Acne: Hormonal, Neonatal, Vulgar

Acne é uma doença de pele caracterizada pelo aparecimento de cravos e espinhas, além da mais comum, atinge cerca de 11 milhões de brasileiros.

Normalmente é mais presente na parte do rosto, pescoço, costas e braços. Ela ocorre principalmente pela mudança hormonal, como na adolescência ou gravidez, alimentação rica em gorduras ou pelo estresse.

Ocorre pela obstrução na abertura do folículo, isso vai originar os comedões e cravos. Consequentemente, isso vai aumentar as chances das bactérias de se alojarem, o que provoca o aparecimento das espinhas.

acne 1

Tipos de Acne

Existem vários tipos dessa condição, e elas podem ser compreendidas pela sua causa ou faixa etária em que ocorrem. Além disso, em algumas condições, os tipos de acne ocorrem de maneira simultânea, nos casos da categoria vulgar, por exemplo.

O tratamento é muitas vezes procurado para tratar apenas as questões estéticas, pois a condição interfere diretamente na autoestima de diversas pessoas, mas ela deve ser feita para que a saúde de sua pele seja preservada, evitando o surgimento de cicatrizes.

O tratamento também vai variar com o estado da gravidade.

Acne Hormonal

Ocorre normalmente nas mulheres devido ao ciclo menstrual, ou seja, aparece todos os meses. Nos casos mais graves, é recomendado que sejam investigados, pois podem se tratar da forma de produção hormonal.

A acne hormonal pode ser bastante grave e difícil de tratar sem o suporte de um dermatologista. O profissional vai te prescrever alguns remédios e recomendar o uso de produtos para que sejam feitos os cuidados com sua pele.

Além disso, também é possível mudar a forma como você faz a limpeza de sua pele, realizar tratamento com vapor e realizar mudanças no modo de vida.

Acne Neonatal

Formada por comedões, um em cada cinco recém-nascidos possuem esse tipo de acne. Vai se resolver de maneira espontânea já no primeiro e o terceiro ano de vida, sem deixar cicatrizes. Não existe nenhuma relação com a condição tardia. A estimulação dos queratinócitos pelos andrógenos maternos vai fazer com que ela ocorra.

acne 2

Acne Vulgar ou Juvenil

Esse tipo de acne é mais comum na adolescência. Isso por conta das alterações hormonais que ocorrem nessa fase, aumentando a produção da glândula sebácea, o que acaba resultando no surgimento de cravos e espinhas.

É mais comum ocorrer em pessoas do sexo masculino. Ainda, é bastante comum ocorrer em todos, mas em diferentes graus. Adolescentes são sempre os principais alvos dessa condição.

Cicatrizes de Acne

As cicatrizes podem ser de dois tipos: sulcos ou quelóides. Elas costumam surgir quando a gravidade da condição é maior. Isso gera a deformação no local em que elas se desenvolveram e, consequentemente, fazem com que a autoestima das pessoas seja prejudicada.

O ideal é nunca espremer as espinhas, pois as marcas podem perdurar na pele pelo resto da vida. Contudo, existem ácidos e cremes muito bons quanto ao tratamento dessas manchas específicas. Procure um especialista de dermatologia e faça testes para verificar o melhor produto para a sua saúde.

Gostou das dicas e informações? Compartilhe conosco a sua opinião!

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O INCRÍVEL SAÚDE
© 2020 - Incrível Saúde