Teste de Daltonismo: O que é, Tipos, Tem Cura?

Também conhecido como discromatopsia ou discromopsia, o teste de daltonismo identifica uma deficiência visual onde as pessoas não conseguem distinguir determinadas cores. Essa doença, por conseguinte, vai os impedir de enxergar totalmente ou parcialmente certos tons, como o verde, o azul e o vermelho.

O índice desse distúrbio é maior entre os homens, atingindo cerca de 8%. Já nas mulheres o número é de apenas 0,5%. Esse número maior entre os homens acontece pelo fato de uma deficiência no cromossomo X. E como as mulheres possuem dois cromossomos X, quando afeta um deles, o outro vai compensar.

Daltonismo 1

Tipos de Daltonismo

São três tipos principais desta doença. Antes de descobrir mais sobre o teste de daltonismo, veja mais sobre cada um deles!

Protanopia

O tipo mais comum dentre os demais. Sua característica é a ausência total do vermelho, um vez com esse tipo, a pessoa vai enxergar com tons de marrom, cinza ou verde. O verde será semelhante ao vermelho.

Deuteranopia

Neste tipo, não é possui enxergar a cor verde. Mas assim como na protanopia, sua cor é puxada para os tons de marrom. Por exemplo, uma pessoa diagnosticada com este daltonismo vai enxergar uma árvore com só uma cor, o marrom, variando os tons entre o tronco e as folhas.

Tritanopia

O diagnóstico nesse tipo é mais raro, afetando a visão das cores azul e amarela. Uma pessoa com tritanopia não vai perder totalmente a visão da cor azul, a enxergando em diferentes tons. Entretanto, o amarelo vai ser transformado em rosa-claro. Neste caso, as pessoas também não conseguem visualizar a cor laranja.

Tem cura?

As pessoas que possuem daltonismo precisam conviver com seu diagnóstico, já que não possui cura. Existem, ainda, pessoas que usar lentes, óculos especiais para que consigam visualizar melhor as cores.

No entanto, o daltonismo também impede que as pessoas sigam determinadas carreiras, como ser piloto de avião, entre outras que necessitam da visão perfeita.

Daltonismo 2

Teste de Daltonismo

pessoas com daltonismo não enxergam o número 2
mesmo pessoas com daltonismo enxergam o número 12
pessoas com daltonismo não enxergam o número 3
pessoas com daltonismo não enxergam o número 6
pessoas com daltonismo não enxergam o número 7
pessoas com daltonismo não enxergam o número 8
pessoas com daltonismo não enxergam o número 29

Veja alguns testes para observar se você é portador do daltonismo! Um dos testes mais comuns para os adultos, e que você pode fazer em casa, é o Ishihara.

Basicamente serão imagens coloridas onde você deve enxergar os números que estão no meio delas. E embora este seja um teste para apresentar o risco do daltonismo, é importante que você vá até um optometrista para obter o diagnóstico.

Já o teste de daltonismo infantil de Ishihara consiste em uma imagem com formas geométricas e um caminho, basta fazer a criança observar as imagens por cerca de 5 segundos e pedir para elas seguirem o caminho. Quando a criança não consegue observar e nem seguir o caminho, é importante a levar a um pediatra e um optometrista.

O médico também pode utilizar outros métodos, como o exame de eletrotermia, além dos testes, onde ele vai observar a resposta elétrica de seu olho aos estímulos luminosos. Os casos mais básicos não podem ser diagnosticados, já que a pessoa não vê alterações em seu dia-a-dia, e acabam não buscando por diagnóstico médico.

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde