Como calcular o período fértil? 4 dicas importantes!

Quer saber como calcular o período fértil? Tanto para as mulheres que estão planejando uma gravidez, quanto para as que estão tentando evitá-la, é importante que todas elas conheçam e saibam o que é e como funciona o ciclo menstrual.

Durante o ciclo menstrual, muitas alterações podem acontecer no corpo de uma mulher e, essas alterações, assim como o intervalo de tempo do ciclo, são diferentes para cada uma.

Neste artigo, você vai entender sobre o ciclo menstrual e como calcular o período fértil. Continue lendo para saber mais.

como calcular o período fértil 1

O que é ciclo menstrual?

Normalmente, o ciclo menstrual dura em torno de 28 dias e é separado em três partes, dependendo das mudanças hormonais que acontecem em cada mulher.

Quando a mulher menstrua, o que acontece na fase adolescente, significa que ela já está fértil e, esse período vai até a última menstruação, que chamamos de menopausa.

É comum que o ciclo menstrual em algumas mulheres possa durar um pouco mais ou um pouco menos, entre 25 e 35 dias.

É importante estar atenta à contagem dos dias do seu ciclo, pois quando são muito diferentes deste padrão, podem representar alguns problemas como síndrome do ovário policístico e endometriose.

Tipos de ciclo menstrual

Cada mulher possui respostas hormonais diferentes uma da outra, e por isso, existem ciclos com períodos que podem se diferenciar, o regular e o irregular.

  • Ciclo regular: O ciclo regular, como o nome já sugere, é ciclo perfeito de 28 dias, e é caracterizado pelo período fértil ser 14 dias antes da menstruação.
  • Ciclo irregular: O ciclo irregular pode acontecer em qualquer mulher, podendo ser seu ciclo padrão, ou pode acontecer apenas como um evento momentâneo.

A irregularidade do ciclo menstrual pode acontecer por vários motivos, entre eles estão:

  • Estresse
  • Alimentação irregular
  • Cansaço
  • Mudanças bruscas de peso
  • Uso de pílula anticoncepcional
  • Excesso de Álcool e cafeína.

O que é período fértil?

O período fértil ocorre quando a mulher está em fase de uma produção maior de óvulos, popularmente conhecido como o período de ovulação.

Essa ovulação acontece anteriormente à menstruação, aproximadamente 14 dias antes e, podendo durar entre 6 e 7 dias e, é nesta fase, que a mulher pode ter mais chances de conseguir engravidar.

Sintomas do período fértil

Durante o ciclo menstrual, podem ocorrer inúmeras alterações no corpo feminino e, no fase em que a mulher está ovulando também podem ocorrer várias mudanças.

Entre os sintomas, podemos citar os seguintes itens abaixo:

  • Aumento da libido – desejo sexual feminino aumentado e também o aumento do feromônio, que consiste em uma substância que é liberada pelo corpo para atrair o sexo oposto.
  • Elevação da temperatura do corpo – A temperatura corporal pode aumentar durante a ovulação. A mulher pode usar um termômetro e ela saberá que está no período fértil quando a temperatura subir mais que o normal.
  • Secreções gelatinosas – As secreções vaginais podem estar aumentadas nesse período e elas são gelatinosas, incolor e não tem cheiro.
  • Dores na região pélvica – No período fértil, a mulher pode sentir pequenas dores nessa região, mas são dores fracas e às vezes imperceptíveis.
  • Aumento do apetite – O apetite aumenta porque, o organismo ao receber alimento, sente uma certa sensação de prazer.
  • Alterações do humor – Essas alterações se devem às alterações dos hormônios, que estão proporcionalmente ligados às emoções, fazendo com que a mulher fique mais sensível que o normal.

Fases do ciclo menstrual comum

Todo ciclo menstrual começa com o primeiro dia de menstruação do mês e acaba no dia anterior ao primeiro dia de menstruação do próximo mês. Esse período dura mais ou menos entre 25 e 35 dias.

como calcular o período fértil 2

O ciclo menstrual pode ser separado em 3 partes.

Fase Folicular: A fase folicular é a fase inicial, que começa logo no primeiro dia de menstruação. Ela dura aproximadamente entre 5 e 12 dias. É nesta parte que ocorre o aumento do hormônio FSH, que é responsável pela maturação dos óvulos.

Os óvulos já maduros, tornam a estrutura uterina pronta para uma provável gestação, e isso ocorre porque, por casa da liberação do estrogênio.

Fase Ovulatória: Nesta fase, o estrogênio estimula a produção de um outro hormônio, o LH. Esse hormônio é responsável pela seletividade dos óvulos, e dessa forma, ele seleciona o óvulo com maior maturidade para deixar o ovário.

Em seguida, o óvulo, através das trompas, se encaminha em direção ao útero, porém, ele só consegue sobreviver fora do ovário por 1 dia.

