Saudade: O que é, Frases, Músicas

O sentimento de saudade é um dos que mais podem nos trazer dor, principalmente quando esse sentimento envolve alguém muito especial em nossas vidas. Mas sentir saudades é um sentimento que vai além de recordar bons momentos. Muitas vezes as pessoas nem fazem mais parte de nossas vidas, esse sentimento pode consumir nosso peito.

Mas por que sentimos isso? É possível evitar esse sentimento? Esse problema ocorre quando a é criado um vazio depois da pessoa ir embora. Esse espaço deve ser preenchido de alguma maneira e nem sempre encontrando uma pessoa para “substituir” vai ser o suficiente.

Saudade 1

O que é saudade?

A saudade é causada pela distância ou perda de algo ou alguém. Sua origem vem do latim que significa solidão.

Essa palavra não possui tradução literal para as outras línguas. É uma palavra bastante utilizada em música e poesias românticas da língua portuguesa. Significa, portanto, a lembrança de momentos que já aconteceram e a vontade de revivê-los.

Segundo uma lenda, o sentimento surgiu no período dos descobrimentos e significava a solidão dos portugueses no Brasil e sentiam falta de suas terras e família. Eles eram atacados pelo melancolia de estar distante disso.

Inclusive, este termo gerou muitos derivados, como o saudosismo e saudosista, que é aquele que sente saudade de alguma coisa. Outro termo é o saudoso, que é referido aqueles que faleceram e nos deixaram muitas lembranças.

Uma expressão muito utilizada é a “matar a saudade”. Essa que é utilizada por aqueles que conseguem encontrar o objeto ou a pessoa de seu sofrimento novamente, isso o torna alegre, ou seja, ele está matando esse sentimento.

Frases de Saudade

“Sinto saudade de pessoas que nem imaginam a falta que fazem.”

“Há dor que mata a pessoa sem dó nem piedade. Porém não há dor que doa como a dor da saudade” – Patativa do Assaré.

“A saudade e as lembranças que deixou comigo serão eternas!”

“Saudade é um sentimento que quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.” – Bob Marley.

“Saudade não depende do tempo que você não vê a pessoa, e sim da vontade que você sente de estar com ela.”

Músicas de Saudade

Como citado, a expressão só existe na língua portuguesa. Mas na “gringa” a expressão pode ser compreendida como “I miss you”, “sinto sua falta”.

Saudade 2

Sejam brasileira ou estrangeiras, o que não falta são músicas que falam sobre esse sentimento. Veja algumas das canções para você ouvir quando bater esse sentimento por alguém! Algumas músicas brasileiras com este significado, portanto, são:

  • A Sua – Marisa Monte (2001);
  • Saudade – Marcelo Camelo (2008);
  • Gostava Tanto de Você – Tim Maia (1998);

E para você que curte uma música gringa:

  • I miss you – Blink 182 (2003);
  • Miss You Love – Silverchair
  • Miss You – Rolling Stones (1978).

Lembre-se, portanto, que a saudade só se torna ruim quando o sentimento é transformado em queixas e lamentações. Curta o momento e as boas recordações, deixando de comparar o seu passado com o presente.

Gostou do conteúdo? Compartilhe conosco a sua opinião!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2021 - Incrível Saúde