Crossfit: O que é, Exercícios, Emagrece?

Uma modalidade que vem crescendo cada vez mais para as pessoas que buscam por um corpo definido, é quase impossível encontrar alguém que não tenha ouvido o termo crossfit.

Com exercícios de que possuem elementos de alta intensidade, ginástica, levantamento de peso olímpico, entre outros exercícios, o crossfit ajuda no condicionamento físico das pessoas de diversas faixas etárias, desde os sedentários aos atletas profissionais.

O que é Crossfit?

O crossfit é um programa que utiliza a força e, por conseguinte, o condicionamento físico em exercícios funcionais que são feitos em alta intensidade.

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Diferente da musculação, esse treinamento utiliza elementos da ginástica, atletismo e levantamento de peso. O comum são três etapas: aquecimento, técnica e WOD (workout of the day, ou “missão do dia”).

É um exercício que pode ser feito por qualquer pessoa, pois a intensidade do exercício é diferente para a necessidade de cada pessoa. Mas antes de iniciar o exercício, é necessário passar por uma avaliação médica.

Esse método é muito utilizado pelas academias de polícia, unidades de operação do exército americano, pela SWAT, campeões de artes marciais, entre inúmeras outras unidades e pessoas ao redor do mundo.

Exercícios de Crossfit

Existe uma variedade muito grande de exercícios no crossfit. Alguns são comuns em outros esportes, e outros exclusivos dessa modalidade.

Esses exercícios vão variar em três bases principais, sendo: movimentos funcionais, constantes variados e de alta intensidade.

Você pode encontrar os seguintes elementos na prática de alguns exercícios, como a bicicleta, pneus, argolas, barras paralelas, tapetes para exercícios livres, entre outros.

Alguns dos principais movimentos são:

Air squat

É um exercício base para os outros do crossfit. É parecido com os agachamentos simples, mas neste caso ele é praticado com as mãos e braços erguidas.

Front squat

Muito semelhante ao air squat. A única diferença, portanto, é o uso da barra, que é utilizada em movimento frontal, onde o aluno a apoia em seu tronco na posição de rack frontal, um exercício comum na musculação.

Overhead squat

Uma variação do air squat, onde o aluno deve fazer com uma carga pesada acima de sua cabeça. Onde ele vai utilizar a barra do front squat.

Shoulder press

Esse exercício é feito com a barra, mas sem precisar se agachar. Para isso é necessário deixar sua coluna de forma neutra, além de mover a barra em caminho reto.

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Push press

É bastante parecido com o exercício shoulder press. A única diferença é na hora de elevar a barra, onde é necessário o aluno flexionar seus joelhos.

Pull-up

É um exercício padrão do crossfit, onde o aluno pode vai realizar mais trabalho em menor tempo mas com maior potência.

Como dito, esses são apenas alguns dos diversos exercícios do crossfit.

Crossfit emagrece?

Os exercícios de alta intensidade, portanto, fazem com que o corpo precise queimar as reservas de energia, presentes na gordura. A estimativa é que sejam gastos 800 a 1.500 calorias durante o treino, dependendo da sua jornada do dia.

Vale lembrar que como o programa exige atividades intensas, não é recomendado praticar todos os dias.

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