Sono Polifásico: O que é, Como Fazer?

O sono polifásico faz parte da vida de muita gente. Você provavelmente já ouviu que o ideal é dormir entre seis a oito horas por dia. Mas para muitas pessoas isso significa deixar de fazer diversas atividades importantes, já que oito horas poderiam ser usadas facilmente fazendo algum tipo de trabalho.

Caso você deseje fazer as atividades que envolvem um tempo extra, o sono polifásico é o que você busca! Continue lendo o nosso post para ver como é possível fazer e dicas de cronograma para seguir.

sono polifásico 2

Sono Polifásico não é incomum

Os seres humanos conseguem se ajustar normalmente a um cronograma de sono polifásico, exige força de vontade, mas todos conseguem fazer.

Muitos animais têm esse tipo de sono, inclusive, alguns de nossos ancestrais também podem ser. O padrão de sono segmentado é comum recentemente quanto no século 18. Naquela época, as pessoas dormiam por quatro horas, levantavam por duas, e então voltavam a dormir por mais quatro.

E foi o advento da iluminação noturna que nos fez ficar mais tempo acordados criando e fazendo coisas, fazendo com que as pessoas fossem para a cama somente uma vez, sendo assim o sono monofásico de hoje em dia.

Como começar?

Assim como todas as mudanças que passamos, vai ser difícil se adaptar com o sono polifásico, por isso é importante criar um cronograma que o permita ir aumenta aos poucos.

Dessa forma, veja alguns dos métodos que são utilizados!

Bifásico

É um método bastante utilizado pelas pessoas, mesmo que elas não saibam disso. Basicamente é a atitude de concentração do seu sono durante a noite e, então, tirar uma soneca depois do almoço. Mas esse método não reduz o tempo em que nós dormimos.

Everyman

Consiste em dormir por 3 horas durante a noite e tirar 3 sonecas durante o dia. É importante escolher um horário para o seu sono a noite que se adeque com a sua rotina, de maneira que as suas sonecas ocorram uma a cada três horas.

Sono polífasico 1

Uberman

Nesse método, portanto, o seu sono é dividido em 6 cochilos de 20 minutos a cada 4 horas, deixando de lado a ideal do sono noturno. Para que você consiga seguir esse cronograma é preciso que você veja se ele consegue se encaixar em sua rotina.

Dymaxion

Nesse tipo de sono, as sonecas são de 3 minutos a cada 6 horas. E tanto esse quanto o Uberman fazem com que você durma por 2 horas durante um dia inteiro.

Uma coisa bastante importante a ter em mente é que você siga o primeiro método até que consiga se adequar ao dymaxion. Mas sempre leve em conta a sua saúde e a forma de adaptação.

E apesar da última opção ser a que te dispõe mais horas trabalhadas, é sempre bom tomar cuidado. Vá até um médico e mostre o seu cronograma já planejado para ele. Isso porque a rotina de um sono polifásico pode trazer alguns problemas como a ansiedade e falta de memória. Não esqueça de ter orientação médica sempre!

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