Olhos Azuis: Como eles se desenvolvem?

Entre nós, os olhos azuis são os menos comuns, diferente dos castanhos que são encontrados em uma quantidade bem maior. E esse é um dos principais motivos das lentes de contato azuis ser tão popular.

Um estudo aponta que indivíduos do período mesolítico já carregam genes que são a causa dos olhos azuis consigo.

Chegaram nessa conclusão após uma análise da dentária humana de um esqueleto de mais de 7 mil anos que foi descoberto na Espanha, e o principal objetivo desses cientistas era compreender o impacto da evolução dos primeiros humanos. Mas sabendo que os olhos eram apenas castanhos quando a espécie humana surgiu, como os olhos azuis se desenvolveram?

Segmento específico dos olhos azuis

Foram desenvolvidos estudos do DNA mitocondrial, um material genético que é transmitido apenas pelas mães e que não sofre recombinação, nos indivíduos de olhos azuis. Os pesquisadores buscaram pela mutação genética que está associada com a redução da melanina especificamente.

Ao longo do tempo, os segmentos dos genes de nossos ancestrais são misturados. Mas alguns desses segmentos não sofrem alterações, como nos chamados haplótipos, não existem recombinações, e depois de vários estudos, conseguiram obter os resultados de como os olhos na cor azul são desenvolvidos.

Ancestral comum

Todas as pessoas que possuem olhos na cor azul podem ter ancestrais comuns entre si. Uma pesquisa aponta que apenas um indivíduo, da Europa, há 6.000 e 10.000 anos atrás carregava esse gene consigo.

Causada por uma mutação genética que afeta o gene OCA2, que está presente em nossos cromossomos, foi a causa de desativar a capacidade de desenvolvimento dos olhos castanhos.

As cores de nossos olhos dependem unicamente de um único pigmento, chamado de melanina, que está presente em nossas íris. Essa mudança genética impossibilita que a melanina produzida na íris, fazendo com que os olhos castanhos sejam diluídos para azuis.

Como você pode saber, a ausência total de melanina em nosso corpo, causa mudanças albinas em nossas características. E apesar disso ocorrer, é diferente para as pessoas que possuem olhos na cor azul, pois isso só vai “afetar” a produção na íris.

Vale lembrar que as pessoas que possuem olhos azuis não possuem pigmento azul. Já que, como dito, o que causa a cor de nossos olhos é chamado de melanina, um pigmento marrom que controla as cores de nossos olhos, cabelos e pele.

A cor de nossos olhos vai depender da quantidade de melanina que está presente em nossas íris. Há apenas pigmento marrom em nossos olhos. Onde os olhos azuis possuem maior quantidade de melanina, enquanto que os azuis são menos.

Olhos azuis 1

Alguns dizem que os olhos azuis foram considerados atraentes, fazendo com que as pessoas buscassem parceiros com as mesmas cores de olhos para que pudessem ter filhos, fazendo com que essa mutação genética aumentasse.

Olhos azuis ao nascer não significa azuis permanentes

Os olhos humanos não possuem toda a melanina adulta em nossos nascimentos. E é por conta disso que muitos bebês nascem com olhos na cor azul, mas que mudam no desenvolver da infância.

Ou seja, não precisa se preocupar se os olhos de seu filho mudarem enquanto ele estiver se desenvolvendo.

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2024 - Incrível Saúde