Canela: 10 benefícios para a sua saúde!

A canela, conhecida desde a Antiguidade, é uma substância vegetal aromática proveniente da casca interna da canela. Sua forma original se assemelha a pequenos tubos, mas costuma ser consumida no solo. Muito apreciado por seu sabor perfumado, também é rico em antioxidantes potencialmente benéficos para a saúde.

Benefícios da Canela

canela 1

Antioxidantes

Antioxidantes são compostos que protegem as células do corpo dos danos causados ​​pelos radicais livres. São moléculas muito reativas, implicadas no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer e outras doenças relacionadas ao envelhecimento.

Uma grande revisão da literatura científica classificou a especiaria em quarto lugar entre os 50 alimentos com mais antioxidantes por 100 g 2 porções. Outro estudo constatou que a atividade antioxidante da canela pode ser aumentada quando submetida ao calor.

No entanto, lembre-se de que uma porção de canela é geralmente muito menor que 100g: uma colher de chá, por exemplo, tem apenas 2g. No entanto, a canela é concentrada o suficiente em antioxidantes, de modo que mesmo uma pequena porção pode contribuir significativamente para a ingestão diária total.

Proantocianidinas

De acordo com um grande banco de dados americano, a especiaria é o alimento que contém mais proantocianidinas por 100 g, depois do cacau. Com efeito, a canela contém mais do que 8100 mg, ou cerca de 20 vezes mais do que 100 g de arandos, e quase 25 vezes mais do que 100 g selvagem mirtilo.

As proantocianidinas demonstraram certas propriedades antioxidantes em humanos, por exemplo, protegendo as células sanguíneas e os lipídios contra o estresse oxidativo. No entanto, são necessários mais estudos para entender melhor como o corpo humano absorve e usa as proantocianidinas da canela.

Cinamaldeído (ou cinnamil aldeído)

A canela é muito rica neste composto fenólico volátil, com poder antioxidante, com uma quantidade que pode exceder 17.000 mg por 100 g de matéria seca.

canela 3

Um estudo in vitro em amostras de sangue humano demonstrou que o cinamaldeído tem a capacidade de diminuir a atividade da 5-lipoxigenase , uma enzima associada ao aparecimento de reações inflamatórias ou alérgicas (como asma, rinite alérgica). psoríase).

O cinamaldeído também é um dos compostos que confere à canela propriedades antimicrobianas. De fato, há eras, temperos como canela têm sido usados ​​para prolongar a preservação de alimentos. Estudos sobre extratos mostram hoje que pode ajudar a reduzir a multiplicação de vários micro-organismos.

O uso de especiarias para esse fim, no entanto, não o isenta de observar medidas de higiene e segurança alimentar saudáveis.

Diabetes tipo 2

Vários estudos in vitro e em animais indicam que a canela contém compostos com propriedades relacionadas à insulina potencialmente benéficas no combate ao diabetes.

Em pessoas com diabetes tipo 2, o consumo diário de 1 a 6 g de canela em pó por 40 dias 18 ou aproximadamente 300 mg de extrato (correspondente a aproximadamente 3 g de canela em pó por dia) para quatro meses 19 resultaram em uma diminuição significativa da glicemia e de determinados lipídios no sangue (colesterol total, triglicerídeos , colesterol LDL).

canela 2

A canela, portanto, parece ser um alimento promissor para o controle do diabetes, mas alguns resultados ainda são contraditórios e requerem mais estudos em humanos.

Precauções

A indústria geralmente usa a essência para dar sabor a certos alimentos (doces, chicletes, etc.) e vários produtos farmacêuticos, como pasta de dente.

Esta essência pode, no entanto, causar irritação oral em algumas pessoas. Os dentistas chamam esse fenômeno de estomatite de contato, uma reação alérgica que pode ser caracterizada por pequenas úlceras orais, lesões e inflamação da gengiva ou mucosa oral.

Mulheres de 30 a 60 anos correm mais riscos. Evitar chiclete, pasta de dente e outros produtos com sabor de canela pode ajudar a prevenir os sintomas.

Gostou das informações? Compartilhe conosco a sua opinião!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde