20 benefícios do Chá de Camomila para sua vida!

Os benefícios do chá de camomila são essenciais para a saúde. Ele é muito conhecido como também já foi muito usado apenas para vários fins medicinais há muitos anos.

Atualmente, ele ainda é muito utilizado por suas propriedades terapêuticas, mas é tomado também pelo apreciadores de chás, pelo seu sabor suave característico.

Neste conteúdo, você vai entender conhecer os vários benefícios do chá de camomila para sua saúde e saber tudo sobre essa erva tão famosa!

chá de camomila 3

O que é Camomila?

A erva da camomila, é feita das flores de uma planta chamada Asteraceae. Suas flores são bem características por se assemelhar à mini girassóis.

Esta planta, é composta por substâncias que podem ser usadas como remédios naturais para várias complicações em nossa saúde como uma forma apenas alternativa às medicações convencionais.

Entre essas substâncias, estão os flavonoides e os sesquiterpenos, que são as principais substâncias que beneficiam a saúde através de suas propriedades relaxantes e curativas.

A principal forma de consumo da camomila é através do chá, sendo muito conhecido por auxiliar na indução do sono. Porém, a camomila tem vários outros benefícios e pode ser utilizada de outras maneiras.

20 benefícios do chá de Camomila

Além de ser usada para efeitos relaxantes, a camomila pode ser consumida para muitos fins. Entre alguns benefícios, podemos citar:

  • Ajuda na saúde da pele;
  • Previne as náuseas e vômitos;
  • Ajuda no alívio de cólicas menstruais e intestinais;
  • Previne as cãibras e formigamentos;
  • Auxilia na retenção de líquidos;
  • Pode ser substituto para outros chás que possuem cafeína;
  • Efeito antioxidante;
  • Proteção contra processos inflamatórios;
  • É rica em vitaminas B1 e B2;
  • Contém minerais como cálcio e zinco;
  • Previne anemias pela presença de ferro;
  • Relaxa os tecidos musculares.

Também é bem comum encontrarmos alguns produtos feitos à base de camomila, justamente por seus benefícios como sabonetes, cremes hidratantes, shampoos, óleos e muitos outros cosméticos.

chá de camomila 1

Sono e relaxamento

Todo mundo sabe a importância de uma boa noite de sono e, a camomila ajuda no relaxamento, assim como na indução ao sono.

O chá de camomila não apresenta cafeína, diferente de alguns chás como chá verde, chá preto e chá branco que deixam a pessoa mais atenta e focada.

A falta de cafeína, mais uma espécie de flavonóide presente na camomila chamado apigenina, auxiliam no relaxamento e na indução ao sono.

Foi feito uma pesquisa com algumas mulheres puérperas (mulheres que pariram há pouco tempo) por 14 dias. Esse grupo foi separado entre mulheres que tomaram o chá de camomila por esse período e as mulheres que não tomaram.

As puérperas que tomaram o chá, observaram que tiveram uma noite de sono muito melhor do que as mulheres que não consumiram o chá.

Além do mais, é muito normal que algumas mulheres possam desenvolver a depressão pós parto e, foi observado que, as mulheres que consumiram o chá, apresentaram menos sinais depressivos do que as mulheres que não tomaram.

Processo digestivo

A camomila ainda é muito estudada, porém, alguns de seus benefícios já são muito definidos, como o auxílio no processo digestivo.

Em sua composição, há substâncias que promovem ação anti-inflamatória no trato gastrointestinal, agindo contra gases e constipação.

Além disso, a camomila pode agir também na diminuição dos ácidos presentes no estômago, prevenindo a aberturas de feridas ulcerativas, funcionando também como um antibiótico natural na prevenção de bactérias.

Além de ajudar na digestão, a camomila ajuda na eliminação de líquidos retidos no corpo por suas propriedades que favorecem a diurese.

Para quem sofre com retenção de líquidos e inchaços, o chá de camomila é uma ótima opção terapêutica, pois eliminará os líquidos através da urina.

Regulação da glicemia

A diabete é uma doença que tem como resultado, ao aumento dos índices glicêmicos na corrente sanguínea, sendo assim, pesquisadores decidiram fazer mais um teste com a camomila, mas dessa vez, em pacientes diabéticos.

Nestes testes, foi observado um grupo de pacientes que consumiram o chá de camomila por aproximadamente 2 meses e pacientes que não consumiram a camomila.

O resultado foi que, os que tomaram o chá por esse período, tiveram seu índice glicêmico diminuído, e os que não tomaram o chá, mantiveram seus índices glicêmicos altos.

Além disso, o chá de camomila também foi eficiente para a prevenção de inflamação nas células e tecidos pancreáticos, sendo as células do pâncreas, as que ficam deficientes e ocasionam a diabete.

chá de camomila 4

Dores menstruais

Muitas mulheres passam pelas terríveis cólicas menstruais e isso, pode causar muitos incômodos.

Quando os músculos do útero se contraem para liberação do sangue, é possível sentir dores e, a camomila, age diretamente no relaxamento desses músculos.

Além disso, a camomila, se consumida com frequência, pode estimular uma maior fabricação de aminoácidos que ajudam na analgesia das dores.

Porém, para que o chá de camomila tenha efeitos positivos na ação contra as cólicas, é preciso que ele seja consumido por pelo menos 1 mês.

Além disso, o chá também vai auxiliar nos sintomas menstruais como:

  • Alívio da TPM;
  • Melhora no estresse;
  • Redução da ansiedade;
  • Melhora na qualidade do sono;
  • Estabilização do humor.

Saúde do coração

Os flavonóides presentes na camomila, são antioxidantes que podem agir diminuindo os níveis pressóricos, favorecendo quem tem a pressão alta e também na redução do colesterol LDL.

A manutenção da pressão arterial e dos níveis do colesterol é essencial para que os tecidos cardíacos funcionem de maneira saudável, mantendo o bom desempenho do coração.

A dica de consumo para essas finalidades, é o consumo do chá de camomila após alguma refeição.

Algumas pesquisas provaram que o consumo da camomila associado à alimentação, age diminuindo os picos de insulina na corrente sanguínea, assim como os níveis de colesterol.

Prevenção de células cancerígenas

Alguns estudos foram realizados e há algumas comprovações que o consumo contínuo do chá de camomila pode ajudar na prevenção do câncer.

Isso ocorre porque, quando as substâncias do chá de camomila estão presentes em nosso organismo, elas atacam diretamente as células consideradas causadores do câncer.

Os principais tipos de câncer que a camomila pode combater são:

  • Câncer no estômago;
  • intestinal;
  • mamário;
  • câncer de pele;
  • na tireóide.

Essas pesquisas foram realizadas apenas em animais, alguns estudos ainda estão sendo feitos para a real comprovação da efetividade para essa finalidade em células humanas.

Porém, não podemos descartar esse benefício, pois um estudo feito em humanos, afirmou que, o uso do chá de camomila reduz o risco para o desenvolvimento de células cancerígenas pelo menos na tireóide.

Prevenção de gripes e resfriados

As substâncias presentes na camomila tem ação anti-inflamatória e antibacteriana, sendo assim, promove a prevenção de complicações que atacam o nosso sistema imune.

Além disso, ajuda em inflamações comuns presentes em resfriados, como inflamação na garganta.

A camomila também auxilia em processos alérgicos aliviando os sintomas, como rinite alérgica, sinusite alérgica e congestionamento nasal.

Mais abaixo, você irá conferir como aliviar esses sintomas através de uma receita simples para a inalação do chá de camomila.

Como consumir o chá de camomila?

A maneira mais tradicional de consumo da camomila é através da infusão de chás. Porém, ela podem ser consumida de outra forma.

A flor da camomila contém óleos que auxiliam na saúde dos tecidos epiteliais e, agem diretamente quando entram em contato com a pele.

Dessa forma, para que você usufrua dos benefícios da camomila para a sua pele, faça um chá normalmente e ponha ele para gelar. Após gelado, aplique compressas sobre a pele.

Você também pode usar essa compressa nos olhos para diminuir olheiras e inchaços na região das pálpebras.

Dicas de receitas para o chá de camomila

Como vimos, o chá de camomila tem inúmeros benefícios, e se feito da maneira certa, associados à alguns ingredientes.

chá de camomila 5

Chá para relaxar

Você pode beber este chá para dormir ou apenas para relaxar. Ele pode ser eficaz para sensações de ansiedade e estresse.