Por isso, para que a gestação ocorra, é importante que ocorra um contato rápido entre o espermatozoide e o óvulo.

Fase Lútea: Essa fase é a última, porém, é tão importante quanto as outras duas. Ela ocorre aproximadamente nos últimos doze dias do ciclo. Nessa fase, começa a uma maior produção da progesterona.

Esse hormônio também ajuda na estruturação uterina para uma provável gestação e, além da progesterona, também a aumenta a produção de estrogênio, que é o responsável pela sensibilidade nos seios, inchaços e alterações de humor.

Como calcular o período fértil?

Agora que você já entendeu como funciona o ciclo menstrual e o que é período fértil, você irá entender como saber quando e como calcular o período fértil.

Primeiro: conte quantos dias tem o seu ciclo menstrual (lembre-se que é o primeiro dia de menstruação até um dia antes do primeiro dia de menstruação do mês seguinte).

Segundo: Já sabendo como é o seu ciclo, diminua 14 desse número, e assim, você irá saber o dia em que ocorre a sua ovulação.

Terceiro: O período fértil consiste no intervalo de tempo que termina no dia da ovulação, com um intervalo de 6 dias, sendo assim, com a data da segunda etapa, diminua 5 dias, e descobrirá qual é o seu período fértil.

Exemplo de cálculo do período fértil

Para que você entenda melhor, vamos ver uma simulação de um cálculo de um ciclo menstrual hipotético.

Primeiro passo: Para começar, vamos analisar o primeiro dia de menstruação. Se você menstruou dia 30 de novembro, e no mês seguinte, sua menstruação chegou no dia 24 de dezembro, então o seu ciclo é de 25 dias.

Isso quer dizer que entre os dias 30 de novembro e 24 de dezembro, existem 25 dias. Porém, o dia 24 não entra na conta, pois a conta sempre termina um dia antes da menstruação do mês seguinte.

Segundo Passo: Agora que você já sabe quantos dias tem seu ciclo, fica mais fácil saber em qual dia você irá ovular.

Normalmente, a ovulação irá ocorrer cerca de 14 dias antes do término do ciclo, sendo assim, para saber o dia da ovulação, diminuímos 14 do período do ciclo, ou seja (25-14 = 11).

Sendo assim, isso quer dizer que no décimo primeiro dia do seu ciclo de menstruação, provavelmente, irá acontecer a sua ovulação.

Terceiro passo: Nessa etapa, iremos analisar qual é o primeiro dia do seu período fértil. Vamos precisar do dia que você estará ovulando, visto na conta do segundo passo.

Dessa forma, iremos subtrair 5 dias do seu dia de ovulação. Se seu dia de ovulação é décimo primeiro dia do ciclo, então a conta será (11-5 = 6).

Sendo assim, o seu período fértil começa no sexto dia do seu ciclo menstrual e irá se estender até um dia depois do dia que você irá ovular, ou seja, irá se estender até o décimo segundo dia.

Existe gravidez fora do período fértil?

Algumas pessoas ainda tem essa dúvida sobre a gravidez fora do período fértil, mas não se preocupe, você entenderá tudo sobre esse assunto.

Não existe gravidez fora do período fértil. Para que uma gestação ocorra, é preciso que o corpo da mulher produza óvulos. E, como a mulher não produz óvulos fora do período fértil, não tem como engravidar.

Existe período fértil para quem usa anticoncepcional?

A pílula anticoncepcional é um assunto muito polêmico, pois pode variar muito.

A maioria das mulheres que fazem uso do anticoncepcional não são capazes de maturar o óvulo para ser eliminado na ovulação, portanto, elas não têm período fértil.

Entretanto, para a pílula anticoncepcional fazer o efeito corretamente, ela precisa ser tomada nos horários e dias corretos, se não, há a possibilidade de ocorrer uma gravidez mesmo com o uso da pílula.

Posso engravidar durante o período menstrual?

Muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre os riscos para engravidar durante relações sexuais no período menstrual.
Não é comum, mas pode acontecer sim. O maior risco é o das mulheres que possuem o um período pequeno do ciclo menstrual e mulheres que ficam menstruadas por mais de 5 dias.

Isso ocorre porque, os espermatozoides conseguem se manter vivos na mulher por pelo menos 5 dias, podendo sobreviver até 7 dias.

Sendo assim, existe a possibilidade de você engravidar se você teve relações sexuais sem proteção nos últimos dias do seu ciclo de menstruação, mais precisamente nos dois últimos.

Dicas finais

Neste artigos, vimos o que é o ciclo menstrual e o passo a passo para calcular o período fértil.

O ideal é que você observe seu ciclo menstrual por 6 meses para saber a regularidade do seu ciclo, e assim, ter um cálculo mais preciso.

Lembre-se de procurar um profissional de saúde especialista caso encontre alguma irregularidade e também não tome anticoncepcionais sem prescrição médica.

Gostou das informações? Compartilhe conosco a sua opinião!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde