Jiu Jitsu: Regras, Golpes, Faixas e Origem!

De origem no Japão e na Índia, o Jiu Jitsu é um dos esportes mais tradicionais. A arte marcial foi criada por monges, mas ficou mais conhecida por meio do aperfeiçoamento de samurais nipônicos.

No nosso país, a disseminação do esporte aconteceu através do professor Carlos Gracie e sua família, que ao longo dos anos difundiram o Jiu Jitsu no Brasil e tornaram-se referência e tradição no assunto.

Não existe restrição para a prática esportiva e ela pode ser realizada por homens, mulheres e, até mesmo por crianças. As técnicas do Jiu Jitsu, por conseguinte, também são amplamente utilizadas por quem deseja aperfeiçoar a defesa pessoal e melhorar o equilíbrio corporal.

jiu jitsu 2

Prática do Jiu Jitsu

O principal objetivo dessa luta é que um dos praticantes derrube o outro e realize a imobilização utilizando apenas o corpo para executar os golpes. Os oponentes devem vestir uma roupa apropriada que se chama kimono e que pode ter diversas cores (as mais comuns são: branca, azul ou preta), sendo composta por uma calça e uma espécie de “paletó”.

É necessário um local apropriado para a prática do esporte. Esse ambiente deve ter uma marcação com medidas definidas. Embora seja amplamente praticado, o Jiu Jitsu, portanto, ainda não é considerado uma modalidade olímpica.

Faixas

Os lutadores são classificados à medida que progride na prática do esporte. O método “menkyo” determina em que estágio estão e propõe graduações que vão sendo atingidas de acordo com a melhoria no desempenho dos praticantes.

As faixas mudam de cor conforme a evolução do atleta. A faixa inicial é a branca, seguida da cinza, amarela, laranja, verde, azul, roxa e por fim a marrom, preta, coral e vermelha.

jiu jitsu 1

Principais Golpes

Vamos conhecer os principais golpes do jiu jitsu? Acompanhe!

  • Queda (também chamado de projeção): quando um dos lutadores leva o outro ao chão.
  • Pegada pelas costas: nesse golpe um dos lutadores atinge as costas do oponente com os pés.
  • Joelho na barriga: um dos oponentes coloca o joelho na barriga do outro e realiza uma imobilização. Para esse golpe é necessário que um dos lutadores esteja por cima do outro.
  • Raspagem: com um dos participantes da luta por baixo, o outro consegue realizar um movimento que inverte a situação.
  • Montada: o próprio nome do golpe já diz tudo! Um dos adversários literalmente monta no outro lutador com os pés e os joelhos tocando o solo.

Regras do Jiu Jitsu

A prática do esporte é supervisionada por um juiz (também pode ser chamado de árbitro) e as partidas podem ter durações diversas, levando em consideração a categoria, idade e experiência dos praticantes.

Durante a luta, os participantes perdem ou ganham pontos com o desempenho dos golpes. Alguns golpes mais complexos naturalmente pontuam mais. As punições também são possíveis e podem ser aplicadas durante todo o desafio. Por fim, vence aquele que obtém a maior pontuação ao final do combate.

E você, já pensou em praticar um esporte tão completo e interessante quanto o jiu jitsu? Compartilhe conosco a sua opinião!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2021 - Incrível Saúde