Pêssego: Veja os benefícios para a saúde!

O pêssego é uma das frutas que gostamos de provar no verão e que é encontrada em feiras entre junho e agosto. A fruta é doce e refrescante. Geralmente é consumida cru, mas pode ser cozida e utilizada na preparação de pratos doces e salgados.

Características do Pêssego

  • Rico em antioxidantes;
  • Fonte de fibra;
  • Rico em vitamina C;
  • Combate ao aparecimento de certas patologias;
  • Estimula o trânsito intestinal.

pêssego

Os benefícios do pêssego: por que consumi-lo?

O pêssego contém antioxidantes que têm a capacidade de impedir a oxidação do “colesterol ruim” (LDL). Isso diminuiria a formação de placa no interior das artérias e reduziria o risco de doença cardiovascular.

Um estudo clínico em humanos mostrou que consumir suco de pêssego pode reduzir os danos causados ​​pelo estresse oxidativo a curto prazo (até 2 horas após a ingestão do suco). No entanto, a atividade antioxidante dos pêssegos pode variar bastante entre as variedades.

Composição saudável

O fruto também contém uma certa quantidade de antocianinas e flavonóis, especialmente na casca.

Os compostos fenólicos são substâncias antioxidantes encontradas nos alimentos vegetais, que se acredita ajudar a prevenir certas doenças. No pêssego, esses compostos são os principais antioxidantes da fruta.

Acredita-se que a vitamina C (encontrada em maiores quantidades na pele do que na carne) e carotenoides contribuam para a atividade antioxidante, mas em menor grau.

Os principais carotenoides de pêssego são beta-criptoxantina e beta-caroteno. Existem também luteína e zeaxantina. Além disso, a luteína e a zeaxantina demonstraram efeitos benéficos em doenças oculares, como degeneração macular e catarata.

pêssego benefícios

Em geral, os carotenoides são encontrados em maior concentração na casca do que na polpa e seu conteúdo aumenta consideravelmente durante o amadurecimento do fruto.

Observe que os carotenoides, incluindo o beta-caroteno, são melhor absorvidos pelo organismo quando uma pequena quantidade de lipídios (gordura) é consumida ao mesmo tempo.

Fibra alimentar

O pêssego é uma fonte de fibra alimentar. Uma porção de pêssego fresco, o equivalente a uma fruta média, preenche 5% a 9% da ingestão diária recomendada de fibra para homens e mulheres adultos. Essas entradas são consideravelmente reduzidas se a casca da fruta não for consumida, pois essa parte contém quantidades significativas.

Além de prevenir a constipação e reduzir o risco de câncer de cólon, uma dieta rica em fibras, principalmente fibras solúveis, pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e controlar melhor o diabetes e o apetite do tipo 2.

características do pêssego

Anti-inflamatório

Pêssegos frescos e enlatados são fontes de vitamina C. O papel que a vitamina C desempenha no corpo vai além de suas propriedades antioxidantes; também contribui para a melhora da saúde dos ossos, cartilagens, dentes e gengivas. Além disso, protege contra infecções, promove a absorção de ferro das plantas e acelera a cicatrização.

São, ainda, fontes de cobre. Como constituinte de várias enzimas, o cobre é necessário para a formação de hemoglobina e colágeno (uma proteína usada para a estrutura e reparo dos tecidos) no corpo. Várias enzimas que contêm cobre também ajudam na defesa do organismo contra os radicais livres.

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde