Rúcula: Refogada, Receitas com Tomate Seco

As folhas de rúcula têm um sabor ligeiramente picante e melhoram o sabor de saladas, sopas e molhos. Como muitos outros brassicaceae (crucíferos), o foguete contém vários compostos que teriam efeitos anticâncer. Suas sementes são comestíveis e servem como condimento.

Sob o nome de rúcula, portanto, reúnem-se algumas espécies de plantas da família brassicaceae (ou crucíferas) que são caracterizadas por um sabor surpreendente de “avelã mostarda”. Além disso, as sementes são utilizadas na preparação de mostarda forte.

Rúcula 1

De 10 a 20cm de comprimento, as folhas são estreitas e, em algumas espécies, a borda é serrilhada, como as folhas do dente-de-leão, mas mais arredondadas. Originalmente da bacia do Mediterrâneo, os foguetes rapidamente se espalharam para o leste da Índia. Eles são consumidos desde os tempos antigos, e talvez muito antes, pelos vários povos que habitavam essas regiões.

Os benefícios da rúcula

Diversos estudos epidemiológicos mostraram que o alto consumo de vegetais e frutas diminui o risco de doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer e outras doenças crônicas. A presença de antioxidantes em vegetais e frutas pode desempenhar um papel nessa proteção.

Flavonoides

As folhas e sementes da rúcula contêm flavonoides, particularmente quercetina. Sua concentração exata não é conhecida, pois poucos estudos foram realizados com eles. No entanto, o consumo de alimentos contendo quercetina está associado a um risco reduzido de câncer devido às suas propriedades antioxidantes.

Carotenoides

A rúcula também contém pequenas quantidades de luteína e beta-caroteno, dois tipos de carotenoides. Comparada às diferentes alfaces (cultivadas hidroponicamente), a rúcula contém 2 a 5 vezes mais luteína e até 3 vezes mais beta-caroteno. Como os elementos também têm propriedades antioxidantes, o consumo de alimentos que os contêm também está associado a um menor risco de sofrer de certos tipos de câncer.

Glucosinolatos

A rúcula, como a maioria dos vegetais da família brassicaceae (crucíferos) da qual faz parte (brócolis, couve-flor, repolho, rabanete, etc.), contém glucosinolatos. Diz-se que sementes e brotos de rúcula contêm mais glucosinolatos do que as folhas.

Rúcula 2

No entanto, os estudos das quantidades de glucosinolatos de foguete são limitados. Os glucosinolatos, portanto, têm a capacidade de se transformar em moléculas ativas (isotiocianatos) quando os alimentos que os contêm são picados, mastigados ou em contato com a flora bacteriana intestinal. Várias dessas moléculas ajudariam a limitar o desenvolvimento de câncer.

Afrodisíaco, estimulante, medicinal

Os egípcios, gregos e romanos atribuíram muitas propriedades medicinais à rúcula, incluindo a de ser um afrodisíaco.

Na Antiguidade, foi dedicado a Priapus, deus dos jardins, fertilidade e reprodução, cujo emblema era o falo. Eles a plantaram no pé de sua estátua e recomendaram que maridos “preguiçosos” consumissem suas folhas e sementes cruas.

Essa reputação não escapou à atenção das autoridades religiosas que, na Idade Média, proibiram seu cultivo nos jardins dos mosteiros.

Conserva

Para saladas, escolha preferencialmente buquês de folhas frescas pequenas, macias e estreitas. Mais fibrosas, as folhas de plantas mais antigas serão usadas para cozinhar. Se necessário, remova as nervuras grandes (nervuras centrais) antes de prepará-las. Em todos os casos, portanto, as folhas devem ser muito verdes, sem manchas e sem partes moles.

Rúcula 3

Geladeira

Alguns dias, portanto, em um saco perfurado colocado na gaveta de vegetais.

Freezer

Escolha as folhas, deixe esfriar, escorra-as e coloque-as em um freezer.

Gostou das informações? Compartilhe conosco a sua opinião!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2024 - Incrível Saúde