Tomate: É fruta? Curiosidades Saudáveis

Você sabia que o tomate, além de ser um dos alimentos que mais estão presentes nas refeições, principalmente dos brasileiros, também traz muitos benefícios para a saúde?

Ele protege o organismo contra várias doenças e ainda fornece vários nutrientes para que as funções do organismo funcionem de maneira adequada.

Você vai conferir logo abaixo, os principais benefícios do tomate e quais são as melhores formas para consumir o alimento.

Tomate 2

Tomate é fruta?

O tomate, apesar de ser consumido pela maioria das pessoas como um legume, sendo utilizado em saladas e pratos salgados, ele é um fruto.

Ele é considerado fruto por ter as características de uma fruta, entre essas características estão, ter ovário e sementes, além de ser originado de uma flor.

Um dos motivos para ele ser confundido com um legume, é o fato de não ser doce, porém ele é apenas um fruto com menor quantidade de açúcar.

Benefícios do tomate

Assim como muitas frutas, o tomate é rico em vários nutrientes que atuam no bom funcionamento do organismo e na prevenção de algumas doenças e problemas de saúde.

As principais vitaminas e minerais presentes no tomate são:

  • Vitamina A;
  • Vitamina B;
  • Potássio;
  • Cálcio;
  • Vitamina C;
  • Magnésio;
  • Fósforo.

Essas vitaminas e minerais atuam em funções como rejuvenescimento da pele, saúde dos olhos, saúde do coração, além de proteção contra várias infecções, saúde do intestino e entre outros benefícios.

Logo a seguir, você irá saber mais sobre cada um desses benefícios e também como consumir o tomate para obter o máximo de nutrientes que ele fornece.

Saúde da pele

Devido a presença de vitamina C no tomate, ele favorece a saúde da pele, sendo eficiente na fabricação de colágeno pelo organismo. O colágeno, além de promover firmeza para a pele, atua na saúde dos cabelos e das unhas.

Além disso, o colágeno também atua na cicatrização, tanto da pele quanto dos vários tecidos presentes no corpo.

Saúde do coração

O fruto é rico em um nutriente chamado licopeno que, junto com a vitamina C, atua no controle do colesterol sanguíneo, prevenindo complicações cardiovasculares como infarto.

Tomate 1

Esses nutrientes também auxiliam no transporte de oxigênio através do sangue, melhorando o fluxo sanguíneo nas veias e artérias.

Ademais, por ser rico em potássio, o tomate ajuda na prevenção e redução da pressão arterial, prevenindo o aparecimento de outras doenças cardíacas.

Prevenção de doenças crônicas

O fruto é rico em antioxidantes que, junto com o licopeno, ajuda a combater os radicais livres, substâncias que favorecem a proliferação de células cancerígenas.

Dessa forma, ele previne alguns tipos de câncer, principalmente o câncer de próstata e o câncer no pâncreas.

Além disso, ao eliminar os radicais livres, o tomate também ajuda na prevenção de doenças degenerativas como o Alzheimer, por exemplo.

Uma dica, é consumir o tomate bem maduro, pois quanto mais velho ele for, maior vai ser a concentração de licopeno.

Saúde dos ossos

O tomate também é rico em vitamina K, que é uma poderosa vitamina para a manutenção dos tecidos ósseos.

O licopeno mais uma vez atua junto a vitamina para manter os ossos firmes, favorecendo o seu fortalecimento, e assim, prevenindo doenças como artrite, artrose e osteoporose.

O cálcio presente no tomate também tem um importante papel na prevenção de doenças dos tecidos ósseos.

Saúde dos olhos

A falta de vitamina A, pode levar uma pessoa a ter problemas de visão, como má visão em ambientes com muita luz, e em casos mais sérios, pode levar a pessoa a ficar cega, ou parcialmente cega.

Tomate 3

O tomate, contém vitamina A e pode ajudar na prevenção dessas complicações oculares, formando uma camada de proteção para as córneas.

Saúde mental e emocional

A vitamina B é uma das vitaminas mais importantes para a saúde mental e emocional, e o tomate ajuda no fornecimento dessa vitamina para o organismo, já que organismo não possui reserva de vitamina B.

Problemas como ansiedade e depressão, podem surgir pela deficiência de vitamina B, por isso, é importante que sejam inseridos em nossa rotina diária, alimentos ricos em vitamina B, como o tomate, seja através de saladas, cozido ou seco.

Como consumir o tomate?

A maneira mais comum de consumo de tomate, é em forma de saladas ou em molhos, nenhuma das formas está errada, porém, algumas formais são melhores que as outras.

Alguns estudos afirmam que, a melhor maneira de consumir o tomate, é em sua forma cozida, seja em molhos ou assado.

As saladas com o tomate cru também são permitidas, porém, prefira os tomates mais maduros, que têm uma maior concentração de nutrientes.

Dicas finais

Você provavelmente consome o tomate frequentemente e sequer sabia de todos esses benefícios que o fruto oferece, não é?

Agora que você já sabe, inclua mais o tomate em seus molhos e saladas. Com o consumo frequente, você irá obter os benefícios dele ao longo de sua vida!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde