Melancia: Benefícios surpreendentes para a saúde!

Imagine a seguinte cena em sua cabeça nesse momento, no lugar que estiver lendo esse artigo: Um pedaço de uma melancia gelada em uma tarde quente de verão! Esse momento pode ser considerado como uma celebração tropical. Toda a melancia pode ser consumida, porém as pessoas comem apenas a carne rosa ou amarela interior.

A melancia é um alimento básico no verão, aparecendo em pool party e nos churrascos dos finais de semana. Embora seja bem conhecido por sua capacidade de refrescar e manter o corpo hidratado, há muitas outras vantagens para a saúde que estão associadas a essa fruta tão popular.

melancia

O sabor doce e refrescante da melancia em um dia quente é algo que todos podem desfrutar. Melhor ainda? Merecem desfrutar! Porém, não é apenas de sabor que vive a melancia. Existem diversos benefícios para a saúde, que falaremos um pouco mais a seguir.

O consumo da melancia pode ser feito a qualquer hora do dia ou da noite, pode substituir uma refeição intermediária e fazer parte da sua refeição principal, como um acompanhamento ou uma sobremesa. Pode ser consumida em forma de suco, sorvete, compota, doce, saladas entre outros.

Conhecendo um pouco mais sobre a melancia!

A melancia, possui um elegante nome científico de Citrullus lanatus, membro da família das plantas com flores, conhecida como Cucurbitaceae, é uma fruta que cresce em uma planta semelhante a uma videira nativa da África. Foi cultivada no vale do rio Nilo, no Egito e, eventualmente, na China, cerca de 1.000 anos atrás. Agora, a melancia é cultivada em todo o mundo e em 44 dos 50 estados da América.

Existe uma grande variedade de tipos de melancias, e em épocas remotas, as melancias foram relatadas como mais amargas do que realmente conhecemos, pois elas eram silvestres, e tinham um sabor diferente. Historicamente, existem diversos tipos, sabores e cores, que foram cultivadas de formas diferentes, por isso as diferenças.

De acordo com pesquisas recentes, são mais de 1.200 tipos que são cultivados ao redor do mundo, incluindo os tipos mais conhecidos como a jubileu, carmesim e lanatus.

melancia

Muitas pessoas acreditam que apenas a parte interna, da polpa que pode ser consumida, mas isso não é verdade. Todas as partes podem ser consumidas, estamos falando da casca e das sementes. A casca pode ser consumida em conserva ou até mesmo frita, existem receitas que envolvem até mesmo strogonoff.

A casca externa verde é dura e carnuda, e raramente é comida, enquanto seu interior é macio, vermelho ou rosa, contendo muitas sementes, sendo a parte da melancia que é tipicamente consumida. Essa é uma fruta que pode ser consumida sem moderação, pois possui poucas calorias.

Começando a falar um pouco sobre todos os benefícios que são oferecidos pelo consumo da melancia, ela é rica em betacaroteno e licopeno, que estão em abundância quando a fruta está totalmente madura.

Podemos considerar a melancia um superalimento?

Graças a sua mistura única de nutrientes, vitaminas, compostos orgânicos e minerais, a melancia traz muitos benefícios para a saúde. Possui quantidades significativas de vitamina C, cálcio, magnésio, fibra, proteína e uma grande quantidade de potássio. Além disso, possui vitaminas A, B e B6, niacina, tiamina e uma boa quantidade de fitonutrientes e carotenóides, o que inclui o licopeno!

Mesmo que não possui um concentrado tão grande de nutrientes quanto outras frutas, existem muitos benefícios que estão associados ao seu consumo. Uma característica interessante da melancia é que é uma fonte rica em antioxidantes, que traz diversos benefícios para a saúde.

melancia

Para que você entenda a distribuição das vitaminas, colocamos a quantidade de melancia em cubinhos para um copo (cerca de 152g) contém aproximadamente:

  • 46Kcal;
  • 11,5g de carboidratos;
  • 1g de proteína;
  • 0,2g de gordura;
  • 0,6g de fibra dietética;
  • 12,3mg de vitamina C;
  • 170mg de potássio;
  • 15,2mg de magnésio;
  • 0,1mg de tiamina;
  • 0,1mg de vitamina B6;
  • 0,3mg de ácido pantotênico;
  • 0,1mg de cobre;
  • 0,1 de manganês;

Por isso, muitas pessoas acreditam que a melancia é um superalimento, pois sua composição única, dentre a grande maioria das frutas, não serve apenas para hidratar o corpo, mas manter as vitaminas, nutrientes e minerais em dia, trazendo inúmeros benefícios para o organismo.

Quais são os benefícios para a saúde trazidos pelo consumo de melancia?

Todos os componentes que citamos anteriormente, contribuem para melhorar sua saúde. Entenda um pouco mais sobre os benefícios para a saúde.

Melhora de problemas renais

A fruta tem uma grande concentração de potássio, muito importante para eliminar as toxinas presentes nos rins. Muito conhecida por conseguir eliminar o acúmulo de ácido úrico na corrente sanguínea, diminuindo as possibilidades de danos aos rins, principalmente os cálculos renais.

Por ter mais de 90% da sua composição de água, ela ajuda no processo de indução à micção, que promove a limpeza nos rins. Os antioxidantes que estão presentes nessa fruta ajudam a manter a saúde dos rins por um longo período. Além disso, reduzem o processo de envelhecimento prematuro.

Evite que ocorra a desidratação no organismo

Sua composição possui 92% de água, a melancia é eficaz na redução da temperatura corporal bem como da pressão arterial. Ajuda na hidratação do seu corpo durante o verão, que é período mais quente do ano, onde precisamos manter nosso corpo hidratado.

As pessoas que residem nas regiões mais quentes do Brasil e de outros países, comem essa fruta com bastante frequência, durante o verão para se protegerem da desidratação e insolação. A grande quantidade de água na melancia também estimula a eliminação do excesso de líquido em forma de suor, que ajuda a refrigerar mais o corpo nos períodos mais quentes do ano.

Controla pressão arterial

Um papel muito importante desempenhado pela melancia é o controle da pressão arterial, principalmente em pessoas que estão em grupos de riscos, como portadores de hipertensão e obesos. Devido a concentração de potássio e magnésio, elas combinam ajudam no processo de redução da pressão e consequentemente, no controle.

Considerado um importante vasodilatador, o potássio reduz a pressão realizada nos vasos e artérias, o que estimula o fluxo do sangue, eliminando todo o estresse que acontece no sistema cardiovascular. Os carotenóides que estão presentes na melancia impedem que ocorra o enrijecimento das veias das artérias bem como das paredes. Dessa forma, é possível evitar a formação de coágulos sanguíneos, infartos, derrames entre outros problemas.

Auxílio importante no combate ao câncer

O consumo da melancia ajuda a reduzir os índices de insulina no organismo, que é um fator importante para a progressão de alguns tipos de câncer. Nos últimos anos, essa fruta passou a ter muita atenção, devido à descoberta da sua alta concentração de licopeno, que é um composto que realmente pode ser um diferencial na luta contra o câncer.

Em estudos que foram realizados por alguns laboratórios, o licopeno se mostrou eficiente na redução dos riscos de câncer de próstata, pulmão, mama, cólon e endometrial.

Eficiência no controle do diabetes

Devido à diabetes, quem possui essa doença precisa seguir uma dieta com pouco açúcar e carboidratos, que podem levar a sentir fome, no começo da dieta, pela falta de costume no consumo de alguns alimentos. A melancia pode ser um complemento muito interessante para as refeições, pode ser consumido após as principais refeições e nos intervalos das refeições, no lanche da manhã ou da tarde.

Mesmo tendo um sabor adocicado, uma fatia generosa da fruta, possui poucas calorias, como demonstramos anteriormente. A concentração de vitaminas e minerais, ajudam no controle da insulina no organismo, ajudando na redução e controle dos índices de açúcar do organismo.

Outro componente importante encontrada nessa fruta, é a arginina, responsável por controlar o impacto que a insulina possui no organismo, ou seja, também é um componente que ajuda no controle do açúcar.

Ajuda no processo de manutenção do coração

Um carotenóide que foi encontrado em abundância nessa fruta é o licopeno, o que auxilia na melhora das funções do coração. O betacaroteno, que é conhecido pelas suas propriedades antioxidantes, e consequentemente, antienvelhecimento, que também ajuda na prevenção de problemas do coração, que podem estar relacionados à idade.

melancia

Algumas vitaminas, como a vitamina C, junto com o potássio e os carotenóides ajudam a reduzir o colesterol total e ajudar na manutenção da saúde do coração, evitando diversas condições de risco para a saúde. E também eliminação de toxinas que estão presentes no organismo, ajuda a promover uma limpeza, evitando o acúmulo de substâncias que podem fazer mal para a saúde, ajudando no funcionamento correto do coração.

Evita a degeneração dos olhos

Já falamos bastante, mas ainda não foi o suficiente dos carotenóides, eles ajudam a manter a visão em dia, sem problemas. A degeneração macular pode ser amenizada com o consumo regular da melancia, bem como manter a saúde dos olhos em dia.

Devido à presença de luteína, zeaxantina, betacaroteno e vitamina C, os olhos estão protegidos contra diversos problemas que podem ser acometidos. Além disso, podemos incluir nessa lista a defesa contra a degeneração que está relacionada à idade, e cegueira.

Alivia o quadro da disfunção erétil

Outro componente que estamos falando bastante, é a arginina, que está presente na melancia, pois ela pode ser uma ação poderosa na cura para a disfunção erétil. Esse componente é um estimulante totalmente natural, considerado por algumas pessoas como um Viagra natural, pois aumenta naturalmente a libido.

Conheça outros benefícios da melancia

As sementes de melancia não podem ser deixadas de lado, são ricas em nutrientes que são importantes para a saúde. A melancia possui fitonutrientes, que possui efeitos bons no organismo, principalmente na manutenção do funcionamento correto dos órgãos internos, olhos e também do sistema de secreção.

A casca da melancia, como falamos no início do artigo, também pode ser consumida, e por ser rica em fibras, pode auxiliar o funcionamento correto do intestino, evitando ocorrências de prisão de ventre. Além disso, a parte branca tem importantes nutrientes, como: Vitamina C, B6, Zinco. Esse poder antioxidante, ajuda a melhorar a circulação sanguínea.

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2024 - Incrível Saúde