  • 40 gramas de chá de camomila (pode ser em saquinho ou as folhas secas)
  • 1 copo com 200 ml de água.

Primeiro, ferva a água e, em seguida, adicione o chá de camomila. Deixe ferver por mais 3 minutos e após isso, deixe o chá esfriar um pouco.

Quando estiver pronto, pode coar e beber. Para adoçar, evite açúcares refinados e prefira adoçantes naturais como mel ou melado.

Chá para aliviar náuseas

Para este chá, você pode adicionar alguns ingredientes para potencializar seu efeito.

  • 20 gramas de chá de camomila
  • 20 gramas de folhas de hortelã ou folhas secas de framboesa
  • 200 ml de água.

Primeiro, deixe a água ferver para depois colocar todas as ervas. Após isso, deixe fervendo por mais 5 minutos. Em seguida, cubra o chá e deixe que esfrie por uns 10 minutos.

Depois, é só coar e beber.

Chá para faringite

As inflamações na garganta são muito comuns e, o chá de camomila, por ser anti-inflamatório natural, também pode ajudar a aliviar os sintomas.

  • 40 gramas de folhas secas da camomila
  • 200 ml de água.

Ferva a água e em seguida, acrescente o chá. Deixe ferver por mais 3 minutos e depois deixe que esfrie completamente.

Este chá vai agir como anti-inflamatório local, então, faça gargarejos com ele quantas vezes você precisar durante o dia.

Além do mais, você também pode usar o chá para inflamações na gengiva e aftas na boca.

Chá para inchaço e relaxamento das pálpebras

Como vimos mais acima, o chá de camomila tem propriedades relaxantes até para os olhos, sendo assim, você pode usar uma outra receita para promover esse relaxamento adicionando alguns ingredientes.

  • 20g de chá de camomila
  • 20 gramas de sementes de funchos
  • 20g de chá de sabugueiro
  • 400 ml de água.

Já na água fervendo, adicione os ingredientes, deixe fervendo por mais 2 ou 3 minutos e depois deixe esfriar completamente.

Coloque o chá em cubos de gelo e leve ao congelador. Quando virarem pedrinhas de gelo, você pode aplicar envolvidos com em uma flanela ou pano, bem aos poucos ao redor dos olhos.

Inalações para problemas respiratórios

A camomila também pode auxiliar em complicações respiratórias como a sinusite. Sendo assim, ele deve ser consumido em forma de vapor.

  • Use de 100 a 120 gramas do chá de camomila
  • Ferva 1 litro de água filtrada.

Acrescentes as ervas na água já fervente e deixe ferver por mais 3 minutos. Após isso, tire do fogo com cuidado.

Posicione-se por cima do vapor que sai do chá e se cubra com um pano ou toalha para que o vapor permaneça contido e inale o vapor do chá.

Você pode repetir esse processo de 2 a 3 vezes ao dia ou de acordo com suas necessidades.

Contraindicações para o chá de camomila

Apesar dos muitos benefícios, o chá de camomila precisa ser evitado por algumas pessoas.

Gestantes, por exemplo, não podem consumir este chá, assim como vários outros chás, pois eles têm propriedades que podem causar a contração do útero, provocando um aborto.

chá de camomila 2

Se você for gestante e quiser consumir o chá, procure saber se a camomila é matricaria recutita, pois essa espécie de planta não tem propriedades abortivas. Em todo caso, não deixe de consultar seu médico.

O chá de camomila, apesar de ser muito seguro, o seu excesso de consumo também precisa ser evitado, principalmente se você não está acostumado a tomar este chá.

Ele é muito relaxante, podendo provocar situações de sonolência durante todo o dia, então, se você não quiser dormir pela manhã, tome o chá apenas no período da noite.

Se você já teve algum histórico de alergia à camomila, também evite o consumo do chá. Assim como alergias à outros tipos de flores, como a margarida, girassol e alergia a pólen no geral.

Conclusão

O chá de camomila possui inúmeros benefícios para a saúde em vários aspectos, podendo ser usado para tanto para a prevenção de complicações quanto para fins curativos.

É essencial que você saiba que, o chá de camomila é uma alternativa medicinal, mas não substitui remédios prescritos pelo médico.

Sendo assim, se você estiver fazendo uso de alguma medicação, não a substitua pelo chá de camomila e use-o apenas para um complemento de seu tratamento.

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde