recomporem e voltarem recuperados ao estágio em que se encontravam.

resiliência 2

Resiliência pela Psicologia

A psicologia ensina que uma pessoa que consegue superar os problemas e vencer obstáculos sem atrapalhar com a pressão ao seu redor é uma pessoa resiliente. Os estudos destacam que as pessoas quem possuem esse atributo tomam atitudes e decisões que consideram favoráveis, mesmo sem saber se elas serão fáceis ou difíceis de executar sob um ambiente de pressão.

Também são consideradas resilientes pessoas que se recuperam de forma firme mesmo após sofrer com uma dificuldade grande. Um exemplo simples disso é uma pessoa que se encontra desempregada e perde o marido logo em seguida e, ainda assim, procura se manter firme em encontrar solução para os problemas e nas formas de viver uma nova vida com as mudanças.

Características de uma Pessoa Resiliente

Uma pessoa resiliente possui a capacidade de trabalhar as adversidades e torná-las em experiências de vida. Mesmo aqueles momentos mais difíceis são considerados importantes e forma de aprendizados para os resilientes.

É como o famoso samba que diz “ levanta , sacode a poeira e dá a volta por cima”. Os traumas, problemas, adversidades e perdas são sempre transformados em desafios e formas de superação. A pressão que existe em muitas situações do nosso dia-a-dia pode se transformar em criatividade para transformar o momento conflituoso.

As pessoas que possuem resiliência são autoconfiantes e sempre almejam realizar os sonhos e objetivos. Além disso, são indivíduos que são persistentes e perseveram lutando até o fim para conseguirem o que desejam. Mesmo após conflitos, obstáculos e problemas, os resilientes são otimistas e possuem a esperança como guia das suas ações.

Resiliência na vida pessoal e profissional

Outra característica muito comum em pessoas altamente resilientes é a empatia, ou seja, a capacidade de saber se colocar no lugar do outro e de ter profunda gratidão pelas coisas boas que acontecem ao seu redor. Mais do que isso, essas pessoas possuem a capacidade se saber ouvir e compreender o seu próximo.

resiliência 1

Por fim, podemos dizer que uma pessoa resiliente é muito criativa, pois consegue criar e realizar inovações mesmo em situações extremas. Mais do que resistir ao problema é também preciso criar formas de resolver ele.

Todas essas qualidades podem ser aplicadas tanto na vida pessoal quanto na profissional. Ter flexibilidade e saber se adaptar bem a cada problema que nos aparece é às vezes muito complicado. Entretanto, procure focar nas suas emoções e enfrente de forma serena as intempéries da vida. Afinal, se render à pressão e ficar estressado certamente não serão a solução seja lá qual for o seu problema.

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde