Cenoura: É legume? Veja os benefícios!

A cor escura da cenoura vem de seus muitos pigmentos. Eles ajudam a prevenir várias doenças, incluindo doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer!

Os benefícios da cenoura

Veja os principais benefícios da cenoura e usufrua de todos eles em suas principais refeições!

Cenoura 1

Combate a doenças cardiovasculares

Dois estudos em animais mostraram que comer cenoura age sobre certos fatores que promovem a saúde cardiovascular. O consumo de cenoura (ou suco, mas em menor grau 3,4) melhoraria a capacidade antioxidante e o nível de vitamina E no sangue, além de diminuir o colesterol e os triglicerídeos do fígado 2 e no sangue.

Combate ao câncer

O consumo de cenoura teria efeitos protetores contra o câncer de pulmão. Um estudo com mais de 120.000 mulheres constatou que aquelas que ingeriam 2 a 4 porções de cenoura por semana tinham 40% menos probabilidade de contrair câncer de pulmão do que aquelas que não consumiam.

Com um consumo de 5 ou mais porções, a redução de risco foi de 60%. Além disso, um estudo observacional constatou que as pessoas que consumiam 2 ou mais porções de cenoura ou espinafre por semana tinham 44% menos probabilidade de ter câncer de mama do que aquelas que não comiam.

Cataratas

Dois estudos observacionais encontraram uma diminuição na prevalência de catarata em homens e mulheres com mais alfa e beta-caroteno no sangue. Os mesmos resultados foram observados naqueles que consomem mais luteína e zeaxantina. Todos esses compostos estão presentes na cenoura.

O que a cenoura contém?

Para assimilar melhor os carotenoides das cenouras, consuma-os com uma fonte de gordura, por exemplo, um pouco de óleo, nozes ou queijo. Isto porque os carotenoides são compostos solúveis em gordura (solúvel em gordura). Cozinhe-os. Cozinhar também parece aumentar sua absorção.

Cenoura 3

Carotenoides

Os principais carotenoides encontrados na cenoura (crua, cozida ou em suco) são beta-caroteno, luteína e zeaxantina. Os carotenoides são compostos com, entre outras coisas, propriedades antioxidantes, ou seja, são capazes de neutralizar os radicais livres no organismo.

O consumo de alimentos ricos em carotenoides está associado a um menor risco de sofrer de várias doenças, como câncer, doenças cardiovasculares e certas doenças relacionadas ao envelhecimento, como a catarata. Vários carotenoides também são precursores da vitamina A, o que significa que o corpo os transforma em vitamina A, conforme necessário.

Os carotenoides têm um efeito protetor contra o câncer, uma vez que os alimentos que os contêm reduzem os danos oxidativos ao DNA. Quando o DNA é danificado, pode haver um risco aumentado de câncer. Pessoas com fibrose cística também demonstraram ter níveis mais baixos de carotenoides no sangue do que os limites normais.

Alguns estudos descobriram que tomar suplementos de beta-caroteno em pacientes com fibrose cística melhora sua capacidade antioxidante no plasma. Até o momento, no entanto, nenhum estudo avaliou os efeitos do consumo de cenoura nos níveis de carotenoides das pessoas com a doença.

Fibras

Alguns autores sugeriram que a ingestão simultânea de fibras e carotenoides, ambos encontrados na cenoura, maximizaria o efeito protetor desse vegetal. De fato, foi demonstrado que certos tipos de fibra, principalmente as solúveis, podem reduzir o colesterol e impedir o processo de aterosclerose em animais e em seres humanos.

Durante o estudo, o suco de cenoura (que contém pouca fibra) teve menos efeito sobre os lipídios no sangue em comparação com o consumo de cenoura. O efeito sinérgico entre os 2 compostos poderia explicar, em parte, esse fenômeno.

Cenoura 2

Precauções

A cenoura é um alimento implicado na síndrome da alergia oral. Esta síndrome é uma reação alérgica a certas proteínas em uma variedade de frutas, vegetais e nozes. Afeta algumas pessoas com alergias a pólen ambiental e é caracterizada por sintomas de boca e garganta.

Esta síndrome é quase sempre precedida pela febre do feno. Assim, quando algumas pessoas alérgicas à ambrósia comem cenoura crua (o cozimento geralmente degrada as proteínas alergênicas), uma reação imunológica pode ocorrer. Essas pessoas sofrem de coceira e uma sensação de queimação na boca, lábios e garganta.

Os sintomas podem aparecer e desaparecer, geralmente alguns minutos depois de comer ou manusear os alimentos ofensivos. Na ausência de outros sinais, essa reação não é grave e o consumo de cenoura não precisa ser sistematicamente evitado. No entanto, é recomendável que você consulte um alergista para determinar a causa das reações aos alimentos vegetais. Este último poderá avaliar se devem ser tomadas precauções especiais.

Gostou das informações? Compartilhe conosco a sua opinião!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde