Vitamina D: Para que Serve, Alimentos e Como Tomar?

A vitamina D é muito importante para a saúde do nosso organismo! O corpo das pessoas, principalmente daqueles que praticam atividades físicas com intensidade, necessita de uma grande quantidade de nutrientes e vitaminas.

E algumas dessas vitaminas não são produzidas pelo corpo humano, mas são muito importantes para nosso organismo se manter bem. Por conta disso, a vitamina D vem recebendo bastante atenção dos atletas. Este conteúdo é para você conhecer mais sobre essa vitamina importantíssima. Leia, a seguir!

Para que serve a vitamina D?

Sua principal função no organismo humano é facilitar a absorção de cálcio, algo essencial para a saúde de nossos ossos e dentes. A vitamina D também previne doenças como a diabete e obesidade. A vitamina D serve para regular de concentração de fósforo e cálcio no sangue.

Está ligada também com a homeostase de inúmeros processos celulares. Além disso, a quantidade de vitamina D presente no sangue tem ligação direta com o desenvolvimento atlético e composição corporal de uma pessoa.

vitamina D

Quais são os alimentos com vitamina D?

Há outras maneiras de obter esse nutriente além da exposição ao Sol, alguns alimentos, por exemplo, reúnem a vitamina D em abundância. Entre esses alimentos, a maior parte da vitamina que consumimos são de alimentos fortificados.

É uma vitamina muito importante pois aumenta a absorção do cálcio, melhorando a saúde de sua pele e age contra a depressão. Algumas pessoas preferem ingerir esse nutriente por cápsulas, com a recomendação diária de 600 International Units (IUs) entre os adultos.

Mas existem inúmeras fontes naturais, e se você ingerir um pouco delas a cada dia, seu corpo vai ser muito beneficiado. Veja alguns exemplos!

Salmão

O salmão está no topo da lista de alimentos marinhos com altas doses da vitamina. O alimento enlatado com aproximadamente 100g, por exemplo, oferece cerca de 650 IUs, que é muito mais do que você precisa por um dia.

Sardinha

Duas latas destes peixes oferecem cerca de 46 IUs, que corresponde a 13% do valor que é recomendado diariamente.

Bife de fígado

Além de ser uma ótima fonte de ferro, ao ingerir cerca de 100g deste alimento, você pode prover cerca de 42 IUs de vitamina D.

Vitamina D 2

Como tomar?

Como citado, quanto mais exposto ao Sol você estiver, melhor será a absorção da vitamina. O ideal é se expor ao Sol com trajes de banho, mas como isso não é muitas vezes possível, só ir caminhando ao trabalho com os braços expostos é o bastante ou ainda se expor aos aos raios solares em seu horário de almoço.

Como o protetor solar impede esta absorção, você deve ficar antes das 10h e depois das 16h, pois é onde o índice de efeitos ultravioletas é menor. E, como citado, essa vitamina pode ser encontrado em peixes, ovos e fígado. Mas em alguns casos, a quantidade mínima da absorção não é atingida com uma refeição.

Existem casos em que as pessoas ingerem a vitamina de forma oral. Vale lembrar que a reposição da vitamina D é mais difícil para as pessoas que já passaram por cirurgia bariátrica, isso porque é necessário gordura para ser absorvida.

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde