Kiwi: Descubra os segredos dessa fruta!

O kiwi é uma de tamanho pequeno, bem verdinha, com as minúsculas sementes pretas, com um sabor diferenciado, pertence à família Actinidiaceae. Sua origem foi na China, no entanto, hoje pode ser encontrado em diversos países. Você pode encontrá-los crescendo na Itália, Chile, Grécia, França e Nova Zelândia.

O Kiwi é uma planta que tem mais de 60 espécies diferentes de kiwis e centenas de variedades que geralmente são cultivadas em regiões temperadas do mundo. O kiwi é usado na dieta humana há centenas de anos. Esta fruta era inicialmente conhecida como “groselha chinesa”.

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Uma fruta pequena, com pequenos pelos em sua superfície marrom, e uma polpa verde brilhante, salpicado com pequenas sementes negras. Possui um sabor adocicado, levemente cítrico, porém é um sabor único e que não pode ser comparado a nenhuma outra fruta.

O Kiwi é muito utilizado em receitas tropicais, e muitas pessoas consomem pelo seu sabor, porém a maioria devido aos seus inúmeros benefícios para a saúde. Os kiwis são boas fontes de vitaminas C, E e A. Eles também contêm potássio e fibra. Sua pele contém antioxidantes e suas sementes fornecem ácidos graxos ômega-3.

Um fruto popular em diversos países, utilizado em doces, sucos, sobremesas, in natura, drinks. A variedade de formas de utilização é muito grande, o que dá uma grande versatilidade a esse fruto tão pequeno. Também é benéfico para a saúde devido ao alto teor de vitaminas e minerais valiosos.

7 fatos surpreendentes sobre o Kiwi

Você se lembra qual foi a última vez que você comeu Kiwi? Lembra como foi? Se foi em uma salada de frutas, com um iogurte natural, chia ou se foi em um drink? Essas perguntas são só para te lembrar que já está na hora de você comer novamente.

Existem alguns fatos que são surpreendentes, mas que muitas pessoas não sabem sobre os Kiwis. Por isso, separamos os mais relevantes para que você conheça:

1. Alta Nutrição

Em termos de nutrição, os kiwis contêm tanto potássio quanto as bananas e uma alta quantidade de vitamina C, mais até que as laranjas. Além disso, também é rico em vitaminas A e E, flavonoides e minerais. Na verdade, o kiwi possui o dobro da vitamina E de um abacate, mas possui apenas 60% das calorias do abacate, o que torna muito mais interessante para as dietas.

2. Sabor x Calorias

Embora doce, é pobre em calorias. Por isso, é excelente para dietas e melhoria da qualidade da alimentação.

3. Rico em Fibras

Kiwis têm alto teor de fibras. Entre os viciados em saúde e beleza, os kiwis são ingredientes populares nas máscaras faciais DIY. Os kiwis são ricos em ácidos alfa-hidroxi-frutas, vitamina C, E e K. Os kiwis são ideais para esfoliantes, nutritivos e antienvelhecimento.

4. Curiosidade sobre seu nome e sobre a origem do Kiwi

O kiwi é originário da China e era originalmente chamado de ‘groselha chinesa’. O nome foi posteriormente alterado devido ao nome ser associado negativamente à Guerra Fria.

5. Curiosidade sobre sua casca

Você sabia que o kiwi recebeu o nome de sua estranha semelhança com o ‘kiwi marrom felpudo’ – o pássaro nacional da Nova Zelândia.

6. Kiwi x Grávidas

Como os kiwis contêm até 10% dos níveis diários recomendados de folato, as mulheres grávidas são encorajadas a consumi-los para bebês mais saudáveis!

7. Rica em Potássio

O kiwi também é rico em potássio e é utilizado para baixar a pressão arterial. De fato, uma porção de 100g de kiwis, que é o que tem em média uma fruta grande, fornece 15% da dose diária recomendada de potássio.

Quais são os benefícios para a saúde proporcionados pelo Kiwi?

O kiwi tem a reputação de ser um alimento saudável devido ao seu alto teor de vitamina C, mas a fruta também é rica em outros nutrientes. Isso pode ajudar a reduzir a pressão arterial, melhorar a cicatrização de feridas, ajudar a manter a saúde intestinal e muito mais. No entanto, ele possui outros benefícios pouco conhecidos, veja a seguir.

Pele saudável

A vitamina C contribui para a produção de colágeno no corpo, sendo um componente-chave nas células e órgãos de todo o corpo, incluindo a pele. Essa vitamina também aumenta a capacidade do corpo de curar feridas.

Uma revisão de 2019 em estudos referentes aos benefícios da Vitamina C, descobriu que tomar suplementos orais de colágeno pode ajudar a aumentar a elasticidade e hidratação da pele e reduzir as rugas. Tomar suplementos não é o mesmo que consumir vitamina C em kiwis, mas comer a fruta ainda pode ajudar a manter a pele saudável. E a suplementação deve ser indicada por um profissional especializado, já o consumo está liberado.

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Um kiwi pesando 69 gramas (g) fornece 64 miligramas (mg) de vitamina C. Isso representa 71-85% da necessidade diária de vitamina C de um adulto. Logo, consumindo pouca quantidade por dia, você consegue aproveitar as vitaminas que estão disponíveis em sua composição.

O kiwi também fornece vitamina E, ou tocoferol. As propriedades antioxidantes da vitamina E e sua capacidade de ajudar a proteger a pele dos danos causados ​​pelo sol podem ajudar a prevenir doenças da pele.

Melhora a qualidade do sono com o consumo do Kiwi

De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos em 2011, foi constatado que os efeitos ajudam a manter a qualidade do sono, que é muito importante para o desenvolvimento de atividades ao longo do dia. Houve uma análise com comparação entre 2 grupos, onde apenas consumia Kiwi regularmente.

E com isso, ficou comprovado que o grupo de pessoas com problemas no sono, conseguiram ter um sono com mais qualidade, após o consumo regular da fruta. Tal resultado foi atribuído aos antioxidantes presentes em sua composição, bem como serotonina, que também está presente na composição dessa fruta.

Saúde do coração e pressão arterial

O Kiwi é rico em fibras, potássio e em antioxidantes, conforme citamos anteriormente, que são benéficos para a saúde do coração. De acordo com a AHA – American Heart Association, tem um programa de incentivo ao seu consumo regular em conjunto com uma ação para reduzir a ingestão de sódio.

Por ser um fruto rico em potássio ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, que auxilia no controle da pressão arterial, e as pessoas que possuem predisposição para doenças cardíacas e cardiovasculares, reduzem as chances do desenvolvimento dessas doenças.

Todos os benefícios que são relacionados ao Kiwi em relação à saúde do coração estão ligados à quantidade de potássio, que está em aproximadamente 215mg por porção média, o que corresponde a cerca de 5% da necessidade diária de uma pessoa adulta. Além disso, é muito rico em fibras, o que auxilia a saúde cardiovascular.

De acordo com estudo publicado em 2017, nos Estados Unidos, ficou comprovado que as pessoas que fazem uma ingestão maior e regular de fibras, possuem uma predisposição menor ao risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. E ainda possuem uma tendência menor a ter um aumento nas taxas de lipoproteína, o que é conhecido como “colesterol ruim”.

As fibras fornecidas por uma porção média de kiwi possuem aproximadamente 2g, o que corresponde a cerca de 9% da necessidade diária de um adulto.

Saúde óssea

O kiwi contém vitamina K, cálcio e fósforo, os quais contribuem para a saúde óssea. Uma ingestão adequada de vitamina K pode ajudar a prevenir a osteoporose. Além disso, a vitamina K desempenha um papel muito importante para que aconteça a coagulação sanguínea. Um kiwi fornece 23 a 30% da necessidade diária de vitamina por um adulto.

Auxilia na prevenção de cálculos renais

Existem estudos publicados que comprovam que a alta ingestão de potássio impede que cálculos renais sejam formados, principalmente para as pessoas que já possuem uma predisposição. Como o kiwi é uma fonte rica em potássio, seu consumo é aconselhável em porções médias diárias.

Prevenção de câncer

O Instituto Nacional do Câncer observa que altos níveis de radicais livres no organismo podem causar danos ao DNA que podem resultar em vários tipos de câncer. Os kiwis fornecem uma variedade de antioxidantes que ajudam a remover os radicais livres do corpo. Esta é uma maneira pela qual a fruta pode ajudar a prevenir o câncer.

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Além disso, a pesquisa mostrou que pessoas que comem muita fibra, especialmente fibras de frutas e cereais – têm menos probabilidade de desenvolver câncer colorretal do que aquelas que comem pouca fibra.

Prevenção de constipação

Um estudo de 2019 concluiu que, quando pessoas saudáveis ​​comem kiwis, seu intestino delgado tem uma capacidade maior de reter água, levando a maior frequência de fezes e consistência mais suave das fezes, evitando que a constipação ocorra.

Os autores do estudo sugeriram que o kiwi pode ser uma alternativa natural aos laxantes médicos para pessoas com constipação leve.

Efeitos anti-inflamatórios do Kiwi

O kiwi possui algumas proteínas que possuem propriedades anti-inflamatórias. Tal descoberta indica que seus efeitos anti-inflamatórios atuam não apenas em todo o organismo, mas beneficia uma parte em especial, que é o intestino, sendo um potente anti-inflamatório para problemas intestinais.

Proteção durante a gravidez para o bebê e para a mãe

O kiwi é uma fruta rica em folato, que é essencial para que aconteça a divisão celular. Ao longo da gravidez, os médicos aconselham a ingestão de folato adicional, para aumentar a proteção do feto contra problemas no desenvolvimento e/ou anormalidades no tubo neural. O kiwi contém aproximadamente 17,2mcg de folato, o que corresponde a 4% da necessidade de um adulto.

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