Xantelasma: Sintomas e Tratamento Caseiro

Xantelasma corresponde a lesões cutâneas que são quase sempre comuns, relacionadas às alterações dos níveis de lipídios na circulação sanguínea. Pequenos depósitos de matéria gordurosa e colesterol que se instalam na pele, nas regiões abaixo das pálpebras superiores e inferiores, perto do nariz.

Isso afeta mais os adultos, especialmente mulheres no ciclo climatério, em que podem estar associadas a níveis elevados de colesterol e triglicérides no sangue. Mas essas lesões também podem aparecer quando os níveis desses componentes estão normais. Isso pode acontecer porque essa alteração ocorra em frações de colesterol que não são avaliadas.

Xantelasma é o tipo mais comum de tumor benigno da pele e está ligada a um distúrbio hereditário do metabolismo lipídico. Elas não tem relação com os problemas metabólicos das gorduras.

xantelasma

Principais sintomas

Os principais sintomas são lesões planas ou ligeiramente salientes, amareladas, com 7,5 cm de diâmetro, com a consistência maior que a pele. São macias a palpação com a coloração amarela ou castanha, e suas bordas são bem definidas.

As lesões não são acompanhadas com nenhum sintoma, ou seja, o incômodo é apenas estético ou quando isso pode atrapalhar, por exemplo, a sua localização. E depois das pálpebras, são frequentes também em cotovelos, joelhos, pés, tendões, articulações e nádegas.

O seu diagnóstico só é possível fazer em uma clínica, pois eles se baseiam na inspeção das lesões de suas lesões. Ainda, é importante rever o histórico médico do paciente, para buscar algum distúrbio subjacente.

Caso a pessoa tenha história de alguma doença que ocasiona o xantelasma, seu diagnóstico é feito pela palpitação da lesão. Se os nódulos são novos, o teste é feito em laboratório. A confirmação desse diagnóstico é feito por biópsia, o qual vai revelar a presença de depósito de gordura.

Tratamento Caseiro

Poucos informativos estão disponíveis sobre o xantelasma acaba interferindo em relação ao tratamento necessário para a doença. Muita gente acredita que tratamentos caseiros possam resolver o problema. Algumas receitinhas podem sim, ajudar a melhorar a condição, mas é importante lembrar que a cirurgia plástica é o procedimento ideal para tanto.

O procedimento consiste em remover os depósitos gordurosos e o colesterol. Depois de uma análise para identificação do tamanho, local e forma de xantomas, o cirurgião remove por meio de técnicas com uso de laser, ácidos ou, ainda, eletrocoagulação.

Veja, contudo, as opções naturais que podem auxiliar o tratamento caseiro!

xantelasma

Vitaminas

Consumo diário de vitaminas, bem como a prática física pode melhorar essas condições. Mas é importante ressaltar que os resultados são mínimos. O ideal mesmo é o procedimento cirúrgico.

Beber bastante água

O consumo da água pode também ajudar a melhorar o aspecto, bem como a saúde do organismo. Pedir auxílio para uma especialista que pode passar uma dieta é essencial. Consulte seu médico!

Lembre-se que o xantelasma pode ser prevenido com práticas e hábitos saudáveis. Procure se exercitar e manter uma alimentação saudável. Isso é essencial para que sua saúde esteja sempre em dia e para que as gorduras ruins não se acumulem no seu organismo.

Gostou das informações? Compartilhe conosco a sua opinião!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde