Maçã: 8 curiosidades sobre a fruta para a saúde

Você sabia que maçã, além de conter fibras como a maioria das frutas, também atua na prevenção contra várias doenças?

Além de ser uma das frutas mais consumidas em todo o mundo, ela ajuda nosso organismo em diversas funções, tanto para manter o funcionamento adequado, quanto para evitar vários problemas de saúde.

Neste artigo, você vai ver alguns fatos sobre esta fruta e muitos benefícios que ela pode oferecer para sua saúde.

Benefícios da Maçã

A maçã, embora muitos não saibam, é pseudofruto que oferece muitos nutrientes para a nossa saúde e, a maioria deles, se encontram na casca da fruta.

Maça 2

Essa fruta possui vitamina C, que auxilia o sistema imunológico no combate à gripes e resfriados, ainda que não seja tão potente quanto a laranja. Porém, ela também possui quercetina, que também atua fortalecendo o sistema imune.

A fruta também é rica em fibras que ajudam o intestino a funcionar de maneira mais eficiente, prevenindo as constipações, e ainda ajudam na saciedade, fazendo com o que o organismo sinta fome com menos frequência.

Além disso, a quercetina presente na maçã, também ajuda no combate ao envelhecimento, atuando junto com a vitamina C, que favorece a produção natural de colágeno pelo organismo, deixando a pele e os cabelos rejuvenescidos.

A maçã possui muitos outros benefícios, confira abaixo mais desses benefícios e algumas curiosidades sobre essa fruta.

Preservação do sistema nervoso

A vitamina C presente na fruta, junto com o ácido fosfórico, tornam-se excelentes aliados para a preservação do sistema nervoso e evitar possíveis doenças como Parkinson e Alzheimer.

Estudos realizados com algumas pessoas maiores de 50 anos, confirmam que o consumo da maçã diminui o risco de doenças degenerativas do sistema nervoso, principalmente em idosos.

Ademais, outros estudos afirmam que, além de preservarem o sistema neurológico, o consumo diário da maçã também diminui o risco de uma pessoa ter um AVC (acidente vascular cerebral).

Preservação da saúde bucal

Se você nunca ouviu que a maçã funciona como uma escova de dente natural, agora você já sabe. Mas isso não quer dizer que a maçã substitua as escovas de dente!

Elas apenas são aliadas na saúde dos dentes e das gengivas. Ao morder e mastigar a maçã, ocorre uma estimulação das gengivas e também da produção de saliva.

Dessa forma, a fruta previne a proliferação de bactérias na boca, assim como a formação de tártaros e cáries.

Prevenção contra o câncer

Sabemos que, um alimento sozinho, não é capaz de prevenir doenças crônicas como o câncer, toda a alimentação diária de uma pessoa deve ser considerada.

Maça 3

Sendo assim, você pode acrescentar certos alimentos na sua rotina para diminuir o risco dessas doenças.

A maçã, possui um fitoquímico chamado flavonoide. Ele é encontrado em sua casca, portanto, se você é daquelas pessoas que tiram a casca da maçã, saiba que está perdendo um poderoso nutriente.

Estudos comprovam que os flavonoides e entre outros fitoquímicos, estão diretamente ligados à redução de risco de câncer.

Isso ocorre, porque os fitoquímicos bloqueiam a formação de células cancerígenas, regulam também as respostas inflamatória e respostas do sistema imune, além de proteger o organismo contra a oxidação de células de gordura.

Além de proteger as células as células contra o câncer, principalmente de fígado e do cólon, o consumo frequente de flavonoides estão ligados a redução de riscos de doenças cardiovasculares, principalmente em pessoas acima de 65 anos.

Algumas curiosidades sobre as maçãs

É uma fruta que é muito consumida, principalmente no Brasil. Ela tem muitos benefícios e curiosidades que talvez você não saiba.

Por isso, listamos aqui abaixo mais algumas informações sobre a fruta!

Todas as substâncias presentes da na maçã que previnem o câncer, estão na casca.

  • previne faringites e a formação de cálculos renais.
  • tem nutrientes que agem na purificação do sangue.
  • alguns nutrientes presentes na fruta, ajudam no combate à ansiedade.
  • o potássio presente na fruta ajuda na prevenção da formação de gorduras nas parede arteriais.

Maça 1

Dicas finais

Neste artigo, vimos que a maçã é um pseudofruto muito nutritivo e ajuda no combate à várias doenças e complicações no nosso organismo.

Especialistas indicam a ingestão de pelo menos 1 maçã por dia para que você possa obter os seus benefícios a longo prazo.

Sendo assim, aproveite e coma mais maçã, ela é saborosa e ainda favorece sua saúde!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2024 - Incrível Saúde